Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #3
Vamos passar a limpo tudo o que nós lemos até agora, Nós podemos observar que o Criador trabalhou no 1º dia, No 2º dia, No 3º, No 4º, No 5º e no 6º dia, O 7º dia ele o abençoou e cessou, (descansou).
Há aqueles que afirmam que o 1º
dia passou a ser contado depois
do dia
4, somente
após a criação da lua, outros afirmam que a contagem começou somente
no dia
6, no dia em que o homem foi criado. Se assim for então ao considerarmos
aquele 6º
dia como o 1º na contagem dos tempos, de igual
modo o 7º
dia a partir de então foi o 1º
Shabbat para o homem e também o dia
sete do mês primeiro.
O resultado final não é alterado. E mesmo não considerando os Shabbatot
do 1º mês nos dias 7, 14, 21, e 28, ou até mesmo ignorando-os por completo,
quando chegarmos no livro de Êxo e Num, teremos dias 15 e também 21 e 22 não
Shabbat. E isso é o suficiente.
Há
aqueles que creem que os dias não foram dias literais, mas sim, um dia para um ano, ou até mesmo um milênio, já para outros cada dia representa
uma era, isso por acreditarem que para que tudo ficasse formado, precisaria de
mais tempo, e que seria impossível tantas coisas serem criadas em um único
dia. (Mas acredito que o verdadeiro motivo não é esse, e sim a
impossibilidade de ajustar o Shabbat lunar à semana da criação.)
No
entanto aquele que assim crer, parece não acreditar que o Criador é capaz de fazer a cada um dia a
obra que foi feita! E cá entre nós, Independentemente de ter sido anos,
milênios ou eras, o que importa!
Nós
devemos aplicar em dias literais,
portanto
não faz nenhuma diferença ou sentido tais pensamentos e afirmativas, o
que vale para nós são dias literais, pois é justamente esse o sentido da
semana da criação, nos dar um modelo exemplo para encontrarmos os 6 dias que são
de trabalhos e o 7º dia que é o dia de descanso/SHABBAT,
não
há nesse exemplo margem para o dia 30 do
mês, ser um dia de trabalho isolado e sozinho sem os outros 5 dias para
completar 6 dias de trabalho e o próximo ser o SHABBAT.
E
isso implica que no 1º Mês da
criação o 1º Shabbat
foi
no dia sete, e que
os demais Shabbatot
do
mês 1º, foram literalmente nos dias 14, 21 e 28, Seja
a contar do 1º dia da Criação, ou seja considerando o 1º dia quando o homem foi
criado, vejamos o gráfico a seguir.
Qualquer
outra data dada aos SHABBATOT
do 1º mês da
CRIAÇÃO, ou a inexistência deles por considerar que o homem não trabalhava no
Jardim do Éden, (ou outro motivo) não passam de meras conclusões INTERPRETATIVAS, ou
seja, aquele que assim afirmar, antes precisou ter elaborado no seu próprio coração, porque não está escrito.
Porém, se você crê que a contagem dos dias começaram no dia 4 quando a lua foi criada,
ou no dia 6 quando o homem foi criado, Se for assim, você deve aplicar aquela REGRA de
que nenhuma dessas datas 8, 15, 22 e 29 Pode não ter
sido SHABBAT. E
isso aplica-se à toda a história da humanidade, desde o início.
Vamos Analisar Gên 1:14 Fragmentando cada Palavra!
(Versão ARCA) Gên. 1:14 E disse YHWH : Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais (OTOT) e para tempos (ou estações) determinados (MOADIM) e para dias e anos.
1
e 2.
Vamos
analisar as palavras “Luminares e Eles” que
estão no plural, Quando fala luminares está se referindo ao sol e a lua, e
de igual modo também quando fala
eles
se
refere ao sol e a lua, nunca se referindo a apenas um dos astros.
3. “Sinais” (OTOT)
plural: Sinais
no plural são mais de um sinal, e como se está falando do sol e da lua, certamente
serão os sinais de ambos, como por exemplo: o sinal dado pelo sol com a chegada da
primavera marcando a cevada no estado de AVIV no Estado de Israel.
Esse
é o sinal dado pelo SOL para que se possa começar o ano, ok, o sinal do
sol já foi encontrado, agora para começar o ano só falta o sinal da Lua, (nunca esquecendo que sinal é
sempre algo visível...) muitos creem que a lua nova é
igual a lua nova do Papa, uma lua a 0% visível, ou seja, no dia da conjunção, e
que o dia em que a lua é avistada após o pôr do sol já seria o início do 2º dia
do mês, mas estudos apontam que a lua nova verdadeira é a 1ª Crescente visível,
então quando avistada logo após o pôr do sol decreta-se Rôsh Chodesh.
Obs. Jz. 20:38 E os homens de Israel tinham um sinal determinado (VËHAMOED) com a emboscada, que [ era ] fazerem levantar da cidade uma grande nuvem de fumo (fumaça).
Observe
que sempre um sinal é visível, mas
a ênfase aqui é para a palavra וְהַמּוֹעֵד (vëhamoed) para sinal determinado, e que pode se traduzir também para tempo determinado, tempo estabelecido, ou
até sinal do tempo marcado, ou
seja, Moed está
relacionado ao tempo e é determinado, marcado, combinado etc... Vejamos
na versão (BRASIL) Jz.
20:38
Os homens de Israel tinham
combinado com a emboscada que fizesse subir uma nuvem de fumo como sinal do tempo, 39 em que deviam voltar ao combate...
Vamos
ver agora outros exemplos de uso do termo Moed que
estão diretamente relacionados a um certo tempo que
foi determinado ou marcado mas
que nada tem a ver com nenhuma das Solenidades do Eterno, quer seja o Shabbat do sétimo dia citado em Gên 2:1-3 ou quer seja as Solenidades, as Festas fixas citadas em Gên 1:14, nem tampouco tem alguma relação com
a lua.
Gên 21:2 E concebeu Sara, e deu a Abraão um
filho na sua velhice, ao tempo determinado, (לַמּוֹעֵד LAMOED) que YAHÚ lhe tinha dito.
Êxo 9:4 E o YHWH fará separação entre o
gado dos israelitas, e o gado dos egípcios, para que nada morra de tudo o que
for dos filhos de Israel. Êxo
9:5 E o YHWH assinalou certo tempo (מוֹעֵד MOED), dizendo: Amanhã fará o YHWH esta cousa...
Êxo 9:6 E o YHWH fez esta cousa no dia seguinte...
4. “MOADYM” As Solenidades do Eterno são MOAD
ou
MOADIM no
plural já a palavra MOED
significa
qualquer tempo determinado.
Ex. O Criador determinou um tempo (lamoed) para Sarah dar a Luz Gên. 21:2, e assinalou certo tempo (MOED) dizendo: Amanhã fará o YHWH esta cousa... Êxo. 9:5. YAHÚ também estabeleceu um certo tempo determinado
que
conhecemos por Shabbat, o
mesmo quando mencionado em Lev 23:1-3 é
referido como uma “מוֹעֲדֵי
MOADEY” que
se difere ligeiramente do termo Moed
que
significa tempo determinado de
modo geral.
O
diferencial do termo MOADEY ou MOADÅY:
citado
em Lev 23:2 para referir-se ao Shabbat do sétimo dia no verso 3, em relação ao termo :בְּמוֹעֲדָם BËMOADÅM: ou MOADYM, citado
em Lev 23:4 para referir-se as demais Solenidades do Eterno que são mencionadas a partir do
verso 4 até o verso 37 de Lev 23, é que o termo MOADEY do verso 2 que se refere ao Shabbat é no singular, já o termo BËMOADÅM: ou MOADYM,
do
verso 4 que refere-se às demais Festas é no plural.
Aqui
entende-se a questão, em Gên 1:14 diz
que o sol e a lua seriam para marcar as, וּלְמוֹעֲדִים
ULËMOADYM (MOADYM) observe que em Gên 1:14 está no plural, e o mesmo
pluralismo repete-se somente no verso 4 de Lev 23, isso ocorre porque todas as Festas
que são marcadas pela lua e
pelo sol só
começam a serem mencionadas depois de Lev
23:4.
O
Shabbat do sétimo dia é sem dúvidas uma Solenidade do Eterno, por isso é uma MOAD, mas assim como YAHÚ o abençoou e o
Santificou primeiramente e separadamente em Gên 2:1-3 quando ainda não existia MOADIM, assim
também nos foi passada a instrução para guarda-lo, primeiramente e separadamente das demais Festas, em Lev 23:1-3. Essa é a razão de em Lev 23:37 depois de terminar de mencionar
todas as MOADIM,
então começa no verso 38
dizendo ALÉM dos SHABBATOT... É porque elas, as MOADIM versos
4-37 são ALÉM dos Shabbatot dos
versos 1-3, Portanto
aplica-se assim, (Lev 23:1-3 = Gên 2:1-3) e (Lev 23:4-37 = Gên 1:14).
5. “Dias”: O sol
faz, ele cria os dias, e a lua conta-os, faz a contagem... Agora Observe que
não fala das SHAVUOT, as SEMANAS, ou dos MESES, as LUAS... A lua Literalmente não marca as
semanas, não há nenhum vestígio nas Sagradas Escrituras para assim crermos.
Quanto
aos meses, a mesma palavra hebraica usada para meses
também
se usa para lua, a palavra é CHODESH,
(há
controversas) e
nos tempos antigos não se costumava dizer, por Ex: (daqui a um mês ou dois meses) e sim
se dizia: (daqui uma lua ou duas luas) e
assim por diante, este pode ser o motivo pelo qual não é mencionado a palavra
mês em Gên 1:14,
visto
que todos que seguimos o calendário
Lunissolar, bem sabemos que a lua marca sim os meses, ela é o próprio
mês, (CHODESH). Temos a confirmação em Num 28:11 E nos princípios dos vossos meses... E
fecha a confirmação em Num
28:14 ...este [ é ] o holocausto da lua nova de cada mês, segundo os meses do ano. (leia
na íntegra e confirme)

6. “Anos”: Depende
dos dois, o sol marca a chegada da primavera com
a cevada em AVIV em ISRAEL, assim como também é o sol quem determina as demais
estações do ano... E a lua nova marca o ROSH HÁ’SHANA e a partir dela temos as datas das MOADIM, o que temos traduzido em nossas
Bíblias como Tempos determinados, Solenidades ou Festas fixas.
Observemos
nos dois versos a seguir que quando se fala de um sinal é sempre
algo visível.
Gên. 9:16 E
estará o arco nas
nuvens, e Eu o verei, para
me lembrar do concerto eterno entre YHWH
e toda a alma vivente de toda a carne que [ está ] sobre a terra.
Gên. 9:17 E
disse YHWH a Noé: Este é o sinal do
concerto que tenho estabelecido entre mim e toda a carne, que [ está ] sobre a
terra.
Tempos
(estações) determinados ou Festas Fixas (MOADIM):
Vejamos
agora mais evidências de que as MOADIM referidas em GÊN 1:14 não
incluem, ou não é o mesmo que os SHABBATOT
do 7º dia conforme muitos adeptos entendem
lendo LEVÍTICO 23.
Podemos observar nos textos a
seguir uma notável distinção dos
dias de Shabbat do 7º dia,
para
os dias das luas novas e das Solenidades, (MOADIM).
Veja esses textos de; 1ª Crônicas em duas versões diferentes:
(Versão ARCA) I
Crô. 23:30 E para estarem cada manhã em pé para louvarem e celebrarem ao
UL; e semelhantemente à
tarde 31 E para cada oferecimento dos
holocaustos do YHWH, nos
Sábados, (לַשַּׁבָּתוֹת LASHABÅTOT) nas luas novas, (לֶחֳדָשִׁים LECHODÅSHYM) e nas solenidades, (וְלַמֹּעֲדִים VËLAMOADYM) por conta, segundo o seu costume,
continuamente perante YHWH : (Podemos
perceber total distinção nas palavras MOADYM e SHABBATOT.)
Mesmo texto, outra versão
(Versão
AR) I Crô. 23:30 e de estarem cada manhã em pé para render graças e louvor
ao YHWH, e semelhantemente à
tarde. 31 e oferecerem continuamente perante YHWH
todos os holocaustos, nos
sábados, nas luas novas e nas festas fixas, segundo o número ordenado.
Agora em 2ª Crônicas
(Versão
ARCA) II Crô. 31:3 Também estabeleceu a parte da
fazenda do rei para os holocaustos, para os holocaustos da manhã e da
tarde, e para os holocaustos dos Sábados, e das luas novas, e
das solenidades; como [ está ] escrito na lei do
YHWH.)...
Mesmo texto, outra versão
(Versão
AR) II Crônicas 31:3 A contribuição da fazenda do rei
foi designada para os holocaustos: os holocaustos da manhã e da tarde, e os holocaustos dos Sábados, das luas novas e
das festas fixas, como
está escrito na Lei do YHWH.
O
dicionário e a tradução para a palavra MOED. Podemos
observar que a palavra MOED,
significa
TEMPO DETERMINADO, e
podemos aplicar a situações comuns do
dia a dia, e sempre que as Escrituras
usam esse termo para mencionar alguma das SOLENIDADES
do ETERNO
então torna-se MOAD,
seja
o sacrifício diário, seja o Shabbat Lev 23:2, ou seja as festas que são marcadas pela lua e o sol, de GÊN 1:14. Lev 23:4-37. Sal 104:19. Eze
46:9.
Lemos
em Num 28:2-6: Dá ordem aos filhos de Israel, e
dize-lhes: Da minha oferta, do meu manjar para as minhas ofertas queimadas, do
meu cheiro suave, tereis cuidado, para mas oferecer a seu tempo determinado (:בְּמוֹעֲדוֹ BËMOADO:). 3 E dir-lhes-ás: Esta [ é ] a oferta
queimada que oferecereis ao YAHÚ: dois cordeiros dum ano, sem mancha, cada dia, [em] contínuo
holocausto. 4 Um cordeiro sacrificarás pela manhã, e o outro cordeiro sacrificarás de tarde: 5 E a décima [ parte ] dum êfa [ de ] flor de
farinha em oferta de manjares, misturada com a quarta [ parte ] dum him de
azeite moído. 6 Este [ é ] o holocausto contínuo, instituído no monte Sinai, em
cheiro suave, oferta queimada ao YAHÚ.
Podemos
observar que no verso 2
de Núm 28, a
palavra “BEMOADO” TEMPO
DETERMINADO,
refere-se
ao sacrifício diário, então vemos que quando é referente às ordenanças do
Eterno para com Ele então é
MOAD mesmo não tendo nenhuma relação com
a Lua, assim também como o Shabbat do
sétimo dia em Lev 23:2 é chamado de MOAD
(MOADEY) e
não é determinado pela lua.
SHAVÚ, SHEV(B)Á, SHABBÁT, SÃO PALAVRAS INDISSOCIÁVEIS:
Se
alguém falar Shavú
ou
Shavua,
estará
falando de sete,
o
mesmo ocorre com shevá
e
Shabbat,
portanto
se tivermos mais de sete dias
entre
um Shabbat
e outro quebrar-se à a regra da Própria palavra.
Vou
explicar melhor: Quando vemos que a palavra para semana no hebraico Shavua tem
a sua raiz na palavra Shevá, que
literalmente significa sete, (ou múltiplos de sete,) e que não diferentemente a
palavra Shabbat
também vem da mesma raiz, então entendemos que o ciclo semanal é de sete
dias ininterruptos,
porque assim como a palavra Shavua, está ligada ao sete, também o Shabbat o
está, não ficando nenhuma margem para que possa haver mais de sete
dias entre
um Shabbat e
outro!
Êxo 20:9-10 Seis
dias trabalharás,
e farás toda a tua obra, 10 Mas o sétimo dia [ é ] o Shabbat do YAHÚ teu UL: não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho...
Êxo 23:12 Seis
dias farás
os teus negócios, mas ao sétimo
dia descansarás:
para que descanse o teu boi, e o teu...
Êxo 31:15 Seis dias se
fará obra, porém o sétimo
dia [ é ] o Shabbat do descanso, santo ao YAHÚ; ...
Êxo 31:17 Entre mim e os filhos de Israel [
será ] um sinal para sempre: porque [ em ] seis dias fez o
YAHÚ os céus e a terra, e ao sétimo
dia descansou, e restaurou-se.
Êxo 34:21 Seis
dias trabalharás,
mas ao sétimo dia descansarás: na aradura e na sega descansarás.
Êxo 35:2 Seis
dias se
trabalhará, mas o sétimo dia vos
será santo, o Shabbat
do repouso ao YAHÚ: ...
D
eu 5:13-14 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra,14 Mas o sétimo dia é o Shabbat do YAHÚ teu UL: não farás nenhuma obra [ nele ], nem tu, nem teu...
eu 5:13-14 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra,14 Mas o sétimo dia é o Shabbat do YAHÚ teu UL: não farás nenhuma obra [ nele ], nem tu, nem teu...
Em Êxo 31:17 vemos
com clareza que a única referência para
o Shabbat
do sétimo dia é a semana
da criação. Tudo o
que precisamos fazer é replicar o modelo
exemplo, sempre depois de seis dias o sétimo
é o Shabbat, as
provas serão apresentadas no decorrer do estudo.
FIM DO CAPÍTULO 1.
Artigo anterior, o #2. Aqui!
Artigo com o Estudo Completo Aqui!
Por Adoir F. de Oliveira
IMPORTANTE:
Parte
das
imagens utilizadas neste estudo foram extraídas da internet e as vezes não é
possível ou é difícil de encontrar o proprietário(a) das mesmas, então caso
você seja o autor/proprietário de uma ou mais imagens utilizadas neste estudo e
deseja que sua imagem seja removida favor entrar em contato pelo facebook https://www.facebook.com/adoir.francisco
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