Os Israelitas no Deserto de Sim e o Cair do Maná!

Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #7


 O povo Israelita chegou no deserto de Sim no dia 15/02 Guiados por YAHÚ e sob o comando de Moshê e Aarão e então ali acamparam. Muitos adeptos afirmam que aquele dia 15/02 foi Shabbat, e o povo descansou naquele dia, mas não é o que afirma Êxo 16:1-2,  para melhor compreendermos é necessário ler o verso anterior Êxo 15:27 e observar em que dia provavelmente estiveram em Elim. 


Êxo 15:27 Então vieram a Elim, e [ havia ] ali doze fontes d'água e setenta palmeiras: e ali se acamparam junto das águas.

Se nós já entendemos que quando o povo estava em Mara (amargura) eles receberam mandamentos, inclusive o de ficar onde estavam no Shabbat, então nos vemos  que o povo partiu de Mara e chegou até Elim certamente em um dia de trabalho e ali passaram pelo menos um dia de Shabbat acampados, pois já estavam cumprindo o mandamento de não viajar no Shabbat, e embora o texto não esclarece, muito provavelmente naquele dia 14/02 foi um Shabbat, por isso que YAHÚ partiu no dia 15/02 com o povo para chegar até o deserto de Sim, dia 15 esse, que muito provavelmente foi um primeiro dia de trabalho, embora não podemos descartar as possibilidades de ter sido um 2º ou até mesmo 3º dia de trabalho.

Êxo 16:1 E PARTIDOS de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que [ está ] entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois que saíram da terra do Egito.
Êxo 16:2 E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moshê e contra Aarão no deserto.

Esse texto é tão claro em afirmar que o povo viajou naquele dia 15/02 que dispensa comentários, mas preciso enfatizar que certamente YAHÚ não partiu num Shabbat fazendo com que o povo transgredisse  o Mandamento, mas partiu no dia 15, isso comprova que não era Shabbat, basta aplicar esta regra de 3 passos: (1) O Pai sempre ia na frente do povo, (2) O Pai ordenou que no Shabbat  ficassem onde estavam, (3) o Pai não partiria justamente em um Shabbat obrigando o povo a segui-lo transgredindo assim o seu próprio Mandamento.

Ficou mais que comprovado que o povo viajou naquele dia 15/02 porque se tivesse sido após o pôr do sol já não era mais dia 15 e sim 16, contudo apenas essa prova não é suficiente, pois alguns adeptos conforme já citado, mudaram de opinião e agora creem que o 1º Shabbat guardado foi no dia 22/02, mas também creem que a chegada ao Sinai foi em 15/03, então "seguindo essa ótica" precisamos mostrar que no dia 15/03 o povo também viajou de Refidim ao Sinai, Leiamos Êxo 19:1-2.  (essa análise considera a chegada ao Sinai em 15/03)

Êxo 19:1  No terceiro mês depois que os filhos de Israel haviam saído da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai.  Êxo 19:2  Tendo partido de Refidim, entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam; Israel, pois, ali acampou-se em frente do monte.

No verso 1 ao mencionar o 3º mês temos o termo ‘no mesmo dia’ "referindo-se ao dia 15", também temos a expressão ‘chegaram’ isso quer dizer que para que alguém possa chegar em algum lugar num determinado dia esse alguém viajou no mesmo dia da chegada no caso dia 15/03, não importa se começou a viagem no mesmo dia ou dias antes.

E o verso 2 nos diz: Tendo partido de Refidim, entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam... por esse ponto de vista” isso aconteceu no dia 15/03, o povo viajou de Refidim até o Sinai e também montaram o acampamento e tudo aconteceu bem cedo porque naquele mesmo dia 15/03 Moshê ainda subiu duas vezes ao monte. (Êxo 19:3-14 veremos logo mais)
Mas para não dar o braço a torcer e tentar sair dessa, alguns adeptos torcem o texto fazendo o mesmo que fazem com o dia da saída do Egito, dizem então que nesse dia o povo saiu à tardinha próximo ao por do sol, só que não!

Se foi antes do pôr do sol então viajaram no dia 15 conforme entende-se no verso 1, e se foi depois do pôr do sol para dizerem que o povo guardou aquele dia 15 como Shabbat, então quando  saíram já era dia 16/03, e não é o que diz a TORÁH.  Com essa postura tudo o que conseguem é provar que estão acrescentando ou diminuindo daquilo que está escrito na Toráh
(Deu 12:32 Tudo o que eu vos ordeno, observareis; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.)

De volta a sequência da leitura de Êxo 16, mais precisamente ao dia 15/02 com a chegada do povo Israelita ao deserto de Sim, onde faremos um cronograma, para que possamos identificar alguns dias da semana pois os adeptos insistem em dizer que o dia 16/02 foi o 1º dia do Maná e 1º dia da semana, mas as evidências apontam que não.

Êxo 16:3 E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera que nós morrêssemos por mão do YAHÚ na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas da carne, quando comíamos pão até fartar! porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão. Êxo 16:4 Então disse YAHÚ a Moshê. Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu veja se anda em minha Lei ou não. Êxo 16:5 E acontecerá, ao sexto dia, que prepararão o que colherem: e será o dobro do que colhem cada dia.

Conforme já mencionado, vemos no verso 4 que YAHÚ mandaria pão dos céus o qual o povo deveria colher a porção para cada dia e que serviria para o Pai lhes provar se andavam em sua Leiou seja, o correto comportamento ao colher o Maná lhes seria de prova para mostrar se obedeciam o Mandamento já dado anteriormente. Veja no verso 4 que no dia 15/02 eles já tinham uma Lei dada em Mara, e no verso 5 vemos que YAHÚ fala que ao Sexto Dia lhes daria Pão em dobro.

Preste muito atenção que ao YAHÚ falar à Moshê, ele usa o termo Sexto Dia e não o termo Seis Dias Colhereis, isso ocorre porque quando o Pai disse isso a Moshê no dia 15/02 não havia mais Seis Dias para o próximo Shabbat, então usou a expressão Sexto Dia referindo-se ao sexto dia de trabalho, o dia 15/02 já era no mínimo o 1º dia de trabalho e sendo assim o dia 16/02 o 1º dia do Maná já era pelo menos o 2º dia de trabalho, pois viajaram no dia 15/02.

Êxo 16:6 Então disse Moshê e Aarão a todos os filhos de Israel: À tarde sabereis que o YAHÚ vos tirou da terra do Egito,
Êxo 16:7 E amanhã vereis a Kevod (glória) do YAHÚ, porquanto ouviu as vossas murmurações contra o YAHÚ; porque quem       [somos] nós, para que murmureis contra nós?
Êxo 16:8 Disse mais Moshê: Isso [ será ] quando o YAHÚ à tarde vos der carne para comer, e pela manhã pão a fartar, porquanto o YAHÚ ouviu as vossas murmurações, com que murmurais contra ele: ( porque quem [ somos ] nós? ) As vossas murmurações não [ são ] contra nós, mas sim contra o YAHÚ.

De Êxo 16:6-8 percebemos que o povo receberia carne ao término daquele dia 15/02 e também receberia o Maná na manhã do dia 16/02.

Êxo 16:9 Depois disse Moshê a Aarão: Dize a toda a congregação dos filhos de Israel: Chegai-vos para diante do YAHÚ, porque ouviu as vossas murmurações.
Êxo 16:10 E aconteceu que, quando falou Aarão a toda a congregação dos filhos de Israel, e eles se viraram para o deserto, eis que a Kevod (glória) de YAHÚ apareceu na nuvem.
Êxo 16:11 E YAHÚ falou a Moshê, dizendo:
  

Êxo 16:12 Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel; fala-lhes, dizendo: Entre as duas tardes comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão: e sabereis que eu [ sou ] o YAHÚ vosso UL. (Versão (ARA) ...ao crepúsculo da tarde, comereis carne,...) 
Êxo 16:13 E aconteceu que à tarde subiram codornizes, e cobriram o arraial: e pela manhã jazia o orvalho ao redor do arraial.


Êxo 16:14 E, alçando-se o orvalho caído, eis que sobre a face do deserto [ estava ] uma cousa miúda, redonda; miúda como a geada sobre a terra.
Êxo 16:15 E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que [ é ] isto?    ( Man hu ) porque não sabiam o que [ era ]. Disse-lhes pois Moshê: Este [ é ] o pão que o YAHÚ vos deu para comer.

Seguindo um cronograma vemos no verso 13 que as codornizes vieram antes do Maná, nos versos 14 e 15 a nítida narrativa da manhã do dia 16/02 quando caiu o Maná pela primeira vez, e nota-se ser pelo menos o 2º dia de trabalho porque no dia 15 YAHÚ e o povo viajaram e se tivesse sido Shabbat o povo não teria viajado. Lembre-se o povo já havia recebido Mandamentos em Mara e não viajavam no Shabbat.

Êxo 16:16 Esta [ é ] a palavra que YAHÚ tem mandado: Colhei dele cada um conforme ao que pode comer, um gômer por cada cabeça, [ segundo ] o número das vossas almas; cada um tomará para os que [ se acharem ] na sua tenda. Êxo 16:17 E os filhos de Israel fizeram assim; e colheram, uns mais e outros menos. Êxo 16:18 Porém, medindo-o com o gômer, não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco: cada um colheu tanto quanto podia comer. Êxo 16:19 E disse-lhes Moshê: Ninguém dele deixe para amanhã.    
(o amanhã aqui citado refere-se ao dia 17/02).

Êxo 16:20 Eles, porém, não deram ouvidos a Moshê, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e aquele criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moshê contra eles.     
(essa narrativa já é da manhã do dia 17, pois alguns do povo já haviam guardado o Maná e foi aí que Moshê irritou-se).
Êxo 16:21 Eles pois o colhiam cada manhã, cada um, conforme ao que podia comer; porque, aquecendo o sol, derretia-se.
    
O verso 21 deixa bem claro que após Moshê indignar-se com eles no dia 17/02 eles então passaram a colher de forma correta, porém, não podemos saber por quantos dias ainda, mas podemos deduzir que o dia 18/02 é certo, embora não podemos descartar a possibilidade de até mesmo o dia 18 ter sido o Sexto dia referido por YAHÚ  em Êxo 16:5 E acontecerá, ao sexto dia, que prepararão o que colherem: e será o dobro do que colhem cada dia. (o texto refere-se claramente ao sexto dia de trabalho,  não ao sexto dia a partir do dia 16/02).


Contudo é mais provável que tenha sido entre o dia 19 e 20/02 o sexto dia de trabalho, porque o Shabbat foi no máximo no dia 21/02, visto que o Shabbat anterior foi no máximo dia 14/02 porque YAHÚ não viajaria com o povo no dia 15/02 se tivesse sido Shabbat.

Êxo 16:22 E aconteceu [ que ] ao sexto dia colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um: e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram- [no] a Moshê.

Qualquer um dos dias 19, 20 ou 21/02 pode ter sido o Shabbat. Podemos observar que o verso anterior da ênfase ao termo, sexto dia’contudo em hipótese alguma  podemos saber exatamente qual era o dia do mês, o texto não nos revela nada além da informação dada no dia 15 (Êxo 16:5) para que no sexto dia colhessem Maná em dobro. 
Êxo 16:23 E [ ele ] disse-lhes: Isto [ é ] o que YAHÚ tem dito: Amanhã [ é ] repouso, o santo Shabbat do YAHÚ: o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, ponde em guarda para vós até amanhã.

Note que nesse verso 23, Moshê fala ao povo ao sexto dia, porém, não há nenhuma identificação quanto ao dia do mês.

Êxo 16:24 E guardaram-no até amanhã, como Moshê tinha ordenado: e não cheirou mal, nem nele houve [ algum ] bicho.
Êxo 16:25 Então disse Moshê: Comei-o hoje, porquanto hoje é o Shabbat do YAHÚ: hoje não o achareis no campo.

Percebemos no verso 25 que a narrativa já é da manhã do dia de Shabbat, pois Moshê afirma, comei-o hoje...

Êxo 16:26 Seis dias o colhereis mas, o sétimo dia [ é ] o Shabbat; nele não haverá.

Vejam nesse verso 26 que somente agora, já no dia de Shabbat Moshê fala seis dias colhereis. Por que será que até agora a ordem era diferente, era ao sexto dia e não seis dias

A resposta é, porque se YAHÚ tivesse falado lá no dia 15 seis dias colhereis, então o povo iria contar seis dias a partir do 1º dia do Maná que foi o dia 16/02, mas como o dia 16 não era o 1º dia da semana, devido ao dia anterior em 15/02 eles terem viajado de Elim até Sim confirmando não ter sido Shabbat, (Mandamento dado ao povo quando estavam em Maraentão a ordem foi, Êxo 16:5 E acontecerá, ao sexto dia, que prepararão o que colherem: e será o dobro do que colhem cada dia. 

Nos próximos versos veremos o que aconteceu nesse Shabbat que foi entre os dias 19 e 21/02.

Êxo 16:27 E aconteceu ao sétimo dia, que [ alguns ] do povo saíram para colher, mas não o acharam.
Êxo 16:28 Então disse YAHÚ a Moshê: Até quando recusareis guardar os meus Mandamentos e as minhas Leis?

Neste momento eu peço a você que é adepto ao Shabbat Lunar que faça uma análise profunda em seu coração, e então pergunto, estaria YAHÚ cobrando a Moshê o por que eles estavam recusando guardar os Seus Mandamentos e Leis, caso YAHÚ ainda não os tivesse dado?

E em que momento as Escrituras registram que o povo recebeu Estatutos e Ordenanças, por ventura não foi quando estavam em Mara bem antes do dia 15/02?  Êxo 15:25...ali lhes deu estatutos e uma ordenação, e ali os provou. Êxo 15:26 E disse: Se ouvires atento a voz do YAHÚ teu UL,...    ...e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos... 

E ainda tem muitos adeptos que insistem em dizer que no dia 15/02 foi Shabbat e que o povo guardou o Shabbat ainda em Elim e que viajaram somente após o pôr do sol! Mas a que horas mesmo? Porque depois do pôr do sol já era dia 16 e não 15, e já sabemos que a essa hora o povo já estava no deserto de Sim, pois foi o momento das codornizes.

É diante desse tremendo impasse insolucionável que alguns adeptos para não abrirem mão daquilo que creem, passaram então a afirmar que o primeiro Shabbat guardado foi somente no dia 22/02. Mas como, se dia 15/02 não foi Shabbat? 

Por acaso já não vimos que o Mandamento para ficarem onde estavam no Shabbat foi dado quando estavam em Mara e que depois de Mara o povo acampou em Elim onde tinha doze fontes d’agua e setenta palmeiras passando lá provavelmente um Shabbat, e que partiram rumo a Sim muito provavelmente num 1º dia de trabalho?

Êxo 16:29 Vede, visto que YAHÚ vos deu o Shabbat, por isso ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, que ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.

Não é preciso ser mais claro que isso, após alguns do povo desobedecerem o Mandamento YAHÚ cobra Moshê, e Moshê por sua vez fala ao povo: Êxo 16:29 Vede, visto que YAHÚ vos deu o Shabbat, por isso ele no sexto dia vos dá pão para dois dias;... 

Nesse ponto temos outra revelação, é que no sexto dia o Mana seria somente para dois dias, (observem bem isso) e em seguida Moshê fala para que não saíssem no Shabbat, mas Moshê fala isso ao povo em repreensão a desobediência daquilo que eles já sabiam e não como se tivesse dando essa ordem  naquele momento, essa ordem foi dada quando eles estavam em Mara.

Êxo 16:30 Assim repousou o povo no sétimo dia. (O povo então repousou mas não pela 1ª vez, eles foram postos a prova com o Maná)

Agora vejam a razão que me leva a crer que o Shabbat Lunar não é o Shabbat das Sagradas Escrituras.

Esta tabela nos revela tudo o que é necessário  sabermos sobre o Maná, veja logo mais.

Deu 12:32 Tudo o que eu vos ordeno, observareis; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.
Êxo 16:26 Seis dias o colhereis mas, o sétimo dia [ é ] o Shabbat; nele não haverá. Será que alguém irá contra a Toráh em afirmar que os dias 30 e 1º tinha Maná, porém, não fazia parte dos seis dias de trabalho em que caía o Maná?.

Êxo 16:29 Vede, visto que o YAHÚ vos deu o Shabbat, por isso ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, que ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. 

Será que alguém irá contra a Toráh em afirmar que os dias 30 e 1º tinha Maná por que no dia 28 caía para mais de dois dias? Ou tinha por que caiu do dia 30 ao dia 7 somando dias e no oitavo para dois dias? Isso não está escrito, quem inventou? Analise bem este gráfico que está em desacordo com a Toráh estando sem o Maná nos dias 30 e 1º do mês.
  
Deu 12:32 Tudo o que eu vos ordeno, observareis; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.

Agora olhe bem para estes gráficos abaixo e observe que não há nem uma virgula contrário ao que diz a Toráh, e depois responda ao questionário  que falo mais adiante.

Veja que o dia 30 é um 1º dia de trabalho, logo então o 2º dia da semana é o dia 1º do Mês. A festa da Lua nova restringe o trabalho apenas parcialmente.

Vamos adentrar um pouco mais sobre o cair do Maná nos dias 30 e 1º do mês. 

Para crer que o 1º Shabbat do mês é somente no dia 8 é necessário crer que caia Maná desde o dia 30 até o dia 7 e que no dia 7 então caia Maná para dois dias, isso significa que teria que cair Maná durante 8 dias seguidos e no oitavo dia ainda cair para dois dias, contudo as Escrituras nos afirmam que caia Maná durante seis dias e que no sexto dia caia maná para dois dias, porque o sétimo dia era o Shabbat.

Êxo 16:5 E acontecerá, ao sexto dia, que prepararão o que colherem: e será o dobro. Êxo 16:26 Seis dias o colhereis mas, o sétimo dia [ é ] o Shabbat; nele não haverá. Êxo 16:29 ...no sexto dia vos dá pão para dois dias;...

Conversando eu, com alguns adeptos ao Shabbat lunar, então perguntei se no dia 30 e no dia 1º caia Maná (em resumo) a resposta foi;“acho que sim, acredito que sim, o fato de não estar escrito que caia maná por 8 dias seguidos não significa que não caia, porque assim como não diz que caia também não diz que não caia, e então se crê que caia simdesde o dia 30 até o dia 7, e acredita-se que o próximo Shabbat seria somente no dia 8 e que tudo é apenas uma ausência de informação, ou seja, não diz que sim mas também não diz que não”. (será?)

Eu afirmo que não existe nenhuma ausência de informação aqui, porque além de não estar escrito em nenhum lugar que caia Maná durante 8 dias seguidos, nós temos escrito um Mandamento, uma Lei para aqueles dias no deserto onde com clareza nos mostra o contrário, está em Êxo 16:26 Seis dias o colhereis mas, o sétimo dia [ é ] o Shabbat; nele não haverá.

Logo vemos claramente que o único dia que não caia era o Shabbat, então depois de seis dias tinha um Shabbat, e quando um Shabbat coincidia com o dia 29, então o dia 30 era o primeiro dia de um novo ciclo de seis dias de Maná, e conforme já sabemos no sexto dia o povo colhia Maná para dois dias porque o sétimo dia era o Shabbat, sendo assim quando havia um Shabbat no dia 29 (o que é comum ocorrer uma ou duas vezes ao ano) o Shabbat seguinte ocorria no próximo dia seis.

Depois de um Shabbat no dia 29 só é possível chegar ao próximo Shabbat somente no dia 8, se torcer o sentido do texto, isso é, mudar completamente o sentido daquilo que está escrito ignorando-o por completo as várias vezes que YAHÚ disse que o Maná cairia durante seis dias e que o sétimo dia era o Shabbat, e então crer que mesmo com toda essa clareza sobre o cair do Maná, ainda possa existir ausência de informação...

É simples entender se no dia 30 e no dia 1º (Rôsh Chodesh) tinha Maná, mas primeiro eu preciso saber se o caro leitor está disposto a assumir um compromisso com a Toráh e praticar aquilo que está registrado nas Escrituras Sagradas sem torcer texto! Estás?

Se a sua resposta for SIM, vamos reler o que está escrito:  Êxo 16:26 Seis dias o colhereis mas, o sétimo dia [ é ] o Shabbat; nele não haverá.

Observe que o texto é categórico em afirmar que o dia que não haveria o Maná é o 7º dia, o Shabbat, não diz que os dias 30 e 1º não tinha Maná, ou então que tinha porém não seriam parte dos seis dias de trabalho. 

Leiamos tambémÊxo 16:29 ...por isso ele no sexto dia vos dá pão para dois dias;... Peço que você em um compromisso com a Toráh analise cuidadosamente e responda, qual dos dois gráficos abaixo está em conformidade com a Toráh? O Gráfico Nº1 ou o gráfico Nº2? (o formulário para resposta estará logo abaixo).

Antes de responder faça uma reflexão caso queira sair em defesa do Shabbat Lunar. 

Se caía Maná seis dias e no sexto dia caía Maná para dois dias e você acredita que o povo tinha Maná nos dias 30 e 1º, então o outro sexto dia foi no dia 5 do mês seguinte, ou, o povo ficou sem pão nos dias 30 e 1º e ganharam pão novamente só a partir do dia dois! E então? A decisão é sua, fica com a Toráh ou prefere acrescentar ou diminuir daquilo que está escrito?

Lembra-te de Apo 22:19 e, se alguém diminuir das palavras do livro desta profecia YAHÚ tirará a sua parte do livro ( da árvore ) da vida e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.


Continua...

Próximo artigo, o #8 Aqui! (Continuação)
Artigo anterior, o #6 Aqui!
Artigo com o Estudo Completo Aqui!

Por Adoir F. de Oliveira

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