Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #13
Acabamos
de ver no artigo anterior que
na primeira vez que Moshê recebe a Toráh, ao descer do Monte ele a quebra,
porém mais tarde ele torna subir no Monte fica mais quarenta dias e quarenta
noites e novamente recebe a Toráh escrita.
Em
busca de uma melhor compreensão dos fatos quanto ao dia da descida da primeira
vez, analisemos então as possibilidades de aquele terceiro mês ter sido de 29
dias.
Existe
uma matemática que justificaria o 13º mês a cada três anos em média no
calendário Lunissolar baseada no atraso do sol em 10º. (Não sei certo de quem é essa matemática mas, reservo os créditos ao autor). Vejamos agora em 2ª Reis 20,
onde fala do relógio de Acaz.
Quem
foi Acaz? 2ª Reis 16:1 No ano dezessete de Peca, filho de
Remalias, começou a reinar Acaz,
filho de Jotão, rei de Judá.
Mas
Acaz teve um filho chamado Ezequias que também Reinou em Judá. 2ª Reis 18:1 E sucedeu [ que ], no terceiro ano
de Oséias, filho de Ela, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.
E muitos anos depois Ezequias
adoeceu e então veio ate ele o profeta YeshaYahú (Isaías) e disse lhe que ele
morreria, então Ezequias suplicou a YAHÚ,
e
sucedeu que ainda enquanto o profeta estava em seu pátio YAHÚ
falou, 2ª Reis 20:5 Volta, e dize a Ezequias, chefe do
meu povo: Assim diz YAHÚ, UL de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas
lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás
à casa de YAHÚ.
Ezequias
então pede um sinal para que tenha certeza que seria curado e ao terceiro dia
já poderia ir ao Templo, 2ª Reis
20:9 E disse Isaías: Isto te será sinal, da parte de YAHÚ, de que o UL
cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus, ou voltará dez
graus atrás? 10 Então disse Ezequias: É
fácil que a sombra decline dez graus;
não, mas volte a sombra dez graus atrás. 11 Então o profeta Isaías clamou a YAHÚ; e fez voltar a sombra dez graus atrás, pelos graus que já tinha declinado no
[ relógio de sol ] de Acaz.

Então
se um dia tem 24 horas e o sol para dar um giro completo precisa se deslocar
360º, logo então ao dividir 360º por 24 hs teremos o resultado de 15º por hs, se
dividirmos 15º em 3, da 5º, e se dividirmos 1 hs em 3 da 20 minutos, logo então
cada 5º de deslocamento do sol corresponde a 20 minutos, porém no sinal dado a Ezequias o sol voltou 10
graus, isso corresponde a 40 minutos, de atraso no sol, por não mencionar a lua
acredita-se que a ela continuou em seu curso normalmente.
Segundo
estudiosos essa alteração de tempo entre o sol e a lua resulta em uma diferença
de 40 minutos para todos os dias desde então, até hoje.
E
essa diferença tem de ser corrigida para manter o alinhamento dos meses com as
estações do ano. Para tal, se faz o seguinte cálculo; soma-se os 40 minutos por
dia, vezes 30 dias no mês, o resultado é 1.200 minutos por mês, daí soma-se
1.200 minutos por mês vezes 12 meses no ano, o resultado é 14.400 minutos em um
ano, e ao somar 3 anos, resulta em 43.200 minutos, e ao chegar a um montante de
43.200 minutos, já podemos fazer a divisão, então divide-se 43.200 minutos por
60 que são os minutos de uma hora, e o resultado é de 720 hs acumuladas em três
anos, agora precisa-se dividir as 720 hs por 24 que são as horas de um dia,
pronto, já temos um resultado, e o resultado é 30, mas 30 o quê? 30 dias ora!
Ok,
muito bonito, mas e agora? Fazemos o quê com esses 30 dias? Esses 30 dias são o
13º mês a cada três anos em media, e também segundo estudiosos, foi a partir
dessa data que passamos a ter os meses de 29 dias intercalados com meses de 30
dias, sendo que são 6 meses de 29 dias e 6 meses de 30 dias em um ano normal.
Antes dessa data do sinal à Ezequias, todos os meses eram de 30 dias e todos os
anos eram de 12 meses, podemos ver o relato de meses consecutivos com 30 dias
em Gên. Cap. 7 e 8.
Gên. 7:11 No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete
dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas
as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram. 7:24 E prevaleceram as águas sobre a
terra cento e cinquenta dias.
Gên. 8:3 ...e ao cabo de cento e cinquenta dias as águas minguaram. 4 E a arca repousou, no sétimo
mês, no dia dezessete do mês, sobre
os
Para
dar exatos 150 dias do
dia 17/02 até o
dia 17/07 é
preciso que todos os meses sejam de 30
dias.
Agora precisamos entender em que época da história atrasou o relógio de Acaz, para isso analisaremos essa linha cronológica do tempo. O rei Ezequias reinou por volta de 710 anos antes do Mashiach, e Moshê conduziu os Israelitas no Êxodo do Egito de 500 a 700 anos antes desse episódio do atraso de 10º no sol.
Agora precisamos entender em que época da história atrasou o relógio de Acaz, para isso analisaremos essa linha cronológica do tempo. O rei Ezequias reinou por volta de 710 anos antes do Mashiach, e Moshê conduziu os Israelitas no Êxodo do Egito de 500 a 700 anos antes desse episódio do atraso de 10º no sol.
Sendo
assim não há razão nenhuma para nos preocupar com os meses de 29 dias durante
os tempos da saída do Egito em que os Israelitas estavam no deserto.
Então esse
cálculo terá como base o dia 17/03 dia da convocação no Sinai, dia 24/03 quando
Moshê saiu da nuvem no monte e 29/04 um dia após Moshê retornar do monte como
sendo Shabbat, mas dessa vez em ciclo
contínuo (isso é apenas uma hipótese, não está
claro na Toráh e não será usado para o resultado final) o
Shabbat do sétimo dia nunca deixou de existir, e certamente quando eles
passaram a guardar pós Egito, foi no dia exato, sem quebrar o ciclo desde a
criação.
Podemos
observar que o dia 19/02 coincidiu com Shabbat bem conforme o cálculo na 1ª
semana do Maná.

E se
Moshê desceu do Monte na manhã do dia 28 tendo já completados os 40 dias e as
40 noites no monte, isso nos provaria que aquela festa de fato era ao ídolo e
não ao UL dos Exércitos, e muito menos num Shabbat, porém
nesse cálculo nos tivemos por coincidência os Shabbatot do mês 4 nos dias 08,
15, 22 e 29, e isso é comum ocorrer uma ou duas vezes ao ano inclusive nos dias
de hoje com meses alternados de 29 ou 30 dias, não significa que é fixo todos
os meses nessas datas.
Daí
talvez alguém pergunta, e então, posso utilizar essas informações como provas?
E eu respondo, não, claro que não! Sabes por quê?
É
porque assim como não temos provas que era Shabbat no dia 08/01/02 na
consagração da tenda, Êxo. 40:1-2 e 17 e também em Lev. Cap. 8 e 9, nós também
não temos provas de que o dia 17/03 realmente tenha sido Shabbat, tudo o que
sabemos é que o povo viajou
“supostamente” no dia 15 e teve uma convocação no dia 17.
Prefiro
utilizar como prova textos que não deixam sombra de dúvidas, tem que estar na
Toráh com todas as letras para servir de prova. Eu também não utilizo o achismo, nós não podemos achar que é e sair
dizendo que é. Agora deixe me dizer o porquê de eu falar tudo isso se é para
não usar como prova, é simples, foi para mostrar algumas das inúmeras
possibilidades que existem de alguém influenciar as pessoas que estão começando
a estudar e que por confiar acabam aprendendo errado, e também para servir de
alerta aos mesmos.
Voltamos
agora a sequência dos textos de êxodo 32 em diante, onde vamos analisar
cuidadosamente sobre o retorno de Moshê ao monte por mais 40 dias e 40 noites,
para daí sim, receber a Toráh do Eterno
novamente e então retornar para junto do povo.
Vejam
o quão equivocados podem estar aqueles que afirmam que todo o dia 29 é um
Shabbat? Caso aquele tenha sido a razão é outra, primeiramente aquele 3º mês
teria que ter sido de 29 dias, e também o povo não recebeu a Toráh naquele dia,
e todos esses equívocos são para tentar validar o Shabbat fixo nos dias 08, 15,
22, e 29. (Devido
ao relato de que os Israelitas receberam a Toráh em um Shabbat).
Enquanto
Moshê ainda estava no monte no dia que fora pedir perdão pelo povo um dia após
ter quebrado as tábuas da Lei, YAHÚ Falou:
Êxo 32:34 Vai pois agora, conduze este povo
para onde te tenho dito: eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da
minha visitação visitarei neles o seu pecado.
Depois
que Moshê descera do Monte novamente, passaram-se alguns dias nos quais Moshê
falava com o Criador na tenda, e novamente YAHÚ ordenou
que Moshê subisse ao Monte.
Êxo 33:7 E tomou Moshê a tenda, e [ a ]
estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a
tenda da congregação: e aconteceu que todo aquele que buscava ao UL saiu à
tenda da congregação, que estava fora do arraial.
Êxo 33:9 E aconteceu que, entrando Moshê na
tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda: e YAHÚ falava com
Moshê.
Êxo 34:1 Então disse YAHÚ a Moshê: Lavra-te
duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas
palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste. 2 E prepara-te para amanhã, para que subas
pela manhã ao monte de Sinai... Êxo 34:4 ...e levantou-se Moshê pela manhã
de madrugada, e subiu
ao monte de Sinai... Êxo
34:28 E esteve ali com YAHÚ quarenta dias e quarenta
noites:... (A
Toráh Escrita não relata sobre o dia do Mês ou da semana, que ele tornou a
subir).
Êxo 34:29 E aconteceu que, descendo Moshê do monte Sinai (e Moshê trazia as
duas tábuas do testemunho em sua mão, quando desceu do monte ), Moshê não sabia
que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele.
Êxo 34:30 Olhando pois Aarão e todos os filhos de Israel para Moshê, eis que a
pele do seu rosto resplandecia;
pelo que temeram de chegar-se a
ele.
Êxo 34:31
Então Moshê os chamou, e Aarão e
todos os príncipes da congregação tornaram a ele: e Moshê lhes falou.
Êxo 34:32 Depois chegaram também todos os
filhos de Israel: e
ele lhes ordenou tudo o que
o YAHÚ falara com ele no monte Sinai. Êxo 34:33 Assim acabou Moshê de falar com
eles, e tinha posto um véu sobre o seu rosto.
Esse
foi o dia em que o povo Israelita recebeu a Toráh escrita, e faz mais
sentido ter sido um Shabbat.
(Há
relatos que essa segunda subida ao monte que Moshê recebeu a Toráh tenha sido
no dia 01/06 e o retorno em 10/07, Yom Kippur!)
Vimos
aqui que podemos entender muito mais detalhes ao ler as Escrituras sem estarmos
com a mente formatada com o molde do Shabbat Lunar em dias fixos do mês.
Observe os Versos a Seguir e Vamos à Ultima Pergunta Desse Capítulo!
Êxo 40:36 Quando pois a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas. Êxo 40:37 Se a nuvem porém não se levantava, não caminhavam até ao dia em que ela se levantava;
Num 10:11 ...no ano segundo, no
segundo mês, aos
vinte do mês,... ...a nuvem se alçou... Num 10:33 Assim partiram... ...caminho de
três dias: e a arca... ...caminhou... ...três
dias,... Num 10:34 E a nuvem do YAHÚ ia sobre eles de dia, quando partiam do
arraial.
Para
encerrar esse Capítulo 4 quero relembrar aqui que não vou considerar o dia
17/03 como Shabbat, foi apenas uma análise no campo das ideias para explorar
múltiplas possibilidades sem ser pretensioso em induzir o leitor àquilo que
convém, porém, quanto ao fato de todos os meses serem de 30 dias nos tempos do
deserto, sei que muitos discordam, mas a isso devemos dar uma atenção
especial.
Conclusão!
Após
ter concluído o raciocínio da chegada ao Sinai no dia 15/03 de acordo com o
ponto de vista de alguns adeptos, quero revelar agora a data que eu creio que
chegaram ao Sinai e porquê. Depois de ter observado as diferenças nas datas do
evento em algumas versões da Bíblia conforme apresentadas anteriormente, achei
por bem buscar uma resposta coerente no hebraico, para isso procurei alguém que
conhece e fala o hebraico e que mora em Israel, foi quando contatei Miguel Nicolaevsky do Site Café Toráh
https://cafetorah.com/ e que inclusive tem ótimos cursos
de Hebraico https://cafetorah.com/o-idioma-hebraico/aprenda-5-palavras-em-hebraico-por-dia/
Então ao texto de Êxo 19:1 em
hebraico, ele prontamente respondeu que foi no dia da lua nova portanto, Rôsh Chodesh.
Em
consulta constata-se ter sido no Rôsh Chodesh do terceiro mês, até porque são muitos os relatos de
que o povo Israelita já estava no Sinai 50 dias após a saída do Egito, e sendo
assim então o povo chegou ao Sinai no dia 01/03, a convocação deve/pode ter
sido em 03/03, Moshê sobe ao monte na manhã de 04/03 e após ter ficado no monte os 40 dias e as 40
noites ele então retorna na manhã de 14/04 com as Tábuas da Lei, e ao chegar
encontrou o povo cultuando ao ídolo então ele quebrou as Tábuas da Lei.
Bom, esse é meu ponto de vista quanto a
chegada do povo ao Monte Sinai, contudo, sem anular a possibilidade de Moshê
ter subido ao monte no dia 07/03 e descido 40 dias depois em 17/04 conforme
alguns Yahudim, (Judeus) relatam.
Fim do Capítulo 4.
Continua...
Próximo artigo, o #14 Aqui! (Ainda Não Disponível)
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Artigo com o Estudo Completo Aqui!
Por Adoir F. de Oliveira
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