Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #6.
O povo partiu de Remesses e fez sua
primeira parada em sucot, desde então YAHÚ sempre viajara com eles Tanto de
noite quanto de dia.
Êxo 15:22 Depois fez Moshê partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao
deserto de Sur: e andaram três dias no deserto, e não acharam água.
Êxo 15:23 Então chegaram a Mara; mas não
puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas: por isso chamou-se o seu
nome Mara.
Êxo
15:25 E [ ele ] clamou ao YAHÚ, e
YAHÚ mostrou-lhe um lenho que lançou nas águas, e as águas se tornaram
doces: ali lhes deu estatutos e uma ordenação, e ali os provou.
Êxo 15:26 E disse: Se ouvires atento a voz do
YAHÚ teu UL, e obrares o [que é]
reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e
guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque
eu [ sou ] o YAHÚ que te sara. (
JHVH-Raphá )
Vimos no verso 25 que quando o povo
estava em Mara receberam Ordenação
e
Estatutos, e que foram provados, (isto é,
postos à prova) também no verso 26 temos a recomendação do Pai para que eles
inclinassem seus ouvidos aos seus Mandamentos
e que guardassem todos os seus
Estatutos.
Nesses versos parece não ficar bem
claro se o mandamento para ficar onde estavam no Shabbat foi dado ali em Mara,
porém tudo se esclarece quando lemos Êxo 16:4-5 e também Êxo 16:25-30, Leiamos:
Êxo 16:4 Então disse YAHÚ a Moshê. Eis que
vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu veja se anda em minha LEI
ou não.
Êxo 16:5 E acontecerá, ao sexto dia, que prepararão o que colherem: e será o dobro do que colhem cada dia.
Note no verso 4 que ao YAHÚ falar que faria chover pão do céu
o qual o povo deveria colher cada dia a porção para cada dia, seria para YAHÚ ver se o povo andava na sua LEI, mas que LEI? Ora, o único momento em que o Pai
deu Mandamentos e Estatutos ao povo foi quando eles estavam em Mara, também
vemos no verso 5 na mesma ordem sobre o MANÁ, que ao sexto
dia deveriam colher pão em dobro, isso
porque o sétimo
dia é o Shabbat, e o Maná serviria de prova para ver se o povo obedecia a LEI, Lei essa que já havia sido dada ao
povo em Mara bem antes do dia 15 do segundo mês. Vejamos agora como o texto se
completa:
Êxo
16:25 Então disse Moshê: Comei-o hoje, porquanto hoje
é o Shabbat do YAHÚ: hoje não o achareis no campo.
Êxo
16:26 Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia [ é ] o Shabbat; nele não haverá.
No verso 25-26 observa-se que a
narrativa é do dia do 1º Shabbat depois do dia 15/02 e somente nesse dia Moshê
usa pela primeira vez o termo “seis dias o colhereis”, isso se da porque já
é Shabbat, e não há mais o risco de o povo errar o Shabbat ao contar seis
dias a partir de então e ao sexto colher
pão em dobro, (isso é: para dois dias) porque o sétimo é Shabbat.
Note que até mesmo YAHÚ usou a
expressão sexto
dia em Êxo 16:5, isso é porque no dia
15 quando YAHÚ falou à Moshê; ...ao sexto dia... Estava se referindo ao sexto
dia de trabalho e não ao sexto
dia a partir do dia 15, pois aquele
dia 15 já era pelo menos o 1º dia de trabalho e o próximo Shabbat foi no máximo dia 21.
Êxo 16:01-02 é claro o suficiente
para qualquer leigo entender que o povo viajou naquele dia 15, e não importa a
hora, se foi de noite ou de dia, o certo é que foi dia 15/02, e se o povo
viajou YAHÚ viajou, e se ambos viajaram não era Shabbat, mas sim, já pelo menos
o primeiro dia de trabalho visto que a ordem de ficar onde estavam no Shabbat
já havia sido dada quando estavam em Mara.

Isso nos garante que nos tempos do deserto em um mês que os Shabbatot coincidiram com os dias 8, 15, 22 e 29, o dia seguinte ao dia 29 era o 1º dia do Maná e 1º da semana em mais um ciclo de seis dias de Maná e o 7º era o Shabbat.
Considerando um mês de 30 dias o primeiro Shabat do mês seguinte era dia seis, assim mostram as evidencias.
Êxo 16:27 E aconteceu ao sétimo dia, que [ alguns ] do povo saíram para
colher, mas não o acharam. Êxo 16:28 Então disse YAHÚ a Moshê: Até
quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas Leis?
Conforme
já mencionado, o Maná serviria para o Pai
provar se o
povo iria obedecer os seus Mandamentos e Leis, isso lemos em Êxo 16:4 Então disse YAHÚ a Moshê. Eis que
vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá
cada dia a porção para cada dia, para
que eu veja se anda em minha LEI ou não. Confirmando o que diz em: Êxo
15:25 ...ali lhes deu estatutos e uma ordenação, e ali os provou.
E nós podemos ver Êxo 16:27 que
alguns do povo transgrediram essa Lei ao saírem naquele Shabbat
do sétimo dia para colher o Maná, por isso que no verso 28 YAHÚ está cobrando a Moshê o porquê eles
recusaram a guardar seus Mandamentos e Leis.
Isso se da porque o Pai já havia dado essa ordem para o
povo ficar onde estava no dia de Shabbat, do contrario YAHÚ não cobraria isso, pois se não
teria ordenado ainda, logo não existiria Lei, Lei essa dada quando o povo estava em
Mara, bem antes do dia 15/02.
Há quem diz que a festa da lua nova
só veio tempos depois do deserto com o rei Shaul, contudo isso em nada altera o
ciclo semanal.
Êxo 16:29 Vede, visto que o YAHÚ vos deu o Shabbat, por isso ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, que
ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.
Observe que no sexto
dia o povo colhia Pão somente para dois
dias, o 6º e o dia seguinte que era o
Shabbat, não era para 3 ou 4 dias, sendo
o dia 1º, ou os dias 30 e 1º (Rôsh Chodesh) em um mês de 30 dias com Shabbat
dia 29, nem tampouco colhiam Maná por mais de seis
dias, em
uma suposta semana prolongada, onde o povo pudesse colher Maná desde o dia 30
até o dia 7 somando 8 dias, e no dia 7 ainda colher pão em dobro.
Repito
que só existe uma ordem, Êxo
16:26 Seis dias o colhereis,... e
então reforça a ordem
dada
para que ninguém saísse no 7º dia, conforme dito quando estavam em Mara: Êxo 15:25 ...ali lhes deu estatutos e uma ordenação, e ali
os provou.
Êxo 16:30 Assim repousou o povo no sétimo
dia.
Quando
diz que o povo repousou naquele 7º dia, não está dizendo que aquele foi o 1º
Shabbat que foi guardado, mas sim que repousaram após terem sido advertidos por
terem transgredido a Lei, o Mandamento, e não terem passados na
prova já no 1º Shabbat com o Maná.
Existem
adeptos que defendiam a todo custo que no dia 15/02 o povo havia guardado o Shabbat, mas tempos depois ao verem que o
texto de Êxo 16:1-2 é gritante em dizer que o povo viajou naquele dia 15/02,
então mudaram sua versão e agora defendem que o 1º Shabbat guardado foi no dia 22/02. Contudo
ainda seguem cometendo o mesmo erro ao afirmarem que o povo descansou no dia
15/03 em Refidim próximos ao Sinai, e que viajaram somente ao pôr do
sol. Fato relatado em Êxo 19:1-2.
Sei
que às vezes sou um tanto repetitivo mas isso se faz necessário, porque nós
temos duas opções, a primeira é repetir quanta
vezes for necessário e tornar um texto compreensível, e a segunda é não
repetir, mas para isso o leitor precisa ficar voltando algumas páginas para
conferir alguns textos citados, ou conferir nas Sagradas Escrituras, sendo
assim é mais prático ao leitor a primeira opção.
Sem
mais delongas vamos retomar de onde estávamos no nosso passo a passo após a
saída do Egito rastreando o Shabbat lunar.
Êxo 15:27 Então vieram a Elim, e [havia] ali doze fontes d'água e
setenta palmeiras: e
ali se acamparam junto das águas.
Precisamos analisar com bastante atenção o texto que acabamos de ler em Êxo 15:25-27, após terem recebido os Mandamentos em Mara o povo acampou em Elim, e observe que ali havia água e sombra (palmeiras) então embora o texto não nos revela, podemos estar certos de que não viajaram até Elim em um Shabbat, mas que certamente já com os estatutos do Pai, em Elim passaram o Shabbat acampados.
Precisamos analisar com bastante atenção o texto que acabamos de ler em Êxo 15:25-27, após terem recebido os Mandamentos em Mara o povo acampou em Elim, e observe que ali havia água e sombra (palmeiras) então embora o texto não nos revela, podemos estar certos de que não viajaram até Elim em um Shabbat, mas que certamente já com os estatutos do Pai, em Elim passaram o Shabbat acampados.
Após
fazermos essa profunda análise sobre a saída do Egito, encerraremos esse
capítulo dois respondendo mais algumas perguntas.
Existe
um texto nas Escrituras que devido a estar com erro de tradução em algumas
versões, acaba levando muitos a cometerem erros no que diz respeito a hora da
saída do povo da terra do Egito, é por causa desse verso que quando associado a
outro, alguns acabam acreditando que o povo só saiu do Egito ao pôr do sol do
dia 15/01.
O outro verso em questão é Êxo 12:22 ...porém
nenhum de vós saia
da porta da sua casa até à manhã. E
assim creem que saíram somente ao pôr do sol do dia 15/01, e esse erro grotesco
acaba servindo como base para a crença no Shabbat lunar, pois alguns creem que
eles guardaram o Shabbat naquele dia, já outros usam como escape em algumas
datas que deveria ser Shabbat mas que o povo viajou, então dizem, “eles
viajaram a tardinha depois do Shabbat”.
O
verso principal que falo é Deu
16:6 ( Versão NTLH ) 5-6 Os animais oferecidos em sacrifício na Páscoa deverão ser mortos
em um lugar só, isto é, no lugar de adoração escolhido pelo -- (YAHÚ), nosso --
(UL). Em nenhum outro lugar da terra que YAHÚ lhes está dando, vocês poderão
matar os animais. Matem os animais ao pôr-do-sol, pois foi nessa hora que vocês saíram do Egito.
Devemos
ficar atentos porque trata-se de erro de tradução, o correto é; matem ao pôr do sol ao “TEMPO DETERMINADO” da saída do
Egito, o verso 6 está se referindo à celebração da Pêssach ao
pôr do sol do dia 14 para 15, a palavra usada no hebraico é “מוֹעֵד
MOED” (H4150
no Strong) isso
é, ao seu “tempo determinado de
ano em ano”. Não
está dizendo que saíram ao pôr do sol, mas que celebrem a Pêssach nessa hora e
data.
Veja
algumas versões. (NVI) ...Ali vocês oferecerão o sacrifício da Páscoa à tarde, ao
pôr-do-sol, na data da sua partida do Egito.
(Versão TNM) ...[ é que ] deves sacrificar a páscoa, à noitinha, assim que se pôr
o sol, no tempo designado da tua saída
do Egito.
Quanto
a Êxo 12:22 já vimos que a ordem para ficarem dentro de suas casas até ao dia
seguinte foi quebrada pelo próprio Pai devido aos acontecimentos daquela noite
de 14 para 15 que acabou forçando o povo a partir imediatamente.
Êxo 12:30 E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus
servos, e todos os egípcios;... 31 Então chamou a Moshê e a Aarão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós
como os filhos de Israel; e
ide, servi ao YAHÚ,...
Êxo 12:33 E os egípcios apertavam
ao povo, apressando-se para lançá-los da terra;... Êxo 12:37 Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés
para Sucote,... Êxo 12:42 Esta noite se guardará ao YAHÚ, porque [nela] os tirou da terra do Egito: esta [ é ] a noite do YAHÚ, que devem guardar todos os
filhos de Israel nas suas gerações.
(Eles Literalmente saíram do Egito na madrugada do dia 14 para 15/01).
Fim do Segundo Capítulo!
Continua...
Próximo Artigo, o #7 Aqui! (Continuação)
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Artigo com o Estudo Completo Aqui!
Por Adoir F de Oliveira
IMPORTANTE:
Parte das imagens utilizadas neste estudo foram extraídas da internet e as vezes não é possível ou é difícil de encontrar o proprietário(a) das mesmas, então caso você seja o autor/proprietário de uma ou mais imagens utilizadas neste estudo e deseja que sua imagem seja removida favor entrar em contato pelo facebook https://www.facebook.com/adoir.francisco
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