Gênesis 1:14 e as Moadim!

Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #3


Vamos passar a limpo tudo o que nós lemos até agora, Nós podemos observar que o Criador trabalhou no 1º dia, No 2º dia, No 3º, No 4º, No  e no 6º dia, O 7º dia ele o abençoou e cessou, (descansou). 

Há aqueles que afirmam que o 1º dia passou a ser contado depois do dia 4, somente após a criação da lua, outros afirmam que a contagem começou somente no dia 6, no dia em que o homem foi criado. Se assim for então ao considerarmos aquele 6º dia como o na contagem dos tempos, de igual modo o 7º dia a partir de então foi o 1º Shabbat para o homem e também o dia sete do mês primeiro.


O resultado final não é alterado. E mesmo não considerando os Shabbatot do 1º mês nos dias 7, 14, 21, e 28, ou até mesmo ignorando-os por completo, quando chegarmos no livro de Êxo e Num, teremos dias 15 e também 21 e 22 não Shabbat. E isso é o suficiente.

Há aqueles que creem que os dias não foram dias literais, mas sim, um dia para um ano, ou até mesmo um milênio, já para outros cada dia representa uma era, isso por acreditarem que para que tudo ficasse formado, precisaria de mais tempo, e que seria impossível tantas coisas serem criadas em um único dia.  (Mas acredito que o verdadeiro motivo não é esse, e sim a impossibilidade de ajustar o Shabbat lunar à semana da criação.)

No entanto aquele que assim crer, parece não acreditar que o Criador é capaz de fazer a cada um dia a obra que foi feita! E cá entre nós, Independentemente de ter sido anos, milênios ou eras, o que importa!

Nós devemos aplicar em dias literais, portanto não faz nenhuma diferença ou sentido tais pensamentos e afirmativas, o que vale para nós são dias literais, pois é justamente esse o sentido da semana da criação, nos dar um modelo exemplo para encontrarmos os 6 dias que são de trabalhos e o 7º dia que é o dia de descanso/SHABBAT, não há nesse exemplo  margem para o dia 30 do mês, ser um dia de trabalho isolado e sozinho sem os outros 5 dias para completar 6 dias de trabalho e o próximo ser o SHABBAT.

E isso implica que no 1º Mês da criação o 1º Shabbat foi no dia sete, e que os demais Shabbatot do mês 1º,  foram literalmente nos dias 14, 21 e 28, Seja a contar do 1º dia da Criação, ou seja considerando o 1º dia quando o homem foi criado, vejamos o gráfico a seguir.

Qualquer outra data dada aos SHABBATOT do 1º mês da CRIAÇÃO, ou a inexistência deles por considerar que o homem não trabalhava no Jardim do Éden, (ou outro motivo) não passam de meras conclusões INTERPRETATIVAS, ou seja, aquele que assim afirmar, antes precisou ter elaborado  no seu próprio coração, porque não está escrito. 
Porém, se você crê que a contagem dos dias começaram no dia 4 quando a lua foi criada, ou no dia 6 quando o homem foi criado, Se for assim, você deve aplicar aquela REGRA de que nenhuma dessas datas 8, 15, 22 e 29 Pode não ter sido  SHABBAT. E isso aplica-se à toda a história da humanidade, desde o início.

Vamos Analisar Gên 1:14 Fragmentando cada Palavra!  


(Versão ARCA) Gên. 1:14 E disse YHWH : Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais (OTOT) e para tempos (ou estações) determinados (MOADIMe para dias e anos.

1 e 2. Vamos analisar as palavrasLuminares e Elesque estão no plural, Quando fala luminares está se referindo ao sol e a lua, e de igual modo também quando  fala eles se refere ao sol e a lua, nunca se referindo a apenas um dos astros. 
 
3. Sinais” (OTOT) plural: Sinais no plural são mais de um sinal, e como se está falando do sol e da lua, certamente serão os sinais de ambos, como por exemplo: o sinal dado pelo sol com a chegada da primavera marcando a cevada no estado de AVIV no Estado de Israel.
 
Esse é o sinal dado pelo SOL para que se possa começar o ano, ok, o sinal do sol já foi encontrado, agora para começar o ano só falta o sinal da Lua, (nunca esquecendo que sinal é sempre algo visível...) muitos creem que a lua nova é igual a lua nova do Papa, uma lua a 0% visível, ou seja, no dia da conjunção, e que o dia em que a lua é avistada após o pôr do sol já seria o início do 2º dia do mês, mas estudos apontam que a lua nova verdadeira é a 1ª Crescente visível, então quando avistada logo após o pôr do sol decreta-se Rôsh Chodesh.

 Obs. Jz. 20:38 E os homens de Israel tinham um sinal determinado (VËHAMOED) com a emboscada, que [ era ] fazerem levantar da cidade uma grande nuvem de fumo (fumaça).
 
Observe que sempre um sinal é visível, mas a ênfase aqui é para a palavra וְהַמּוֹעֵד  (vëhamoed) para sinal determinado, e que pode se traduzir  também para tempo determinado, tempo estabelecido, ou até sinal do tempo marcado, ou seja, Moed está relacionado ao tempo e é determinado, marcado, combinado etc... Vejamos na versão (BRASIL) Jz. 20:38 Os homens de Israel tinham combinado com a emboscada que fizesse subir uma nuvem de fumo como sinal do tempo, 39 em que deviam voltar ao combate...

Vamos ver agora outros exemplos de uso do termo Moed que estão diretamente relacionados a um certo tempo que foi determinado ou marcado mas que nada tem a ver com nenhuma das Solenidades do Eterno, quer seja o Shabbat do sétimo dia citado em Gên 2:1-3 ou quer seja as Solenidades, as Festas fixas citadas em Gên 1:14, nem tampouco tem alguma relação com a lua.

Gên 21:2 E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, (לַמּוֹעֵד LAMOED) que YAHÚ lhe tinha dito.
Êxo 9:4 E o YHWH fará separação entre o gado dos israelitas, e o gado dos egípcios, para que nada morra de tudo o que for dos filhos de Israel. Êxo 9:5 E o YHWH assinalou certo tempo (מוֹעֵד MOED), dizendo: Amanhã fará o YHWH esta cousa...
Êxo 9:6 E o YHWH fez esta cousa no dia seguinte...
  
4. MOADYM”  As Solenidades do Eterno são MOAD ou MOADIM no plural já a palavra MOED significa qualquer tempo determinado.
  
Ex. O Criador determinou um tempo (lamoed) para Sarah dar a Luz Gên. 21:2, e assinalou certo tempo (MOED) dizendo: Amanhã fará o YHWH esta cousa... Êxo. 9:5. YAHÚ também estabeleceu um certo tempo determinado que conhecemos por Shabbat, o mesmo quando mencionado em Lev 23:1-3 é referido como uma מוֹעֲדֵי MOADEYque se difere ligeiramente do termo Moed que significa tempo determinado de modo geral.
  
O diferencial do termo MOADEY ou MOADÅY: citado em Lev 23:2 para referir-se ao Shabbat do sétimo dia no verso 3, em relação ao termo :בְּמוֹעֲדָם  MOADÅM: ou MOADYM, citado em Lev 23:4 para referir-se as demais Solenidades do Eterno que são mencionadas a partir do verso 4 até o verso 37 de Lev 23, é que o termo MOADEY do verso 2 que se refere ao Shabbat é no singular, já o termo MOADÅM: ou MOADYM, do verso 4 que refere-se às demais Festas é no plural.
  
Aqui entende-se a questão, em Gên 1:14 diz que o sol e a lua seriam para marcar as, וּלְמוֹעֲדִים ULËMOADYM (MOADYM) observe que em Gên 1:14 está no plural, e o mesmo pluralismo repete-se somente no verso 4 de Lev 23, isso ocorre porque todas as Festas que são marcadas pela lua e pelo sol só começam a serem mencionadas depois de Lev 23:4.

O Shabbat do sétimo dia é sem dúvidas uma Solenidade do Eterno, por isso é uma MOAD, mas assim como YAHÚ o abençoou e o Santificou primeiramente e separadamente em Gên 2:1-3 quando ainda não existia MOADIM, assim também nos foi passada a instrução para guarda-lo, primeiramente e separadamente das demais Festas, em Lev 23:1-3. Essa é a razão de em Lev 23:37 depois de terminar de mencionar todas as MOADIM, então começa no verso 38 dizendo ALÉM dos SHABBATOT... É porque elas, as MOADIM versos 4-37 são ALÉM  dos Shabbatot dos versos 1-3, Portanto aplica-se assim, (Lev 23:1-3 = Gên 2:1-3) e (Lev 23:4-37 = Gên 1:14).

5. Dias”: O sol faz, ele cria os dias, e a lua conta-os, faz a contagem... Agora Observe que não fala das SHAVUOT, as SEMANAS, ou  dos MESES, as LUAS... A lua Literalmente não marca as semanas, não há nenhum vestígio nas Sagradas Escrituras para assim crermos.
  
Quanto aos meses, a mesma palavra hebraica usada para meses também se usa para lua, a palavra é CHODESH, (há controversas) e nos tempos antigos não se costumava dizer, por Ex: (daqui a um mês ou dois meses) e sim se dizia: (daqui uma lua ou duas luas) e assim por diante, este pode ser o motivo pelo qual não é mencionado a palavra mês em Gên 1:14, visto que todos que seguimos o calendário  Lunissolar, bem sabemos que a lua marca sim os meses, ela é o próprio mês, (CHODESH). Temos a confirmação em Num 28:11 E nos princípios dos vossos meses... E fecha a confirmação em Num 28:14 ...este [ é ] o holocausto da lua nova de cada mês, segundo os meses do ano. (leia na íntegra e confirme)

Obs. Caso você esteja pensando; se a palavra mês não aparece porque a lua é o próprio mês, então seria possível que ao não aparecer a palavra semana, também pode ser porque as fases da lua sejam as próprias semanas, MAS NÃO, lembre-se sempre de aplicar aquela REGRA de que em toda a história nenhuma dessas datas 8, 15, 22 e 29 Pode não ter sido SHABBAT. Se encontrarmos uma que não tenha sido, já era Shabbat lunar. 

6. Anos”: Depende dos dois, o sol marca a chegada da primavera com a cevada em AVIV em ISRAEL, assim como também é o sol quem determina as demais estações do ano... E a lua nova marca o ROSH HÁ’SHANA e a partir dela temos  as datas das MOADIM, o que temos traduzido em nossas Bíblias como Tempos determinados, Solenidades ou Festas fixas.

Observemos nos dois versos a seguir que quando se fala de um sinal é sempre algo visível.

Gên. 9:16 E estará o arco nas nuvens, e Eu o verei, para me lembrar do concerto eterno entre YHWH e toda a alma vivente de toda a carne que [ está ] sobre a terra.
Gên. 9:17 E disse YHWH a Noé: Este é o sinal do concerto que tenho estabelecido entre mim e toda a carne, que [ está ] sobre a terra.

Tempos (estações) determinados ou Festas Fixas (MOADIM): Vejamos agora mais evidências de que as MOADIM referidas em GÊN 1:14  não incluem, ou não é o mesmo que os SHABBATOT do 7º dia conforme muitos adeptos entendem lendo LEVÍTICO 23.
Podemos observar nos textos a seguir uma notável distinção dos dias de Shabbat do 7º dia, para os dias das luas novas e das Solenidades, (MOADIM).

Veja esses textos de; 1ª Crônicas em duas versões diferentes:


(Versão ARCA) I Crô. 23:30 E para estarem cada manhã em pé para louvarem e celebrarem ao UL; e semelhantemente à tarde 31 E para cada oferecimento dos holocaustos do YHWH, nos Sábados, (לַשַּׁבָּתוֹת LASHABÅTOT) nas luas novas, (לֶחֳדָשִׁים LECHODÅSHYM) e nas solenidades, (וְלַמֹּעֲדִים VËLAMOADYMpor conta, segundo o seu costume, continuamente perante YHWH :   (Podemos perceber total distinção nas palavras MOADYM e SHABBATOT.)

Mesmo texto, outra versão


(Versão AR) I Crô. 23:30 e de estarem cada manhã em pé para render graças e louvor ao YHWH, e semelhantemente à tarde. 31 e oferecerem continuamente perante YHWH todos os holocaustos, nos sábados, nas luas novas e nas festas fixas, segundo o número ordenado.

Agora em 2ª Crônicas

(Versão ARCA) II Crô. 31:3 Também estabeleceu a parte da fazenda do rei para os holocaustos, para os holocaustos da manhã e da tarde, e para os holocaustos dos Sábados, e das luas novas, e das solenidades; como [ está ] escrito na lei do YHWH.)...

Mesmo texto, outra versão


(Versão AR) II Crônicas 31:3 A contribuição da fazenda do rei foi designada para os holocaustos: os holocaustos da manhã e da tarde, e os holocaustos dos Sábados, das luas novas e das festas fixas, como está escrito na Lei do YHWH.


O dicionário e a tradução para a palavra MOED. Podemos observar que a palavra MOED, significa TEMPO DETERMINADO, e podemos  aplicar a situações comuns do dia a dia, e  sempre que as Escrituras usam esse termo para mencionar alguma das SOLENIDADES do ETERNO então torna-se MOAD, seja o sacrifício diário, seja o Shabbat Lev 23:2, ou seja as festas que são marcadas pela lua e o sol, de GÊN 1:14. Lev 23:4-37. Sal 104:19. Eze 46:9.

Lemos em Num 28:2-6: Dá ordem aos filhos de Israel, e dize-lhes: Da minha oferta, do meu manjar para as minhas ofertas queimadas, do meu cheiro suave, tereis cuidado, para mas oferecer a seu tempo determinado (:בְּמוֹעֲדוֹ BËMOADO:). 3 E dir-lhes-ás: Esta [ é ] a oferta queimada que oferecereis ao YAHÚ: dois cordeiros dum ano, sem mancha, cada dia, [em] contínuo holocausto. 4 Um cordeiro sacrificarás pela manhã, e o outro cordeiro sacrificarás de tarde: 5 E a décima           [ parte ] dum êfa [ de ] flor de farinha em oferta de manjares, misturada com a quarta [ parte ] dum him de azeite moído. 6 Este [ é ] o holocausto contínuo, instituído no monte Sinai, em cheiro suave, oferta queimada ao YAHÚ.

Podemos observar que no verso 2 de Núm 28, a palavra “BEMOADO” TEMPO DETERMINADO, refere-se ao sacrifício diário, então vemos que quando é referente às ordenanças do Eterno para com Ele então é MOAD mesmo não tendo nenhuma relação com a Lua, assim também como o Shabbat do sétimo dia em Lev 23:2 é chamado de MOAD (MOADEY) e não é determinado pela lua.

SHAVÚ, SHEV(B)Á, SHABBÁT, SÃO PALAVRAS INDISSOCIÁVEIS:


Se alguém falar Shavú ou Shavua, estará falando de sete, o mesmo ocorre  com shevá e Shabbat, portanto se tivermos mais de sete dias entre um Shabbat e outro quebrar-se à  a regra da Própria palavra.
Vou explicar melhor: Quando vemos que a palavra para semana no hebraico Shavua tem a sua raiz na palavra Shevá, que literalmente significa sete, (ou múltiplos de sete,) e que não diferentemente a palavra Shabbat também vem da mesma raiz, então entendemos que o ciclo semanal é de sete dias ininterruptos, porque assim como a palavra Shavua, está ligada ao sete, também o Shabbat o está, não ficando nenhuma margem para que possa haver mais de sete dias entre um Shabbat e outro!


Êxo 20:9-10 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, 10 Mas o sétimo dia [ é ] o Shabbat do YAHÚ teu UL: não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho...
 
Êxo 23:12 Seis dias farás os teus negócios, mas ao sétimo dia descansarás: para que descanse o teu boi, e o teu...
Êxo 31:15 Seis dias se fará obra, porém o sétimo dia [ é ] o Shabbat do descanso, santo ao YAHÚ; ...
Êxo 31:17 Entre mim e os filhos de Israel [ será ] um sinal para sempre: porque [ em ] seis dias fez o YAHÚ os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.
Êxo 34:21 Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás: na aradura e na sega descansarás.
Êxo 35:2 Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o Shabbat do repouso ao YAHÚ: ...
D
eu 5:13-14 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra,14 Mas o sétimo dia é o Shabbat do YAHÚ teu UL: não farás nenhuma obra [ nele ], nem tu, nem teu...

Em Êxo 31:17 vemos com clareza que a única referência para o Shabbat do sétimo dia é a semana da criação. Tudo o que  precisamos fazer é replicar o modelo exemplo, sempre depois de seis dias o sétimo é o Shabbat, as provas serão apresentadas no decorrer do estudo. 

FIM DO CAPÍTULO 1.

Continua no Cap. 2...

Próximo Artigo, o #4. Aqui! (continuação)
Artigo anterior, o #2. Aqui!
Artigo com o Estudo Completo Aqui!

Por Adoir F. de Oliveira 

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