A Saída dos Israelitas da Terra do Egito!

Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #4.










A saída dos Israelitas da terra do Egito:

Esse evento nos revela muita coisa, para isso basta darmos uma boa analisada nas Sagradas Escrituras no livro do Êxodo a partir do capítulo 11.

Se observarmos cada palavra no seu devido contexto sem fazer uso de nenhum texto torcido, texto fora de contexto, texto isolado, texto ignorado nem tampouco fazermos uso de uma boa dose de achismo como fazem alguns, então poderemos entender facilmente que em nenhum momento as Sagradas Escrituras nos abre margem para que entendamos que o Shabbat possa ser fixo nos dias 8, 15, 22 e 29 de cada mês.

Obviamente não posso escrever todos os capítulos e versículos do livro do Êxodo, porém, citarei todos os versículos necessários para que tenhamos uma ampla visão de tudo o que nos revela o Livro Sagrado sobre a saída do Egito e também durante o tempo do deserto.

Mas para que não se passa nada despercebido quero lhe fazer uma recomendação, leia Todo o livro do Êxodo aí na sua Bíblia, porque eu quero que você esteja seguro de que nenhum verso importante tenha ficado sem ser mencionado, pois é assim que alguns adeptos fazem, analisam somente o que lhes convém, e assim mesmo precisam torcer os textos para tentarem, eu disse tentarem justificar seus ideais.

Podemos ler em Êxodo 11:1 E YAHÚ disse a Moshê: Ainda uma praga trarei sobre Faraó, e sobre o Egito: depois vos deixará ir daqui: e, quando [ vos ] deixar ir totalmente, a toda a pressa vos lançará daqui.

Preste atenção que YAHÚ, ordena à Moshê (Moisés)  que saia com o povo imediatamente e de pressa, no primeiro  momento em que Faraó deixasse eles saírem do Egito.

Em Êxo 11:2 -3 Fala agora aos ouvidos do povo, que cada varão peça ao seu vizinho, e cada mulher à sua vizinha, vasos de prata e vasos de ouro. 3 E YAHÚ deu graça ao povo aos olhos dos egípcios; também o varão Moshê [era] mui grande na terra do Egito, aos olhos dos servos de Faraó, e aos olhos do povo.
Este evento de o povo sair e pedir os vasos de prata e de ouro aos Egípcios aconteceu somente durante aquela noite de 14 para 15 no momento em que os Egípcios estavam mui bravos com os Israelitas, então eles davam o que pediam para que saíssem logo.

Êxo 11:4 Disse mais Moshê: Assim YAHÚ tem dito: À meia-noite eu sairei pelo meio do Egito; 5 e todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que se assenta com ele sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que [ está ] detrás da mó, e todo o primogênito dos animais. 6 e haverá grande clamor em toda a terra do Egito, qual nunca houve semelhante e nunca haverá;
Êxo 11:7 Mas contra todos os filhos de Israel nem ainda um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o YAHÚ fez diferença entre os egípcios e os israelitas.
 
Êxo 11:8 Então todos estes teus servos descerão a mim, e se inclinarão diante de mim, dizendo: Sai tu, e todo o povo que te segue as pisadas; e depois eu sairei. E saiu de Faraó em ardor de ira.
 
Neste momento Moshê (Moises) está dizendo à Faraó o que o Pai mandou que lhe falasse, e nós podemos observar que no verso 4 deixa bem claro que a hora em que os primogênitos seriam mortos seria  a meia noite, no verso 6 diz que haveria grande clamor em toda terra do Egito devido a morte dos primogênitos, e após, já no verso 8, então vemos que Moshê diz que todos os servos de Faraó desceriam até ele e então diriam: Sai tu e todo o povo que te segue as pisadas, e também afirma; E depois eu sairei.
 
Conforme podemos ler a seguir nos versos 9 e 10, Faraó mesmo com o aviso do quão terrível seria a décima praga, não deixou o povo sair.

Êxo 11:9 O YAHÚ dissera a Moshê: Faraó vos não ouvirá, para que as minhas maravilhas se multipliquem na terra do Egito. 10 E Moshê e Aarão fizeram todas estas maravilhas diante de Faraó; mas o YAHÚ endureceu o coração de Faraó, que não deixou ir os filhos de Israel da sua terra.

Em Êxodo 12:1-2 nos temos o relato do Eterno instruindo Moshê e Aarão sobre o primeiro mês do ano.
Êxo 12:1 E falou YAHÚ a Moshê e a Aarão na terra do Egito, dizendo: 2 Este mesmo mês vos [ será ] o princípio dos meses: este vos [ será ] o primeiro dos meses do ano.

Do verso 3 ao 5 nós temos Moshê e Aarão sendo instruídos  pelo Pai sobre como separar o cordeiro no dia 10 para sacrifica-lo no dia 14.

Êxo 12:6 E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. 7 e tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. 8 e naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães asmos; com [ ervas ] amargosas a comerão. 9 Não comereis dele nada cru, nem cozido em água, senão assado ao fogo: a cabeça com os pés e com a fressura, 10 e nada dele deixareis até amanhã: mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo.
  
A tarde do dia 14 a qual se refere o verso 6, tudo indica que é ao término do dia 14 ao pôr do sol, e já se iniciando o dia 15, e a noite é a do dia 14 para 15.

Êxo 12:11 Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão: e o comereis apressadamente: esta [ é ] a Pêssach do YAHÚ.
Êxo 12:12 E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e sobre todos os elohás (deuses) do Egito farei juízos: Eu sou o YAHÚ.
    
Claramente podemos observar que o Pai está falando daquela mesma noite, antes da parte clara do dia 15.
   
Êxo 12:13 E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que [ estiverdes ]; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.
Êxo 12:14 E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao YAHÚ: nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.
   
Veja que YAHÚ está falando que aquele dia será por memória e deverá ser celebrado no futuro, nos anos vindouros, e não que aquele mesmo dia estaria sendo celebrado algo, pois aquele dia era o acontecimento do fato o qual deveria ser celebrado, e não a celebração.
   
Êxo 12:15 Sete dias comereis pães asmos: ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer [pão] levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel.

A ordem de tirar o fermento das casas e de não comer alimento levedado desde o primeiro dia até o sétimo, isso do dia 15 ao dia 21 do mês primeiro de cada ano, provavelmente não era só para depois que o povo chegasse à terra prometida, mesmo o povo no deserto se alimentando com o Maná, também temos  relato de pães ázimos no 2º ano, Lev 8:2 Toma a Aarão e a seus filhos com ele,...  ...e o cesto dos [ pães ] asmos. Assim também podemos entender que tinham fermento no deserto, e a celebração era feita todos os anos.
Êxo 12:16 E ao primeiro dia [ haverá ] santa convocação: também ao sétimo dia tereis santa convocação: nenhuma obra se fará neles, senão o que cada alma houver de comer; isso somente aprontareis para vós.
   
No dia 15, o primeiro dos ázimos é um dia solene, também o dia 21, o último dos ázimos é solene, reparem bem que tanto no dia 15 como no dia 21 pode-se preparar o alimento, e bem sabemos que todos devemos comer pães ázimos, então a pergunta aos adeptos é; como se prepara o pão ázimo, com ou sem fogo? E se dia 15 é Shabbat do sétimo dia, então é proibido fazer fogo, no entanto pode-se cozinhar, será que dia 15 é Shabbat do sétimo dia mesmo?  (a Septuaginta não diz "o que comer", mas aquilo que cada um é obrigado a fazer)

Observe no gráfico a baixo (modelo do Shabbat lunar) que o dia Solene é dia 21 e  não dia 22 como no mês sete, já quebrando aquela regra do argumento utilizado pelos adeptos de que a semana deve ser inteira, logo então não deveria ser considerada inteira para a contagem do Ômer. 

Pois como o dia 30 é um dia de trabalho porém não tem os outros 5 dias para completar os seis dias de trabalho e descansar no sétimo, isso devido ao fato de se considerar o dia primeiro do mês (lua nova) um dia que não se deve trabalhar, então espera-se passar o Rôsh Chodesh para só então começarem a contagem do primeiro dia de trabalho no dia 2 do mês. (há quem diz que a festa da lua nova não é mandamento e sim costume criado pelos reis),  todavia a lua nova pode cair a qualquer dia da semana.

Êxo 12:17 Guardai pois a [ festa ] dos pães asmos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito: pelo que guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.18 No primeiro [ mês ], aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães asmos até vinte-e-um do mês à tarde.
 
Quando o Pai diz: porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito, Ele está dizendo que tirou o povo do Egito no dia 15 e não somente após o pôr do sol já no dia 16 conforme muitos afirmam para dizerem que guardaram Shabbat naquele dia.

O povo Israelita só passou a guardar o Shabbat depois que receberam Mandamentos e Estatutos quando estavam em Mara.

Em Êxo 12:19-20 nós temos instruções sobre os pães ázimos. Já  em Êxo 12:21 Chamou pois Moshê (Moisés) a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a Pêssach.
Êxo 12:22 Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e lançai na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que [ estiver ] na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã.

Aqui no final do verso 22 nós temos uma frase que causa muitas controversas,  e  para que possamos entende-la necessário é que leiamos com bastante atenção pelo menos até o capítulo 14 deste livro do Êxodo.

A frase é essa: (porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã). A maioria das pessoas que estudam essa passagem, acabam cometendo o mesmo erro de interpretação, principalmente entre os adeptos ao Shabbat Lunar, quando alguns ao lerem esse texto  entendem que o povo ficou lá na terra do Egito até o final do dia 15 guardando o Shabbat, e que só saíram após o pôr do sol.

Alguns tentam justificar o Shabbat no dia 15 mas se esquecem que naquele dia 15 o povo hebreu ainda estava sendo liberto da escravidão, e ao que indica ainda não guardavam o Shabbat, chegam cometer o erro de pegarem o texto do livro (Evangelho) de Jo 19:31 Os Yahudim (judeus), pois, para que no Shabbat não ficassem os corpos no madeiro, visto como era a preparação [pois era grande o dia de Shabbat], rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.    

E ao lerem esse verso 31 onde está narrando um fato do dia da morte do Mashiach e se referindo ao dia seguinte que era um Shabbat (detalhe, não do sétimo dia, mas do primeiro dia dos ázimos que é um dia Solene) e aplicam lá no passado, no dia da saída do Egito, e querem dizer que aquele dia foi Shabbat, e por isso acabam afirmando que o povo passou o dia repousando na terra do Egito, e esse é o motivo de acreditarem que o povo não saiu de dentro de suas casas naquela noite de 14 para 15 daquele mês primeiro.

Mas o segredo dessa frase é que essa ordem dada por YAHÚ para ficarem em suas casas até o dia seguinte (à manhã), tudo indica que ela foi quebrada pelo próprio Criador. Vamos acompanhar as evidencias nos próximos parágrafos.

Do Êxo 12:23-27  fala do sinal do sangue nas portas e também que o povo deveria guardar aquela data e falar para os seus filhos o propósito dela. (não deixe de ler aí em sua Bíblia os versos que  não cito aqui, para que entendamos tudo).

Êxo 12:28 E foram os filhos de Israel, e fizeram [ isso ]: como o ordenara YAHÚ a Moshê e a Aarão, assim fizeram.29 E aconteceu, à meia-noite, que o YAHÚ feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que [ estava ] no cárcere, e todos os primogênitos dos animais.

 No verso 29 vemos que naquela noite de 14 para 15 a meia noite, todos os primogênitos do Egito foram feridos de morte.
 
Êxo 12:30 E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não [ havia ] casa em que não [houvesse] um morto. 
   
31 Então chamou a Moshê e a Aarão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao YAHÚ, como tendes dito.

Observemos a clareza dos versos  30-31 ao afirmarem que Faraó e todos os Egípcios levantaram ainda de noite logo após perceberem que os primogênito haviam sido feridos de morte, e que chamou Moshê e Aaron também ainda de noite, e Faraó disse, levantai-vos e assim os expulsaram da terra do Egito imediatamente naquela mesma noite do dia 14 para 15.

Podemos ver que a narrativa é de Faraó falando com Moshê e Aaron em um momento logo após ele e os Egípcios terem percebido a morte dos seus primogênitos, tendo passado apenas o tempo necessário para que Faraó os  chamassem, o fato de Faraó tê-los chamado não significa necessariamente que eles foram até Faraó, existem relatos de que Faraó é que foi até eles e chegando os chamou.

O termo levantai-vos do verso 31 tanto pode estar se referindo a Moshê e Aaron no sentido de, “levanta-te sai daqui”, como aos demais Israelitas que naquela hora talvez dormiam e que deveriam se levantar para partirem imediatamente.

Neste momento nós vemos o cumprimento do que diz Êxodo 11:1  ...e, quando [ vos ] deixar ir totalmente, a toda a pressa vos lançará daqui.

Por isso foi dada essa ordem em: Êxo 12:11 Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão: e o comereis apressadamente: ...

E também Êxo 11:8 Então todos estes teus servos descerão a mim, e se inclinarão diante de mim, dizendo: Sai tu, e todo o povo que te segue as pisadas; e depois eu sairei...

Eles deveriam estar prontos para partirem apressadamente a qualquer momento, assim que Faraó os deixasse ir totalmente então eles deveriam  fazer aquilo que o Pai havia ordenado em Êxo 11:2 -3 Fala agora aos ouvidos do povo, que cada varão peça ao seu vizinho, e cada mulher à sua vizinha, vasos de prata e vasos de ouro...

Os servos de Faraó e também os Egípcios foram até os Israelitas, foi aí então nesse momento que eles pediram os vasos de prata e ouro conforme o Pai ordenara.

Continua...

Próximo Artigo, o #5. Aqui! (continuação)
Artigo, anterior o #3. Aqui!
Artigo com o Estudo Completo Aqui!

Por Adoir F. de Oliveira 

IMPORTANTE:
Parte das imagens utilizadas neste estudo foram extraídas da internet e as vezes não é possível ou é difícil de encontrar o proprietário(a) das mesmas, então caso você seja o autor/proprietário de uma ou mais imagens utilizadas neste estudo e deseja que sua imagem seja removida favor entrar em contato pelo facebook  https://www.facebook.com/adoir.francisco

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Página no Facebook! Já curtiu?

Posts Recentes

Paginas