Shabbat Lunar, Onde Está o Erro #2!
Capítulo 1: A Semana da Criação!
O calendário lunissolar segundo as
Escrituras Sagradas é sem dúvidas o calendário estabelecido pelo CRIADOR lá na
semana da CRIAÇÃO, também temos o Shabbat do sétimo dia que está ligado
diretamente com a semana da criação mencionado pela primeira vez na Toráh, no
livro de. Gên 2: 1-3. Gên 2:1 assim
os céus, e a terra e todo o seu exército foram acabados. 2 e
havendo YAHÚ acabado no
dia
sétimo a sua
obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de
toda a sua obra, que tinha feito 3 e
abençoou YAHÚ o
dia
sétimo, e o
santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que YAHÚ criara e fizera.
Em ÊXO 20:8-11 nós podemos ver YAHÚ instruindo o homem sobre como proceder na pratica quanto ao Sétimo dia. Há quem afirma que o Shabbat passou a ser guardado somente depois do Êxodo do povo Israelita da terra do Egito, contudo muitos, assim como eu, cremos que o Pai nos deu desde o início o dia de descanso.
Em ÊXO 20:8-11 nós podemos ver YAHÚ instruindo o homem sobre como proceder na pratica quanto ao Sétimo dia. Há quem afirma que o Shabbat passou a ser guardado somente depois do Êxodo do povo Israelita da terra do Egito, contudo muitos, assim como eu, cremos que o Pai nos deu desde o início o dia de descanso.
Êxo 20:8 Lembra-te do dia do Shabbat, para o
santificar. 9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, 10 Mas o sétimo dia [ é ] o Shabbat de YAHÚ teu UL: não farás nenhuma
obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva,
nem o teu animal nem o teu estrangeiro, que [ está ] dentro das tuas
portas.
11 Porque em seis dias fez o YAHÚ os céus e a terra, o mar e tudo que neles [ há ], e ao sétimo dia descansou: portanto abençoou YAHÚ o dia do Shabbat, e o santificou.
11 Porque em seis dias fez o YAHÚ os céus e a terra, o mar e tudo que neles [ há ], e ao sétimo dia descansou: portanto abençoou YAHÚ o dia do Shabbat, e o santificou.
Porém existe alguns grupos que guardam o Shabbat do sétimo dia em datas
fixas do mês, eles acreditam que o Shabbat é determinado pela lua nova a cada
mês, portanto a questão aqui não é argumentar sobre o calendário lunissolar, e
sim trataremos tão somente, sobre o
Shabbat lunar, esse que os adeptos afirmam ser regido pela lua nova, e que cai em dias fixos todos os meses, à saber; nos dias 8, 15, 22 e 29 de cada mês do calendário lunissolar, ou nos dias 7, 14, 21 e 28, ou ainda com os Shabbatot alternados numa ou noutra dessas datas,
podendo ser no dia 8 ou 9, 15 ou 16, 22 ou 23, 29 ou
30.
Uma das coisas mais importantes que
eu levo em consideração nos meus estudos é o argumento acompanhado de provas Escriturais, prefiro não dar espaço para ACHISMO, ou está nas Sagradas Escrituras
ou não está, e já que é assim, vamos dar preferência às Escrituras e usar menos “provas” de enciclopédia, livros de história
etc.
Porque seja enciclopédia, seja
livro de história ou até mesmo outro documento, é muito fácil adulterar, sem
falar que sempre se encontra várias versões da mesma história, vamos procurar
usar outros textos somente em caso de aparente conflito em textos da Toráh,
então qualquer fonte extra Escritural que não estiver em plena harmonia
com as Sagradas Escrituras, deve ser descartada.
Quero esclarecer de ante mão que
teremos uma REGRA que servirá como prova, a qual
usaremos sempre que necessário no decorrer de nosso estudo, ela nos prova acima
de qualquer argumento qual é o Shabbat do Sétimo dia.
Isso, para que não façamos tal como
de costume fazem muitos adeptos ao Shabbat
Lunar quando não encontram justificativas para seus ideais, costume esse que é fazer uso de uma
ou mais de suas CINCO estratégias, as quais eu diria ser
sua marca registrada, são elas: torcer
textos, usar textos
fora de contexto, usar textos
isolados, ignorar textos, e ao não obterem sucesso,
mergulham num profundo poço de Achismo, sendo capazes de reinventar toda
uma história, como reformular a semana da criação, visto que não conseguem
calhar seus Shabbatot, nos dias 8,
15, 22 e 29
já de arrancada, desde o primeiro
mês da história da humanidade.
É notório que se não acrescentar nem diminuir, os Shabbatot do primeiro mês foram nos dias 7, 14, 21 e 28. (há controversas)
"Ainda
sobre a semana da criação"; na tentativa de invalidar a probabilidade de os
Shabbatot do primeiro mês terem sido nos dias 7, 14, 21 e 28, tem
adeptos dizendo que como o homem foi criado no 6º dia, o dia 7 foi
Shabbat (descanso) apenas para o CRIADOR, pois o homem ainda não
havia trabalhado seis dias para descansar, esse pensamento sugere que o homem
trabalhou no dia 7, porém, não há base nas Escrituras para afirmarem o que
o casal fez no dia 7, visto que foi o dia em que o PAI
cessou toda a sua Obra...
E
como se esse desencontro de afirmações não bastasse, então alguns partem para
outra afirmativa, não das Escrituras, mas
de seus próprios pensamentos para convencerem a si próprios, então dizem: enquanto o casal
vivia no Jardim do Éden eles não trabalhavam e sim apenas ficavam
por ali, e que o descanso só passou a ser aplicado depois de o casal ter sido
expulso do Jardim e que por castigo tiveram que passar a comer do suor do
seu rosto, e também que a essa altura o Pai já havia-os instruído a identificar
o Shabbat pela lua.
Vejamos agora se de fato o homem
não trabalhava no Jardim. Leiamos Gên 2:15 E
tomou YAHÚ o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
Esse
texto por si só, é claro o suficiente para que entendamos que o homem
trabalhava sim, no Jardim do Éden, e que certamente descansava a cada 7 dias, e
claro, em algum momento o Pai os instruiu sobre como identificar o Shabbat do
sétimo dia, assim como também instruiu Moshê
Aaron e os Israelitas no deserto quando eles foram libertos da escravidão do Egito.
Antes de prosseguirmos com nosso
estudo necessário é que estabeleçamos algumas regras, para que eu possa me
expressar de forma mais clara e objetiva, facilitando
ainda mais a nossa compreensão.
1. Vamos a primeira delas: sobre o
tema o qual eu vou falar nós teremos os adeptos, que são aqueles que aderiram ao Shabbat
Lunar, e também teremos os não
adeptos, eles são aqueles que não creem,
não aderiram, que não seguem o
Shabbat
Lunar, doravante chamados de; adeptos e não adeptos.
2.
Também temos que concordar
que: se o Shabbat
Lunar é o verdadeiro Shabbat do sétimo
dia, então em toda a história nós não podemos encontrar nenhuma dessas datas 8,
15, 22 e 29 ou então 7,
14, 21 e 28 que não tenha sido Shabbat, pois se encontrarmos uma, apenas uma dessas datas que não tenha sido Shabbat, já é o suficiente para derrubar
por terra a doutrina do Shabbat
Lunar.
Por isso eu me pergunto; como podem entender que os Shabbatot são fixados pela lua diante do que vamos ler nas Escrituras Sagradas.
Por isso eu me pergunto; como podem entender que os Shabbatot são fixados pela lua diante do que vamos ler nas Escrituras Sagradas.
Temos
também outro ponto que merece
nossa atenção, e podemos ler em DEUTERONÔMIO Cap. 17 :6 e 8-13...
Aqui
nós podemos observar que quando existe uma causa difícil de ser julgada (e é claro, aplica-se a época que existia o Templo) nós
deveríamos levar ao sinédrio ou ao sacerdote, pois eles teriam alguns homens
competentes que poderiam julgar a causa por nós.
(LEIAMOS) Deu 17:6 Sob o depoimento de duas
ou três testemunhas será
condenado à morte o réu de pena capital. Não será condenado à morte sob a
palavra de uma só testemunha.
Deu 17:8 Se uma causa for difícil demais
para ser julgada, a
propósito de homicídio, contenda, lesão física — questões de litígio em tua
cidade,— subirás ao lugar que o YHWH teu UL houver escolhido.
Deu 17:9 Irás aos sacerdotes
de Levi e ao
juiz então em exercício, para
consultá-los; eles dirão que
sentença dar para o caso em questão.
Deu 17:10 Procederás segundo a sentença que derem no lugar que o YHWH tiver
escolhido e cuidarás de te submeter ao que
eles houverem ensinado.
Deu 17:11 Agirás conforme a instrução que te derem e a sentença que pronunciarem,
sem te afastares, nem para a direita nem para a esquerda, do que te houverem
comunicado.
Deu 17:12 Quem tiver a ousadia de desobedecer ao sacerdote, que lá está a serviço do YHWH teu UL, ou não escutar o juiz, será condenado à morte. Assim
eliminarás o mal do meio de Israel.
Deu 17:13 E todo o povo, ao tomar conhecimento do fato, ficará com temor e já não
se deixará levar pela arrogância.
Esse
texto foi citado apenas para frisar que em alguns casos como quando o Shabbat
se sobrepõe com alguma das MOADIM basta consultar o Sinédrio em caso de alguma
dúvida de como proceder.
Para
que esse estudo seja completo e para que você possa chegar ao final dele sem
nenhuma dúvida quanto a qual é o Shabbat verdadeiro, então nós vamos seguir
fazendo um formulário de perguntas e respostas, e de vez em quando vamos
respondendo algumas questões durante o estudo, (eu respondo o meu e você o seu).

E então chegará a conclusão
se o Shabbat Lunar é o
Shabbat do sétimo dia das Escrituras Sagradas, ou
se o Shabbat verdadeiro do sétimo dia é o Shabbat que ocorre a cada sete dias em um ciclo ininterrupto.
Vale lembrar aqui que o que eu estou defendendo não é necessariamente
o Sábado Gregoriano, mas sim que o Shabbat ocorre a cada sete dias em um ciclo ininterrupto.
Deixo aqui uma ressalva de 20 a 30% de possibilidade de o dia de Sábado atual não coincidir com o ciclo do Shabbat verdadeiro das escrituras, porém, se de fato o Shabbat está no dia errado nós não temos nenhuma prova ou evidência de em que dia ele está, pois uma coisa é certa no Domingo ele não está, porque o catolicismo jamais iria decretar o seu dia de descanso no dia do Shabbat verdadeiro, nem tampouco na Sexta-feira pois os muçulmanos não fariam o mesmo.
Deixo aqui uma ressalva de 20 a 30% de possibilidade de o dia de Sábado atual não coincidir com o ciclo do Shabbat verdadeiro das escrituras, porém, se de fato o Shabbat está no dia errado nós não temos nenhuma prova ou evidência de em que dia ele está, pois uma coisa é certa no Domingo ele não está, porque o catolicismo jamais iria decretar o seu dia de descanso no dia do Shabbat verdadeiro, nem tampouco na Sexta-feira pois os muçulmanos não fariam o mesmo.
Então
a pequena possibilidade de o Shabbat estar em um outro dia irá variar entre
Segunda e Quinta-feira, mas é importante lembrar que não existe provas
concretas desse fato, porém, reafirmo, o
Shabbat é a cada sete dias, e a minha defesa aqui é que o Shabbat lunar fixo nos dias 08, 15, 22 e
29 ou
nos dias 7, 14, 21 e 28 não é
das Escrituras sagradas, pois literalmente não está nas Escrituras.
Deu 12:32 Tudo o que eu vos ordeno, observareis;
nada lhe acrescentarás nem diminuirás.
Êxo 16:26 Seis dias o
colhereis mas, o sétimo
dia [ é ] o Shabbat; nele não haverá. Êxo
16:29 ...por isso ele no sexto dia vos dá pão para dois dias;...
Vamos fazer uma leitura superficial do livro de Gênesis Cap 1, para termos uma visão geral dos dias da semana da criação! A versão da Bíblia aqui utilizada foi a ARA,(Almeida Revista e Atualizada) até o verso 14, e a versão ARCA de Gên 1:14 até Gên 2:3.
Gên. 1:3 Disse YHWH: Haja
luz; e houve luz. Gên. 1:4 E viu YHWH que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Gên. 1:5 Chamou YHWH à luz
Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.
Gên. 1:6 E disse YHWH: Haja
firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas. Gên. 1:8 E chamou YHWH ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia.
Gên. 1:9 Disse
também YHWH : Ajuntem-se
as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção
seca. E assim se fez. Gên. 1:10 À porção seca chamou YHWH Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu YHWH que que isso era bom.
Gên. 1:11 E disse: Produza a terra relva, ervas que deem
semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez.
Gên. 1:13 Houve tarde e manhã, o terceiro dia.
Gên. 1:14 E disse YHWH : Haja luminares na expansão dos céus, para haver
separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais (OTOT) e para tempos
( ou estações ) determinados (MOADIM) e para dias e anos...
Gên. 1:15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para alumiar a terra. E
assim foi. Gên. 1:16 E fez YHWH os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o
dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. Gên. 1:17 E YHWH os pôs na expansão dos céus
para alumiar a terra, Gên. 1:18 E para governar o dia e a noite, e
para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu YHWH que era bom. Gên. 1:19 E foi a tarde e a manhã
o dia quarto.
Gên. 1:20 E disse YHWH: Produzam as águas
abundantemente répteis ... ...aves...
...baleias... Gên. 1:23 ...E foi a tarde e a manhã o dia quinto.
Gên. 1:24 E disse YHWH : Produza a terra alma vivente conforme a sua
espécie; ... E assim foi. Gên. 1:27 E criou YHWH o homem à sua imagem; ... Gên. 1:31 E viu YHWH tudo quanto tinha feito,
e eis que era muito bom: e foi
a tarde e a manhã o
dia sexto.
Gên. 2:1 ASSIM os céus, e a terra e todo o seu exército foram acabados. Gên. 2:2 E havendo YHWH acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. Gên. 2:3 E abençoou YHWH o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que YHWH criara e fizera.
Continua...
Próximo artigo, o #3. Aqui! (continuação)
Artigo, anterior o #1. Aqui!
Artigo com o Estudo Completo Aqui!
Por Adoir F. de Oliveira
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