Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #12
Êxo 24:18 E Moshê entrou no meio da nuvem,
depois que subiu ao monte: e Moshê esteve no monte quarenta dias e quarenta noites. (Do
capítulo 25 ao 31 o Criador fala a Moshê sobre como fazer a Tenda). Êxo 32:1 Mas vendo o povo que Moshê tardava em descer do monte, ajuntou-se o
povo a Aarão, e disseram-lhe: Levanta-te, faze-nos elohás (deuses), que vão
adiante de nós:... Êxo
32:2 E Aarão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro,... ...trazei-os.
Êxo 32:4 E ele [ os ] tomou das suas mãos,... , ...e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Estes [ são ]
teus elohás (deuses), ó Israel, que te tiraram da terra do Egito. Êxo 32:5 E Aarão, vendo isto, edificou um
altar diante dele: e
Aarão apregoou, e disse: Amanhã [ será ] festa ao SENHOR.

Êxo 32:4 ...e
fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Estes [são] teus elohás (deuses), ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.
Êxo 32:5 E Aarão, vendo isto, edificou um
altar diante dele: e Aarão apregoou, e disse: Amanhã
[ será ] festa ao SENHOR.
(Para
tal feito estavam todos corrompidos inclusive
Aarão)
Leiamos
novamente o verso 5 na versão pastoral (PAST)
Êxo 32:5 Quando Aarão viu isso, construiu um altar diante da estátua, e proclamou: "Amanhã será
festa em honra de Javé.
Muito
provavelmente Aarão não estava falando do Criador
diante do ídolo, pois para que eles decidissem fazer
o ídolo, antes foi necessário corromperem seus
corações, quando o ídolo ficou pronto e o povo disse: Estes [ são ] teus elohás
(deuses), ó Israel, que te tiraram da terra do Egito, eles estavam todos corrompidos ao
ídolo.
Quando Aarão viu que o povo atribuiu ao ídolo a saída do Egito, ele com seu coração totalmente corrompido ao ídolo edificou um altar à estátua, e então proclamou: Amanhã será festa ao SENHOR, então eu pergunto, quem era o Senhor de Aarão e do povo naquele momento? Não era o ídolo que acabara de fazer?
Quando Aarão viu que o povo atribuiu ao ídolo a saída do Egito, ele com seu coração totalmente corrompido ao ídolo edificou um altar à estátua, e então proclamou: Amanhã será festa ao SENHOR, então eu pergunto, quem era o Senhor de Aarão e do povo naquele momento? Não era o ídolo que acabara de fazer?
Tanto
era que a primeira coisa a fazer foi um altar à ele e a segunda foi decretar um
dia de festa à ele, já haviam atribuído ao ídolo a saída do Egito, agora, tal
como YAHÚ havia ordenado o Shabbat, também o fizeram para o ídolo, dedicando um
dia de holocaustos e descanso, e fazendo-o já no dia seguinte bem cedo ainda de
madrugada.
Êxo 32:6 E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a
beber; depois levantaram-se a folgar. 7 Então disse YAHÚ a Moshê: Vai,
desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido, 8 E depressa se tem desviado do caminho que eu lhes tinha ordenado: fizeram para si um bezerro de
fundição, e perante ele se inclinaram, e sacrificaram-lhe, e disseram: Estes
são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.
Vimos
no verso 6 que o povo madrugou para oferecer holocausto e ofertas ao ídolo, e
para comer beber e depois folgar, mas eles não estavam a folgar porque era
Shabbat à YAHÚ, era porque eles estavam dedicando
aquele dia festivo ao ídolo de ouro que haviam feito.
Veja
no verso 7 como YAHÚ ordena
a Moshê que desça porque o povo havia se
corrompido, e no 8, o Pai fala
á Moshê que eles tinham se desviado do caminho,
também
haviam feito um ídolo o qual adoraram e
sacrificaram à ele.
Então
eu reforço a pergunta, toda a festa, o sacrifício e o descanso daquele dia, não
era ao ídolo?
Neste
momento estamos diante de uma questão com três
possibilidades distintas de respostas. A
primeira vamos
considerar que de fato Aarão estava se referindo ao Criador YAHÚ quando ele disse “amanhã será festa ao SENHOR” e
também considerando a chegada ao Sinai no dia 15/03, e que Moshê subiu ao Monte
na manhã do dia 18/03 para ficar lá 40 dias e 40 noites, então sejamos sensatos
e vamos fazer uma contagem dos dias e noites de modo fiel sem torcer textos.

Então
se de fato Aarão se referia ao Criador e a
festa mencionada seria o Shabbat, está
na hora de os adeptos aceitarem que o Shabbat foi no dia 28/04, e de
igual modo se considerar a chegada ao Sinai no dia 01/03 e a
subida ao monte na manhã do dia 04/03 o
retorno então teria sido na manhã do Shabbat
no
dia 14/04.
A segunda possibilidade é que se considerarmos então, seja o dia 14/04 ou o dia 28/04 um Shabbat no dia do retorno de Moshê do monte, então deve ser descartado os dias 08, 15, 22 e 29 e passa-se a analisar os dias 07, 14, 21 e 28, já que nesse caso tanto o dia 14/04 como o dia 28/04 poderia ter sido Shabbat.
Mas
essa análise dura pouco tempo porque o Shabbat Lunar fixo nos dias 07, 14, 21 e
28 é totalmente eliminado assim como o dos dias 08, 15, 22 e 29 ao lermos Núm 10: 11-34, vejamos.
Num 10:11 E aconteceu, no ano segundo, no segundo mês, aos
vinte do mês,... que a nuvem se alçou de sobre o
tabernáculo da congregação. Num 10:12 E os filhos de Israel partiram segundo as suas jornadas do deserto de Sinai:...
E
conclui, Num 10:33 Assim partiram do monte do UL,
(Senhor) caminho de três
dias: e a arca do concerto de YAHÚ caminhou diante deles caminho de três dias, para
lhes buscar lugar de descanso.
Num 10:34 E a nuvem do YAHÚ ia sobre eles de
dia, quando partiam do arraial.
Viajaram
três dias sendo o primeiro no dia 20/02/02,
qual
foi o segundo dia?__ E qual foi o terceiro dia? __ O povo viajava no Shabbat?__
Bom, esse texto dispensa comentários...
A terceira possibilidade e mais provável é que
realmente Aarão não estaria
se referindo ao Criador YAHÚ
naquele momento em que ele diante do ídolo disse “amanhã será festa ao SENHOR” vejamos
em que situação Aarão disse isso Êxo 32:4 E ele [ os ] tomou das suas
mãos,... , ...e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Estes [ são ]
teus elohás (deuses), ó Israel, que te tiraram da terra do Egito. Êxo 32:5 E Aarão, vendo isto, edificou um
altar diante dele: e Aarão apregoou, e disse: Amanhã [
será ] festa ao SENHOR.
Sendo
assim obviamente não era um Shabbat naquele dia em que Moshê desceu do Monte
Sinai com as Tábuas da Lei e que as quebrou.

Êxo 32:17 E, ouvindo Josué a voz do povo que
jubilava, disse a Moshê: Alarido de guerra [ há ] no arraial.
Êxo 32:18 Porém ele disse: Não [ é ] alarido
dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas o alarido dos que cantam eu ouço.
Êxo 32:19 E aconteceu que, chegando ele ao arraial, e vendo o bezerro e as
danças, acendeu-se o furor de Moshê, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte; ...
(então
pergunto, o povo recebeu a Toráh nesse dia? Claro que não, Ela foi quebrada!)
Êxo 32:27 E disse-lhes: Assim diz YAHÚ, o UL
de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa: e passai e tornai pelo
arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu próximo.
Êxo 32:28 E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de
Moshê: e caíram do povo aquele dia uns três mil homens.
Êxo 32:29 Porquanto Moshê tinha dito: Consagrai hoje as vossas mãos a YAHÚ; porquanto cada um será contra o seu filho,
e contra o seu irmão: e isto para ele vos dar hoje bênção.
Nos
versos 27-28, vimos que os Levitas mataram cerca de três mil homens naquele
dia, será mesmo que isso tudo ocorreu no Shabbat
de YAHÚ? Contudo, digamos que ainda existe uma pequena chance
de ter sido o dia de Shabbat, (veremos mais adiante) porém, Aarão definitivamente não
referia-se ao UL dos
Exércitos, mas dedicava a festa ao ídolo. No verso 29 Moshê fala aos Levitas
que aquele ato os consagraria a sacerdotes, podemos entender melhor ao usarmos
a versão NTLH.
“(Versão NTLH) Êxo
32:29 Moshê disse aos levitas: —Hoje
vocês mataram os seus filhos e os seus irmãos e assim se consagraram como sacerdotes para o serviço de YAHÚ, o UL. E, porque vocês fizeram isso, YAHÚ lhes
deu hoje uma bênção”.
Êxo 32:30 E aconteceu que no dia seguinte Moshê disse ao povo: Vós pecastes
grande pecado: agora porém subirei a YAHÚ; porventura farei propiciação por
vosso pecado.
Êxo 32:31 Assim tornou Moshê a YAHÚ, e disse: Ora, este
povo pecou pecado grande fazendo para si
elohás (deuses) de ouro.
Êxo 32:32 Agora pois perdoa o seu pecado, se não risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.
33 Então disse YAHÚ a Moshê: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei
eu do meu livro.
Esses
versos 30-32 não parecem dizer muito sobre o Shabbat, mas mostram mais conexão
com o Shabbat no dia seguinte com o Pai perdoando
ao povo a pedido de Moshê, do que no dia em que ele desceu do monte e quebrou
as tábuas da Lei ao
invés de apresenta-las ao povo, e que o Pai ordenara
que os Levitas matassem a espada cerca de três mil homens.
Já
vimos que o povo não
recebeu
a Toráh naquele dia, e para compreendermos o porque existe apenas uma pequena chance de ter sido um Shabbat naquele dia em que Moshê desceu do
monte, e que o povo não festejava ao UL, mas
sim ao ídolo, e existe uma maior chance de
ter sido Shabbat no dia seguinte em que Moshê tornou ao monte para pedir perdão
ao Pai, precisamos analisar um ponto de vista no mínimo interessante, onde
considera-se que nos tempos do deserto todos os meses ainda eram de 30 dias.
Existe
uma matemática que justificaria o 13º mês a cada três anos em média no
calendário Lunissolar baseada no atraso do sol em 10º. (Não
tenho certeza de quem é essa matemática mas reservo os créditos ao autor).
Na sequencia vejamos em 2ª Reis 20, onde relata sobre o relógio de Acaz.
Na sequencia vejamos em 2ª Reis 20, onde relata sobre o relógio de Acaz.
Continua...
Próximo artigo, o #13 Aqui!
Artigo anterior, o #11 Aqui!
Artigo com o Estudo Completo Aqui!
Por Adoir F. de Oliveira
Se você gostou do estudo compartilhe!
IMPORTANTE:
Parte das imagens utilizadas neste estudo foram extraídas da internet e as vezes não é possível ou é difícil de encontrar o proprietário(a) das mesmas, então caso você seja o autor/proprietário de uma ou mais imagens utilizadas neste estudo e deseja que sua imagem seja removida favor entrar em contato pelo facebook https://www.facebook.com/adoir.francisco