Os Quarenta Dias no Monte e a Quebra das Tábuas da Lei!

Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #12


Êxo 24:18 E Moshê entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte: e Moshê esteve no monte quarenta dias e quarenta noites. (Do capítulo 25 ao 31 o Criador fala a Moshê sobre como fazer a Tenda). Êxo 32:1  Mas vendo o povo que Moshê tardava em descer do monte, ajuntou-se o povo a Aarão, e disseram-lhe: Levanta-te, faze-nos elohás (deuses), que vão adiante de nós:... Êxo 32:2  E Aarão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro,...  ...trazei-os. 

Êxo 32:4  E ele [ os ] tomou das suas mãos,... ...e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Estes [ são ] teus elohás (deuses), ó Israel, que te tiraram da terra do Egito. Êxo 32:5 E Aarão, vendo isto, edificou um altar diante dele: e Aarão apregoou, e disse: Amanhã [ será ] festa ao SENHOR.  

Embora no verso 5 no hebraico temos as 4 consoantes לַיהוָה LAYHVH do Nome do Criador, ao lermos a sequencia do texto percebemos que Aarão muito provavelmente, (eu disse provavelmente) não estava se referindo ao Criador nesse momento, basta observarmos com atenção os versos 4 e 5.

Êxo 32:4 ...e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Estes [são] teus elohás (deuses), ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.
Êxo 32:5 E Aarão, vendo isto, edificou um altar diante dele: e Aarão apregoou, e disse: Amanhã [ será ] festa ao SENHOR. (Para tal feito estavam todos corrompidos inclusive Aarão)  

Leiamos novamente o verso 5 na versão pastoral (PAST) Êxo 32:5 Quando Aarão viu isso, construiu um altar diante da estátua, e proclamou: "Amanhã será festa em honra de Javé.

Muito provavelmente Aarão não estava falando do Criador diante do ídolo, pois para que eles decidissem fazer o ídolo, antes foi necessário corromperem seus corações, quando o ídolo ficou pronto e o povo disse: Estes [ são ] teus elohás (deuses), ó Israel, que te tiraram da terra do Egito, eles estavam todos corrompidos ao ídolo. 

Quando Aarão viu que o povo atribuiu ao ídolo a saída do Egito, ele com seu coração totalmente corrompido ao ídolo edificou um altar à estátua, e então proclamou: Amanhã será festa ao SENHOR, então eu pergunto, quem era o Senhor de Aarão e do povo naquele momento? Não era o ídolo que acabara de fazer?

Tanto era que a primeira coisa a fazer foi um altar à ele e a segunda foi decretar um dia de festa à ele, já haviam atribuído ao ídolo a saída do Egito, agora, tal como YAHÚ havia ordenado o Shabbat, também o fizeram para o ídolo, dedicando um dia de holocaustos e descanso, e fazendo-o já no dia seguinte bem cedo ainda de madrugada.

Êxo 32:6 E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantaram-se a folgar. 7 Então disse YAHÚ a Moshê: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido, 8 E depressa se tem desviado do caminho que eu lhes tinha ordenado: fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e sacrificaram-lhe, e disseram: Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.

Vimos no verso 6 que o povo madrugou para oferecer holocausto e ofertas ao ídolo, e para comer beber e depois folgar, mas eles não estavam a folgar porque era Shabbat à YAHÚ, era porque eles estavam dedicando aquele dia festivo ao ídolo de ouro que haviam feito.

Veja no verso 7 como YAHÚ ordena a Moshê que desça  porque o povo havia se corrompido, e no 8, o Pai fala á Moshê que eles tinham se desviado do caminho, também haviam feito um ídolo  o qual adoraram e sacrificaram à ele.

Então eu reforço a pergunta, toda a festa, o sacrifício e o descanso daquele dia, não era ao ídolo?

Neste momento estamos diante de uma questão com três possibilidades distintas de respostas. A primeira vamos considerar que de fato Aarão estava se referindo ao Criador YAHÚ quando ele disse “amanhã será festa ao SENHOR” e também considerando a chegada ao Sinai no dia 15/03, e que Moshê subiu ao Monte na manhã do dia 18/03 para ficar lá 40 dias e 40 noites, então sejamos sensatos e vamos fazer uma contagem dos dias e noites de modo fiel sem torcer textos.

Para isso é só contar o dia 18/03 como o dia Nº1 e a noite de 18 para 19/03 como a noite de Nº1, e ao considerarmos o mês de 30 dias então o dia de Nº 40 é o dia 27/04 e a noite de Nº 40 é a noite de 27 para 28/04, e teria sido nessa manhã do dia 28 que Moshê desceu.

Então se de fato Aarão se referia ao Criador e a festa mencionada seria o Shabbat, está na hora de os adeptos aceitarem que o Shabbat foi no dia 28/04, e de igual modo se considerar a chegada ao Sinai no dia 01/03 e a subida ao monte na manhã do dia 04/03 o retorno então teria sido na manhã do Shabbat no dia 14/04.

A segunda possibilidade é que se considerarmos então, seja o dia 14/04 ou  o dia 28/04 um Shabbat no dia do retorno de Moshê do monte, então deve ser descartado os dias 08, 15, 22 e 29 e passa-se a analisar os dias 07, 14, 21 e 28, já que nesse caso tanto o dia 14/04 como o dia 28/04 poderia ter sido Shabbat.

Mas essa análise dura pouco tempo porque o Shabbat Lunar fixo nos dias 07, 14, 21 e 28 é totalmente eliminado assim como o dos dias 08, 15, 22 e 29 ao lermos Núm 10: 11-34, vejamos. 

Num 10:11 E aconteceu, no ano segundo, no segundo mês, aos vinte do mês,... que a nuvem se alçou de sobre o tabernáculo da congregação. Num 10:12 E os filhos de Israel partiram segundo as suas jornadas do deserto de Sinai:...

E conclui,  Num 10:33 Assim partiram do monte do UL, (Senhor) caminho de três dias: e a arca do concerto de YAHÚ caminhou diante deles caminho de três dias, para lhes buscar lugar de descanso. Num 10:34 E a nuvem do YAHÚ ia sobre eles de dia, quando partiam do arraial.

Viajaram três dias sendo o primeiro no dia 20/02/02, qual foi o segundo dia?__ E qual foi o terceiro dia? __ O povo viajava no Shabbat?__ Bom,  esse texto dispensa comentários...


A terceira possibilidade e mais provável é que realmente Aarão não estaria se referindo ao Criador YAHÚ naquele momento em que ele diante do ídolo disse “amanhã será festa ao SENHOR” vejamos em que situação Aarão disse isso Êxo 32:4  E ele [ os ] tomou das suas mãos,... ...e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Estes [ são ] teus elohás (deuses), ó Israel, que te tiraram da terra do Egito. Êxo 32:5 E Aarão, vendo isto, edificou um altar diante dele: e Aarão apregoou, e disse: Amanhã [ será ] festa ao SENHOR.

Sendo assim obviamente não era um Shabbat naquele dia em que Moshê desceu do Monte Sinai com as Tábuas da Lei e que as quebrou.

Êxo 32:15 E voltou Moshê, e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na sua mão, tábuas escritas de ambas as bandas...

Êxo 32:17 E, ouvindo Josué a voz do povo que jubilava, disse a Moshê: Alarido de guerra [ há ] no arraial.
Êxo 32:18 Porém ele disse: Não [ é ] alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas o alarido dos que cantam eu ouço.
Êxo 32:19 E aconteceu que, chegando ele ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se o furor de Moshê, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte; ...

(então pergunto, o povo recebeu a Toráh nesse dia? Claro que não, Ela foi quebrada!)

Êxo 32:27 E disse-lhes: Assim diz YAHÚ, o UL de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa: e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a  seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu próximo.
Êxo 32:28 E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moshê: e caíram do povo aquele dia uns três mil homens.

Êxo 32:29 Porquanto Moshê tinha dito: Consagrai hoje as vossas mãos a YAHÚ; porquanto cada um será contra o seu filho, e contra o seu irmão: e isto para ele vos dar hoje bênção.

Nos versos 27-28, vimos que os Levitas mataram cerca de três mil homens naquele dia, será mesmo que isso tudo ocorreu no Shabbat de YAHÚ? Contudo,  digamos que ainda existe uma pequena chance de ter sido o dia de Shabbat, (veremos mais adiante) porém, Aarão definitivamente não referia-se ao UL dos Exércitos, mas dedicava a festa ao ídolo. No verso 29 Moshê fala aos Levitas que aquele ato os consagraria a sacerdotes, podemos entender melhor ao usarmos a versão NTLH.

“(Versão NTLH) Êxo 32:29 Moshê disse aos levitas: —Hoje vocês mataram os seus filhos e os seus irmãos e assim se consagraram como sacerdotes para o serviço de YAHÚ, o UL. E, porque vocês fizeram isso, YAHÚ lhes deu hoje uma bênção”.

Êxo 32:30 E aconteceu que no dia seguinte Moshê disse ao povo: Vós pecastes grande pecado: agora porém subirei a YAHÚ; porventura farei propiciação por vosso pecado.
Êxo 32:31 Assim tornou Moshê a YAHÚ, e disse: Ora, este povo pecou pecado grande fazendo para si  elohás (deuses) de ouro.
Êxo 32:32 Agora pois perdoa o seu pecado, se não risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. 33 Então disse YAHÚ a Moshê: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro.

Esses versos 30-32 não parecem dizer muito sobre o Shabbat, mas mostram mais conexão com o Shabbat no dia seguinte com o Pai perdoando ao povo a pedido de Moshê, do que no dia em que ele desceu do monte e quebrou as tábuas da Lei ao invés de apresenta-las  ao povo, e que o Pai ordenara que os Levitas matassem a espada cerca de três mil homens.

Já vimos que o povo não recebeu a Toráh naquele dia, e para compreendermos o porque existe apenas uma pequena chance de ter sido um Shabbat naquele dia em que Moshê desceu do monte, e que o povo  não festejava ao UL, mas sim ao ídolo, e existe uma maior chance de ter sido Shabbat no dia seguinte em que Moshê tornou ao monte para pedir perdão ao Pai, precisamos analisar um ponto de vista no mínimo interessante, onde considera-se que nos tempos do deserto todos os meses ainda eram de 30 dias.

Existe uma matemática que justificaria o 13º mês a cada três anos em média no calendário Lunissolar baseada no atraso do sol em 10º. (Não tenho certeza de quem é essa matemática mas reservo os créditos ao autor). 
Na sequencia vejamos em 2ª Reis 20, onde relata sobre o relógio de Acaz.

Continua...

Próximo artigo, o #13 Aqui! 
Artigo anterior, o #11 Aqui!
Artigo com o Estudo Completo Aqui!

Por Adoir F. de Oliveira 

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A Consagração do Tabernáculo!

Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #11


Tomando todo o cuidado necessário para não fazer doutrina de um versículo isolado ou de apenas alguns versos, sem analisarmos as Escrituras como um todo, do modo que acontece quando se tenta justificar o Shabbat Lunar usando a passagem das escrituras onde fala da consagração da tenda e dos Sacerdotes, Aarão e seus filhos, citando Êxo. 40:1-2,17 

Êxo 40:1 Falou mais YAHÚ a Moshê, dizendo: 40:2 No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação, ... 
Êxo 40:17 E aconteceu no mês primeiro, no ano segundo, ao primeiro do mês, que o tabernáculo foi levantado;

E também Lev. 8:1-3,10,33 Lev 8:1 Falou mais YAHÚ a Moshê, dizendo: Lev 8:2 Toma a Aarão e a seus filhos com ele, e os vestidos, e o azeite da unção, como também o novilho da expiação do pecado, e os dois carneiros, e o cesto dos [ pães ] asmos, Lev 8:3 E ajunta toda a congregação à porta da tenda da congregação. 

Lev 8:10 Então Moshê tomou o azeite da unção, e ungiu o tabernáculo, e tudo o que [ havia ] nele, e o santificou; ...
Lev 8:33 Também da porta da tenda da congregação não saireis por sete dias, até ao dia em que se cumprirem os dias da vossa consagração: porquanto por sete dias ele vos consagrará. 
Lev 8:35 Ficareis pois [ à ] porta da tenda da congregação dia e noite por sete dias, e fareis a guarda do YAHÚ, para que não morrais: porque assim me foi ordenado.

E segue no cap. 9:1-2,4-6, 23-24 Lev 9:1 E aconteceu, ao dia oitavo, [ que ] Moshê chamou a Aarão e seus filhos, e os anciãos de Israel, Lev 9:2 E disse a Aarão: Toma um bezerro, para [expiação do] pecado, e um carneiro para holocausto, sem mancha: e traze- [ os ] perante YAHÚ. Lev 9:4 Também um boi e um carneiro...  ...porquanto hoje UL vos aparecerá.

(Veja quanta semelhança com a convocação do povo Israelita no “suposto” dia 17/03/01, dois dias após a chegada deles ao monte Sinai)

Lev 9:5 Então trouxeram o que ordenou Moshê, diante da tenda da congregação, e chegou-se toda a congregação, e se pôs perante YAHÚ. Lev 9:6 E disse Moshê: Esta cousa que UL ordenou fareis: e a Kevod (glória) do YAHÚ vos aparecerá. Lev 9:23 Então entraram Moshê e Aarão na tenda da congregação: depois saíram, e abençoaram ao povo; e a Kevod (glória) de UL apareceu a todo o povo, Lev 9:24 Porque o fogo saiu de diante de YAHÚ, e consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar: o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces.

Uma convocação a toda a congregação foi feita no dia 08/01/02, e como era dia 8, então os adeptos que usam esse argumento dizem que era um Shabbat, mas aí eu pergunto, na  convocação feita em 17/03/01, não poderia ter sido um Shabbat?

Nos podemos observar que em nenhum momento as Escrituras falam que aquele oitavo dia era um Shabbat, mas eles deduzem que sim, para alguns adeptos mesmo sem nenhuma prova eles afirmam que era Shabbat, apenas se baseando na lógica dos dias 08, 15, 22 e 29 pois acreditam que o motivo de uma convocação ao povo faz muito sentido se tenha sido em um Shabbat.

Então do mesmo modo, quero lhe convidar a pensar fora da caixa, sem a mente formatada com o molde dos dias 08, 15, 22 e 29 como padrão, e vamos fazer uma analogia à convocação do dia 17/03/01. Assim como na convocação do dia 08/01/02 nós não temos nenhum relato ou prova que era Shabbat, vamos apenas seguir a lógica, você topa?  _______  OK. Considerando sua resposta um sim, vejamos...

Primeiramente quero deixar bem claro que não estou aqui afirmando que aquele dia 17/03 foi Shabbat, pois as Escrituras não dizem isso, e se não estiver claro com todas as letras nas Escrituras que um determinado dia do mês foi Shabbat e principalmente do 7º dia, então é melhor não ficarmos achando que foi, porque essa prática não se chama Toráh, e sim achismo, e eu particularmente não tenho esse costume. E além disso 08/01/02 poderia sim ter sido Shabbat, mas “no suposto”15/03/01 não! Por quê? Porque o povo viajou.

Então seguindo a linha de raciocínio e lembrando que em 17/03/01 pós Egito ouve uma convocação a todo o povo Israelita que estava acampado em frente ao Monte Sinai, e que o Pai havia ordenado à todos que se santificassem para esse dia, pois Ele apareceria ao povo. Tomando esse senário como base vamos aqui imaginar que aquele dia 17 tenha sido um Shabbat, já temos provas que dia 15 não foi, então por que não explorar no campo das ideias a possibilidade de ter sido no dia 17? Vejamos no gráfico como ficaria referente ao mês 2.

Êxo 24:15 E, subindo Moshê ao monte, a nuvem cobriu o monte.16 E habitava a Kevod (glória) de YAHÚ sobre o monte de Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias: e ao sétimo dia chamou a Moshê do meio da nuvem.17 E o parecer da Kevod do UL [ era ] como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel.

O porquê desses seis dias que Moshê ficou coberto pela nuvem e saiu dela ao sétimo, no dia 24/03 podemos não ter a resposta, mas não podemos ignorar o fato de essa contagem regressiva em um ciclo ininterrupto de sete dias ter dado exatamente no dia 19/02, considerando o mês 2 com 30 dias.

Vejamos a reprodução de um trecho do capítulo 3 desse estudo onde é relatado a primeira semana que caiu o Maná.

"Êxo 16:22 E aconteceu [ que ] ao sexto dia colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um: e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram- [ no ] a Moshê.
Qualquer um dos dias 19, 20 ou 21/02 pode ter sido o Shabbat. Podemos observar que Êxo. 16:22 da ênfase ao termo, sexto dia’, contudo em hipótese  alguma  podemos saber  exatamente  qual era  o  dia do mês, o texto não nos revela nada além da informação dada no dia 15, (Êxo 16:5) para que o povo no sexto dia colhesse o Maná em  dobro".
Contudo sempre devemos considerar a hipótese de estarmos com erro de tradução das Escrituras, estamos lembrados que para este evento da chegada ao Sinai temos a possibilidade de ter sido no dia 15/03 conforme estou considerando,  (Versão ARCA,)  Êxo 19:1 Ao terceiro mês... ...no mesmo dia vieram ao deserto de Sinai. 

Ou pode ter sido em 01/03, (Versão ARA,) Êxo 19:1 No terceiro mês...  ...no primeiro dia desse mês, vieram ao deserto do Sinai.

Como também pode ter sido em 01/04 (Versão DIF,) Êxo 19:1 Na terceira Lua-nova...  ...naquele mesmo dia, chegaram ao deserto do Sinai. 

E também em 15/04, (Versão NVI,) Êxo  19:1 No dia em que se completaram três meses que os israelitas haviam saído do Egito, chegaram ao deserto do Sinai.

É importante observar que se a data correta for 15/04 nada muda em relação a 15/03, mas se for no dia 01/03 ou 01/04 muda em partes, porque daí em nada interfere o fato de o povo ter viajado na lua nova/Rôsh Chodesh, porém, se considerarmos a possibilidade de ter sido um Shabbat dois dias depois, o dia da convocação, então novamente estamos diante do mesmo cenário, porque o dia 15 teremos que converter para o dia 1º, o dia que chegaram ao Sinai, (hoje) o dia 16 torna-se dia 2, (amanhã) e o dia 17 então seria o dia 3, (terceiro dia).

Nessa hipótese nada muda em relação ao dia 19/02, porque se for no 3º mês, tanto o dia 17 quanto o dia 3 da na mesma, pois o Shabbat que antecede o dia 17 é dia 10, e o anterior é dia 3, e em um mês de 30 dias os Shabbatot anteriores teriam sido nos dias 26/02 e 19/02.

Observemos os gráficos abaixo, por hora apenas considerando a chegada ao Sinai no mês 3, seja no dia ou no dia 15, e considerando aquela convocação ao terceiro dia da chegada em um Shabbat seja no dia 3 ou no dia 17 e também ao considerar os meses de 30 dias, então em uma contagem regressiva iremos encontrar o Shabbat da 1ª semana do Maná no dia 19/02.

No 2º Exemplo consideremos os meses com 30 dias em outra configuração possível, será justamente considerando a hipótese que muitos creem ao afirmar que o povo Israelita recebeu a Toráh no monte Sinai em um Shabbat 50 dias após a saída do Egito, ao fazermos uma contagem regressiva constata-se o Shabbat da 1ª semana do Maná no dia 21/02, e obviamente se o povo saiu do Egito no dia 15/01, em meses de 30 dias, o dia de Nº 50 será exatamente o dia 05/03, e seguindo esta linha de raciocínio 05/03 deve/pode ter sido um Shabbat.

Se considerarmos o mês 2 de 29 dias então o dia de Nº 50 será no dia 06/03Varias outras configurações dadas aos meses, seja com 29 ou 30 dias, culmina com Shabbat entre 19 e 21/02, na 1ª semana do Maná. Contudo reafirmo, não considero que 17/03 (ou 03/03) foi Shabbat, mas sim, que dia 15/03  não foi, pois viajaram.

Já vimos que qualquer um desses dias 19, 20 ou 21/02 pode ter sido o Shabbat.  Êxo. 16:22 da ênfase ao termo, sexto dia’, contudo não nos esclarece exatamente  qual era  o  dia do mês, tudo o que o texto nos revela são as informação dada no dia 15/02, (Êxo 16:5) para que colhessem no sexto dia Maná  em  dobro.
Como não está comprovado nas Escrituras com todas as letras, que era um Shabbat naquele dia 17/03, então não o considerarei, apenas será considerado como prova textos que nos apontam as datas do mês, como  Êxo 16:1 E partidos de Elim,...  ...veio ao deserto de Sim,...  ...aos quinze dias do mês segundo, depois que saíram da terra do Egito.

Ou então Num 10:11 E aconteceu, no ano segundo, no segundo mês, aos vinte do mês,... que a nuvem se alçou de sobre o tabernáculo da congregação. Num 10:12 E os filhos de Israel partiram segundo as suas jornadas do deserto de Sinai:...

 E conclui,  Num 10:33 Assim partiram do monte do UL, (Senhor) caminho de três dias: e a arca do concerto de YAHÚ caminhou diante deles caminho de três dias, para lhes buscar lugar de descanso. (partiram em 20/02/02 e caminharam 3 dias, então qual foi o último dia de caminhada? Já viu no que vai dar não é? Logo mais abordarei Num 10:10-33).

Podemos perceber que não há nenhuma necessidade de torcer textos, usa-los fora de contexto, ignorar textos ou aplicarmos de forma isolada ou até mesmo usar o achismo para provar nas Escrituras que o Shabbat lunar não é o Shabbat da Toráh, você não acha?
Até poderíamos descartar como prova, o evento da chegada ao Sinai, temos outras datas que comprovam sem sombra de dúvidas.


Durante ou no final do 3º dia de caminhada encontraram lugar de descanso. Talvez fosse um Shabbat no dia seguinte, em 23/02/02...

Continua...

Próximo artigo, o #12 Aqui! 
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Por Adoir F. de Oliveira 

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