Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #4.
A saída dos Israelitas da terra do Egito:
Esse evento nos revela muita coisa, para isso basta darmos uma boa analisada nas Sagradas Escrituras no livro do Êxodo a partir do capítulo 11.
Se
observarmos cada palavra no seu devido contexto sem fazer uso de nenhum texto torcido,
texto fora de contexto,
texto isolado, texto ignorado nem
tampouco fazermos uso de uma boa dose de achismo
como
fazem alguns, então poderemos entender facilmente que em nenhum momento as
Sagradas Escrituras nos abre margem para que entendamos que o Shabbat possa ser
fixo nos dias 8, 15, 22 e 29
de
cada mês.
Obviamente
não posso escrever todos os capítulos e versículos do livro do Êxodo, porém,
citarei todos os versículos necessários para que tenhamos uma ampla visão de
tudo o que nos revela o Livro Sagrado sobre a saída do Egito e também durante o
tempo do deserto.
Mas
para que não se passa nada despercebido quero lhe fazer uma recomendação, leia
Todo o livro do Êxodo aí na sua Bíblia, porque eu quero que você esteja seguro
de que nenhum verso importante tenha ficado sem ser mencionado, pois é assim
que alguns adeptos fazem, analisam somente o que lhes convém, e assim mesmo
precisam torcer os textos para tentarem, eu disse tentarem justificar seus
ideais.
Podemos
ler em
Êxodo 11:1 E YAHÚ disse a Moshê: Ainda
uma praga trarei sobre Faraó, e sobre o Egito: depois vos deixará ir daqui: e, quando [ vos ] deixar ir
totalmente, a toda a pressa vos lançará daqui.
Preste
atenção que YAHÚ, ordena à Moshê (Moisés)
que saia com o povo imediatamente e de pressa, no
primeiro momento em que Faraó deixasse
eles saírem do Egito.
Em Êxo 11:2 -3 Fala agora aos ouvidos do povo, que
cada varão peça ao seu vizinho, e cada mulher à sua vizinha, vasos de prata e
vasos de ouro. 3 E YAHÚ deu graça ao povo aos olhos
dos egípcios; também o varão Moshê [era] mui grande na terra do Egito, aos
olhos dos servos de Faraó, e aos olhos do povo.
Este
evento de o povo sair e pedir os vasos de prata e de ouro aos Egípcios
aconteceu somente durante aquela noite de 14 para 15 no momento em que os
Egípcios estavam mui bravos com os Israelitas, então eles davam o que pediam
para que saíssem logo.
Êxo 11:4 Disse mais Moshê: Assim YAHÚ tem
dito: À meia-noite eu sairei pelo meio do Egito; 5 e todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de
Faraó, que se assenta com ele sobre o seu trono, até ao primogênito da serva
que [ está ] detrás da mó, e todo o primogênito dos animais. 6 e haverá grande clamor em toda a terra do Egito, qual nunca houve
semelhante e nunca haverá;
Êxo 11:7 Mas contra todos os filhos de
Israel nem ainda um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais,
para que saibais que o YAHÚ fez diferença entre os egípcios e os israelitas.
Êxo 11:8 Então todos estes teus servos descerão a mim, e se inclinarão diante de mim,
dizendo: Sai tu, e todo o povo que te segue as pisadas; e depois eu sairei. E
saiu de Faraó em ardor de ira.
Neste
momento Moshê (Moises) está dizendo à Faraó o que o Pai mandou que lhe falasse,
e nós podemos observar que no verso 4 deixa bem claro que a hora em que os
primogênitos seriam mortos seria a
meia noite, no
verso 6 diz que haveria grande clamor em toda terra do Egito devido a morte dos
primogênitos, e após, já no verso 8, então vemos que Moshê diz que todos os servos de Faraó desceriam até ele e então diriam: Sai tu e todo o povo que te segue as
pisadas, e
também afirma; E depois eu sairei.
Conforme
podemos ler a seguir nos versos 9 e 10, Faraó mesmo com o aviso do quão
terrível seria a décima praga, não deixou o povo sair.
Êxo 11:9 O YAHÚ dissera a Moshê: Faraó vos
não ouvirá, para que as minhas maravilhas se multipliquem na terra do Egito. 10 E Moshê e Aarão fizeram todas estas maravilhas diante de Faraó; mas o
YAHÚ endureceu o coração de Faraó, que não deixou ir os filhos de Israel da sua
terra.
Em
Êxodo 12:1-2 nos temos o relato do Eterno instruindo Moshê e Aarão sobre o
primeiro mês do ano.
Êxo 12:1 E falou YAHÚ a Moshê e a Aarão na
terra do Egito, dizendo: 2 Este mesmo mês vos [ será ] o princípio dos meses: este vos [ será ] o
primeiro dos meses do ano.
Do
verso 3 ao 5 nós temos Moshê e Aarão sendo instruídos pelo Pai sobre como separar o cordeiro no dia
10 para sacrifica-lo no dia 14.

A
tarde do dia 14 a qual se refere o verso 6, tudo indica que é ao término do dia
14 ao pôr do sol, e já se iniciando o dia 15, e a noite é a do dia 14 para 15.
Êxo 12:11 Assim pois o comereis: Os vossos
lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão: e o
comereis apressadamente: esta [ é ] a Pêssach do YAHÚ.
Êxo 12:12 E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos
animais; e sobre todos os elohás (deuses) do Egito farei juízos: Eu sou o YAHÚ.
Claramente
podemos observar que o Pai está falando daquela mesma noite, antes da parte
clara do dia 15.
Êxo 12:13 E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que [ estiverdes ]; vendo eu sangue, passarei por cima de
vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do
Egito.
Êxo 12:14 E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao YAHÚ: nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.
Veja
que YAHÚ está
falando que aquele dia será por memória e deverá ser celebrado no futuro, nos
anos vindouros, e não que aquele mesmo dia estaria sendo celebrado algo, pois
aquele dia era o acontecimento do fato o qual deveria ser celebrado, e não a
celebração.
Êxo 12:15 Sete dias comereis pães asmos: ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas
casas; porque qualquer que comer [pão] levedado, desde o primeiro até ao sétimo
dia, aquela alma será cortada de Israel.
A
ordem de tirar o fermento das casas e de não comer alimento levedado desde o
primeiro dia até o sétimo, isso do dia 15 ao dia 21 do mês primeiro de cada
ano, provavelmente não era só para depois que o povo chegasse à terra
prometida, mesmo o povo no deserto se alimentando com o Maná, também temos relato de pães ázimos no 2º ano, Lev 8:2 Toma a Aarão e a seus filhos com
ele,... ...e o cesto dos [ pães ] asmos.
Assim
também podemos entender que tinham fermento no deserto, e a celebração era
feita todos os anos.
Êxo 12:16 E ao primeiro dia [ haverá ] santa convocação: também ao sétimo
dia tereis santa convocação: nenhuma obra se fará neles, senão o que cada alma houver
de comer; isso somente aprontareis para vós.
No
dia 15, o primeiro dos ázimos é um dia solene, também o dia 21, o último dos
ázimos é solene, reparem bem que tanto no dia 15 como no dia 21 pode-se
preparar o alimento, e bem sabemos que todos devemos comer pães ázimos, então a
pergunta aos adeptos é; como se prepara o pão ázimo, com ou sem fogo? E se dia
15 é Shabbat do sétimo dia, então é proibido fazer fogo, no entanto pode-se
cozinhar, será que dia 15 é Shabbat do sétimo dia mesmo? (a Septuaginta não diz "o que comer", mas
aquilo que cada um é obrigado a fazer)
Observe
no gráfico a baixo (modelo do Shabbat lunar) que o dia Solene é dia 21 e não dia 22 como no mês sete, já quebrando
aquela regra do argumento utilizado pelos adeptos de que a semana deve ser inteira, logo então não deveria ser
considerada inteira para a contagem do Ômer.
Pois
como o dia 30 é um dia de trabalho porém não tem os outros 5 dias para
completar os seis dias de trabalho e descansar no sétimo, isso devido ao fato
de se considerar o dia primeiro do mês (lua nova) um dia que não se deve
trabalhar, então espera-se passar o Rôsh Chodesh para só então começarem a
contagem do primeiro dia de trabalho no dia 2 do mês. (há quem diz que a festa
da lua nova não é mandamento e sim costume criado pelos reis), todavia a lua nova pode cair a qualquer dia
da semana.
Êxo 12:17 Guardai pois a [ festa ] dos pães asmos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do
Egito: pelo que guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.18 No primeiro [ mês ], aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães
asmos até vinte-e-um do mês à tarde.
Quando o Pai diz: porque naquele
mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do
Egito, Ele está dizendo que tirou o povo do Egito no dia 15 e não somente após
o pôr do sol já no dia 16 conforme muitos afirmam para dizerem que guardaram
Shabbat naquele dia.
O povo Israelita só passou a
guardar o Shabbat depois que receberam Mandamentos e Estatutos quando estavam
em Mara.
Em
Êxo 12:19-20 nós temos instruções sobre os pães ázimos. Já em Êxo 12:21 Chamou
pois Moshê (Moisés) a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e
tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a Pêssach.
Êxo 12:22 Então tomai um molho de hissopo, e
molhai-o no sangue que estiver na bacia, e lançai na verga da porta, e em ambas
as ombreiras, do sangue que [ estiver ] na bacia; porém nenhum de vós saia
da porta da sua casa até à manhã.
Aqui
no final do verso 22 nós temos uma frase que
causa muitas controversas, e para que possamos entende-la necessário é que
leiamos com bastante atenção pelo menos até o capítulo 14 deste livro do Êxodo.
A
frase é essa: (porém
nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã). A
maioria das pessoas que estudam essa passagem, acabam cometendo o mesmo erro de
interpretação, principalmente entre os adeptos ao Shabbat Lunar, quando alguns
ao lerem esse texto entendem que o povo
ficou lá na terra do Egito até o final do dia 15 guardando o Shabbat, e que só
saíram após o pôr do sol.
Alguns
tentam justificar o Shabbat no dia 15 mas se esquecem que naquele dia 15 o povo
hebreu ainda estava sendo liberto da escravidão, e ao que indica ainda não guardavam
o Shabbat, chegam cometer o erro de pegarem o texto do livro (Evangelho) de Jo 19:31 Os Yahudim (judeus), pois, para que
no Shabbat não ficassem os corpos no madeiro, visto como era a preparação [pois era grande o dia de Shabbat], rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.
E ao
lerem esse verso 31 onde está narrando um fato do dia da morte do Mashiach e se
referindo ao dia seguinte que era um Shabbat (detalhe, não do sétimo dia, mas do primeiro dia dos ázimos que
é um dia Solene) e aplicam lá no passado, no dia
da saída do Egito, e querem dizer que aquele dia foi Shabbat, e por isso acabam
afirmando que o povo passou o dia repousando na terra do Egito, e esse é o
motivo de acreditarem que o povo não saiu de dentro de suas casas naquela noite
de 14 para 15 daquele mês primeiro.
Mas o
segredo dessa frase é que essa ordem dada por YAHÚ para
ficarem em suas casas até o dia seguinte (à manhã), tudo indica que ela foi
quebrada pelo próprio Criador. Vamos acompanhar as evidencias nos próximos
parágrafos.
Do
Êxo 12:23-27 fala do sinal do sangue nas
portas e também que o povo deveria guardar aquela data e falar para os seus
filhos o propósito dela. (não deixe de ler aí em sua Bíblia os versos que não cito aqui, para que entendamos tudo).
Êxo 12:28 E foram os filhos de Israel, e
fizeram [ isso ]: como o ordenara YAHÚ a Moshê e a Aarão, assim fizeram.29 E aconteceu, à
meia-noite, que o YAHÚ feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o
primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo
que [ estava ] no cárcere, e todos os primogênitos dos animais.
No verso 29 vemos que naquela noite de 14 para
15 a meia noite, todos os primogênitos do Egito foram feridos de morte.
Êxo 12:30 E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus
servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não [ havia
] casa em que não
[houvesse] um morto.

Observemos
a clareza dos versos 30-31 ao afirmarem
que Faraó e todos os Egípcios levantaram ainda de noite logo após perceberem
que os primogênito haviam sido feridos de morte, e que chamou Moshê e Aaron
também ainda de noite, e Faraó disse, levantai-vos
e
assim os expulsaram da terra do Egito imediatamente naquela mesma noite do dia
14 para 15.
Podemos ver que a narrativa é de Faraó falando
com Moshê e Aaron em um momento logo após ele e os Egípcios terem percebido a
morte dos seus primogênitos, tendo passado apenas o tempo necessário para que Faraó os chamassem, o
fato de Faraó tê-los chamado não significa necessariamente que
eles foram até Faraó, existem relatos de que Faraó é
que foi até eles e chegando os chamou.
O
termo levantai-vos do verso 31 tanto pode estar se
referindo a Moshê e Aaron no sentido de, “levanta-te
sai daqui”, como
aos demais Israelitas que naquela hora talvez dormiam e que deveriam se levantar para
partirem imediatamente.
Neste
momento nós vemos o cumprimento do que diz Êxodo 11:1 ...e, quando [ vos ] deixar ir totalmente, a toda a pressa vos lançará
daqui.
Por
isso foi dada essa ordem em: Êxo 12:11 Assim pois o comereis: Os vossos
lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão: e o
comereis apressadamente: ...
E
também Êxo 11:8 Então todos estes teus servos descerão a mim, e se inclinarão diante de mim,
dizendo: Sai tu, e todo o povo que te segue as pisadas; e depois eu sairei...
Eles
deveriam estar prontos para partirem apressadamente a qualquer momento, assim
que Faraó os deixasse ir totalmente então eles deveriam fazer aquilo que o Pai havia ordenado em Êxo 11:2 -3 Fala agora aos ouvidos do povo, que
cada varão peça ao seu vizinho, e cada mulher à sua vizinha, vasos de prata e
vasos de ouro...
Os
servos de Faraó e também os Egípcios foram até os Israelitas, foi aí então
nesse momento que eles pediram os vasos de prata e ouro conforme o Pai
ordenara.
Continua...
Próximo Artigo, o #5. Aqui! (continuação)
Artigo, anterior o #3. Aqui!
Artigo com o Estudo Completo Aqui!
Por Adoir F. de Oliveira
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das
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possível ou é difícil de encontrar o proprietário(a) das mesmas, então caso
você seja o autor/proprietário de uma ou mais imagens utilizadas neste estudo e
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