Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #11
Tomando
todo o cuidado necessário para não fazer doutrina de um versículo isolado ou de
apenas alguns versos, sem analisarmos as Escrituras como um todo, do modo que
acontece quando se tenta justificar o Shabbat Lunar usando a passagem das
escrituras onde fala da consagração da tenda e dos Sacerdotes, Aarão e seus
filhos, citando Êxo. 40:1-2,17
Êxo
40:1 Falou mais YAHÚ a Moshê, dizendo: 40:2 No
primeiro mês, no
primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da
tenda da congregação, ...
Êxo 40:17 E aconteceu no mês primeiro, no ano segundo, ao
primeiro do mês, que o
tabernáculo foi levantado;
E
também Lev. 8:1-3,10,33 Lev
8:1 Falou mais YAHÚ a Moshê, dizendo: Lev 8:2 Toma a Aarão e a seus filhos com
ele, e os vestidos, e o azeite da unção, como também o novilho da expiação do
pecado, e os dois carneiros, e o cesto dos [ pães ] asmos, Lev 8:3 E ajunta toda a congregação à porta
da tenda da congregação.
Lev
8:10 Então Moshê tomou o azeite da
unção, e ungiu o tabernáculo, e tudo o que [ havia ] nele, e o santificou; ...
Lev 8:33 Também da porta da tenda da
congregação não saireis por sete dias, até ao dia em que se cumprirem os dias
da vossa consagração: porquanto por sete dias ele vos consagrará.
Lev 8:35 Ficareis pois [ à ] porta da tenda
da congregação dia e noite por sete dias, e fareis a guarda do YAHÚ, para que
não morrais: porque assim me foi ordenado.
E
segue no cap. 9:1-2,4-6, 23-24 Lev
9:1 E aconteceu, ao dia oitavo, [ que ] Moshê chamou a Aarão e seus
filhos, e os anciãos de Israel, Lev 9:2 E
disse a Aarão: Toma um bezerro, para [expiação do] pecado, e um carneiro para
holocausto, sem mancha: e traze- [ os ] perante YAHÚ. Lev 9:4 Também
um boi e um carneiro... ...porquanto
hoje UL vos aparecerá.
(Veja
quanta semelhança com a convocação do povo Israelita no “suposto” dia 17/03/01,
dois dias após a chegada deles ao monte Sinai)
Lev 9:5 Então trouxeram o que ordenou
Moshê, diante da tenda da congregação, e chegou-se toda a congregação, e se pôs
perante YAHÚ. Lev
9:6 E disse Moshê: Esta cousa que UL
ordenou fareis: e a Kevod (glória) do YAHÚ vos aparecerá. Lev 9:23 Então entraram Moshê e Aarão na
tenda da congregação: depois saíram, e abençoaram ao povo; e a Kevod (glória)
de UL apareceu a todo o povo, Lev
9:24 Porque o fogo saiu de diante de
YAHÚ, e consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar: o que vendo todo o
povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces.
Uma
convocação a toda a congregação foi feita no dia 08/01/02, e como era dia 8,
então os adeptos que usam esse argumento dizem que era um Shabbat, mas aí eu
pergunto, na convocação feita em
17/03/01, não poderia ter sido um Shabbat?
Nos
podemos observar que em nenhum momento as Escrituras falam que aquele oitavo
dia era um Shabbat, mas eles deduzem que sim, para alguns adeptos mesmo sem
nenhuma prova eles afirmam que era Shabbat, apenas se baseando na lógica dos
dias 08, 15, 22 e 29 pois acreditam que o motivo de uma convocação ao povo faz
muito sentido se tenha sido em um Shabbat.
Então
do mesmo modo, quero lhe convidar a pensar fora da caixa, sem a mente formatada
com o molde dos dias 08, 15, 22 e 29 como padrão, e vamos fazer uma analogia à
convocação do dia 17/03/01. Assim como na convocação do dia 08/01/02 nós não
temos nenhum relato ou prova que era Shabbat, vamos apenas seguir a lógica,
você topa? _______ OK. Considerando sua resposta um sim,
vejamos...
Primeiramente
quero deixar bem claro que não estou aqui afirmando que aquele dia 17/03 foi
Shabbat, pois as Escrituras não
dizem isso, e se não estiver claro com todas as letras nas Escrituras que um determinado dia do mês foi Shabbat e
principalmente do 7º dia, então é melhor não ficarmos achando que
foi, porque essa prática não se chama Toráh, e sim achismo, e eu
particularmente não tenho esse costume. E além disso 08/01/02 poderia sim ter
sido Shabbat, mas “no suposto”15/03/01 não! Por quê? Porque o povo viajou.
Então
seguindo a linha de raciocínio e lembrando que em 17/03/01 pós Egito ouve uma convocação a
todo o povo Israelita que estava acampado em frente ao Monte Sinai, e que o Pai
havia ordenado à todos que se santificassem para esse dia, pois Ele apareceria
ao povo. Tomando esse senário como base vamos aqui imaginar que aquele dia 17
tenha sido um Shabbat, já temos provas que dia 15 não foi, então por que não
explorar no campo das ideias a possibilidade de ter sido no dia 17? Vejamos no
gráfico como ficaria referente ao mês 2.
Êxo 24:15 E,
subindo Moshê ao monte, a nuvem cobriu o monte.16 E habitava a Kevod (glória) de YAHÚ
sobre o monte de Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias: e ao sétimo dia chamou a Moshê do meio da nuvem.17 E o parecer da Kevod do UL [ era ] como um fogo consumidor no cume do
monte, aos olhos dos filhos de Israel.
O
porquê desses seis dias que
Moshê ficou coberto pela nuvem e saiu dela ao sétimo, no dia 24/03 podemos não ter a resposta, mas não
podemos ignorar o fato de essa contagem regressiva em um ciclo ininterrupto de
sete dias ter dado exatamente no dia 19/02,
considerando o mês 2 com 30 dias.
Vejamos a reprodução de um trecho do capítulo
3 desse estudo onde é relatado a primeira semana que caiu o Maná.

Qualquer um dos dias 19,
20 ou 21/02 pode ter sido o Shabbat. Podemos
observar que Êxo. 16:22 da ênfase ao termo, ‘sexto
dia’, contudo em hipótese alguma
podemos saber exatamente qual era
o dia do mês, o texto não nos
revela nada além da informação dada no dia 15, (Êxo 16:5) para que o povo no sexto
dia colhesse o Maná em dobro".
Contudo
sempre devemos considerar a hipótese de estarmos com erro de tradução das
Escrituras, estamos lembrados que para este evento da chegada ao Sinai temos a
possibilidade de ter sido no dia 15/03 conforme estou considerando, (Versão ARCA,) Êxo 19:1 Ao terceiro mês... ...no mesmo dia vieram ao deserto de Sinai.
Ou
pode ter sido em 01/03, (Versão ARA,) Êxo 19:1 No terceiro mês... ...no primeiro
dia desse mês, vieram ao deserto do Sinai.
Como
também pode ter sido em 01/04 (Versão
DIF,)
Êxo 19:1 Na terceira Lua-nova... ...naquele
mesmo dia, chegaram
ao deserto do Sinai.
E também em 15/04, (Versão
NVI,) Êxo 19:1 No
dia em que se completaram três meses que os israelitas haviam saído do
Egito, chegaram ao
deserto do Sinai.
É
importante observar que se a data correta for 15/04 nada muda em relação a
15/03, mas se for no dia 01/03 ou 01/04 muda em partes, porque daí em nada
interfere o fato de o povo ter viajado na lua nova/Rôsh Chodesh, porém, se
considerarmos a possibilidade de ter sido um Shabbat dois dias depois, o dia da convocação, então novamente estamos diante do
mesmo cenário, porque o dia 15 teremos que converter para o dia 1º, o dia que
chegaram ao Sinai, (hoje) o dia 16 torna-se dia 2, (amanhã) e o dia 17 então seria o dia 3, (terceiro dia).
Nessa
hipótese nada muda em relação ao dia 19/02, porque se for no 3º mês, tanto o
dia 17 quanto o dia 3 da na mesma, pois o Shabbat que antecede o dia 17 é dia 10, e o anterior é dia 3, e em um mês de 30 dias os Shabbatot
anteriores teriam sido nos dias 26/02 e 19/02.
Observemos os gráficos abaixo, por hora apenas
considerando a
chegada ao Sinai no mês 3, seja no dia 1º ou
no dia 15, e
considerando aquela convocação ao terceiro dia da chegada em um Shabbat seja no dia 3 ou
no dia 17 e também ao considerar os meses de 30 dias, então em uma contagem regressiva
iremos encontrar o Shabbat da 1ª semana do Maná no dia 19/02.
No 2º Exemplo consideremos os meses com 30 dias em outra configuração possível, será justamente considerando a hipótese que muitos creem ao afirmar que o povo Israelita recebeu a Toráh no monte Sinai em um Shabbat 50 dias após a saída do Egito, ao fazermos uma contagem regressiva constata-se o Shabbat da 1ª semana do Maná no dia 21/02, e obviamente se o povo saiu do Egito no dia 15/01, em meses de 30 dias, o dia de Nº 50 será exatamente o dia 05/03, e seguindo esta linha de raciocínio 05/03 deve/pode ter sido um Shabbat.
Se
considerarmos o mês 2 de 29 dias então o dia de Nº 50 será
no dia 06/03. Varias
outras configurações dadas aos meses, seja com 29 ou 30 dias, culmina com
Shabbat entre 19 e 21/02, na 1ª semana do Maná. Contudo reafirmo, não considero
que 17/03 (ou 03/03) foi Shabbat, mas sim, que dia 15/03 não foi, pois viajaram.
Já vimos que qualquer um desses
dias 19, 20 ou 21/02 pode ter sido o Shabbat.
Êxo. 16:22 da ênfase ao termo, ‘sexto
dia’, contudo não nos esclarece
exatamente qual era o dia
do mês, tudo o que o texto nos revela são as informação dada no dia 15/02, (Êxo
16:5) para que colhessem no sexto
dia Maná em
dobro.
Como
não está comprovado nas Escrituras com todas as letras, que era um Shabbat
naquele dia 17/03, então não o considerarei, apenas será considerado como prova
textos que nos apontam as datas do mês, como Êxo 16:1 E
partidos de Elim,... ...veio ao deserto
de Sim,... ...aos quinze dias do mês segundo, depois que saíram da terra do Egito.

E
conclui, Num 10:33 Assim partiram do monte do UL,
(Senhor) caminho de três
dias: e a arca do concerto de YAHÚ caminhou diante deles caminho de três dias, para
lhes buscar lugar de descanso.
(partiram
em 20/02/02 e caminharam 3 dias, então qual foi o último dia de caminhada? Já
viu no que vai dar não é? Logo mais abordarei Num 10:10-33).
Podemos
perceber que não há nenhuma necessidade de torcer textos, usa-los fora de
contexto, ignorar textos ou aplicarmos de forma isolada ou até mesmo usar o achismo para
provar nas Escrituras que o Shabbat lunar não é o Shabbat da Toráh, você não acha?
Até
poderíamos descartar como prova, o evento da chegada ao Sinai, temos outras
datas que comprovam sem sombra de dúvidas.
Durante
ou no final do 3º dia de
caminhada encontraram lugar de descanso. Talvez
fosse um Shabbat no dia seguinte, em 23/02/02...
Continua...
Próximo artigo, o #12 Aqui!
Artigo anterior, o #10 Aqui!
Artigo com o Estudo Completo Aqui!
Por Adoir F. de Oliveira
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