Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #9
Diferentemente dos capítulos anteriores, neste eu preciso começar fazendo duas perguntas, pois o que vamos estudar agora depende de você ter entendido perfeitamente aquilo que estudamos até aqui.
Também nós vamos desfazer alguns dos argumentos infundados apresentados pelos adeptos.
Aqui mostrarei de forma abreviada o
argumento conforme divulgam declarando estar correto, (o resumo terá o resultado fiel ao
que nos mostram) e podemos ver que usam textos
torcidos, textos isolados achismo etc. Daí veremos onde
está o erro e
buscaremos a forma correta de interpretação.
Vamos
as perguntas: Na 1ª perguntarei se já ficou claro que no dia de Shabbat o povo
não viajava, e a 2ª é sobre o horário que se inicia o novo dia, embora tem
muitas pessoas que creem que o dia começa ao nascer do sol, isso não é fato, o
dia começa ao pôr do sol, caso você discorda faça um bom estudo sobre o tema, mas como a maioria dos que seguem o calendário da Toráh entendem que é ao pôr
do sol, então é a eles que eu dirijo a 2ª pergunta.
E também ficamos combinados que se estamos falando do dia 15, o mesmo refere-se ao período de tempo com duração de 24 horas, a saber, após o pôr do sol do dia 14 até o pôr do sol do dia 15. Antes era dia 14 e depois é 16.
E também ficamos combinados que se estamos falando do dia 15, o mesmo refere-se ao período de tempo com duração de 24 horas, a saber, após o pôr do sol do dia 14 até o pôr do sol do dia 15. Antes era dia 14 e depois é 16.
Este
é um argumento muito usado por alguns adeptos, e ao ensinarem dessa forma as
pessoas que os seguem praticam exatamente como eles ensinam, crendo estarem
praticando a Toráh de forma genuína, mas não procuram estudar mais
detalhadamente com o intuito de não deixar que nada passe despercebido, assim
tornam-se vitimas fáceis e apenas bebem do que lhes servem, sem irem à fonte.
O
resumo final deste argumento é que o povo descansou no dia 15 do terceiro mês e
que depois disso Moshê subiu ao monte e após ter ficado lá 40 dias e 40 noites
então Moshê desce e o povo recebe a Toráh em um Shabbat no dia 29/04. (será que
é mesmo no dia 29/04?)
Assim
é ensinado: Em Êxo
19:1 Ao terceiro mês da saída dos filhos
de Israel da terra do Egito, no mesmo dia vieram ao deserto de Sinai.
(Alguns as vezes afirmam que o povo viajou bem
de tardezinha quando já havia terminado o Shabbat, assim o guardaram ainda em
Refidim).
Êxo 19:2 Tendo
partido de Refidim, vieram ao deserto de Sinai, e
acamparam-se no deserto: Israel pois ali acampou-se defronte do monte.
Ao lerem
esses versos então explicam: Vejam no verso um como eles partiram no mesmo dia
que saíram do Egito, isso é, no dia 15, e no verso dois percebemos que o povo
acampou para descansar de sua jornada, observe que o dia 15/03 o povo acampou, provando
mais uma vez que o dia 15 sempre é Shabbat. (Confuso não é?)
(Tente
compreender isso, hora diz que o povo viajou de tardezinha já ao pôr do sol,
isso para poderem dizer que eles guardaram o Shabbat, pois a essa altura todos
já entenderam que no Shabbat o povo não viajava, hora dizem que o povo já
estava acampado no Sinai descansando no dia 15/03, já que os próximos versos
comprovam que Moshê subiu ao monte duas vezes naquele mesmo dia 15/03, e se
eles haviam guardado o Shabbat em Refidim então como Moshê pôde ter subido ao
monte duas vezes naquele dia?
Se viajaram após o pôr do sol já era dia 16/03, e
não é isso que está escrito, mas se já estavam acampados e descansavam de suas jornadas então viajaram antes, ainda no dia
14/03, também não é o que está escrito, vejamos: Êxo 19:1 Ao terceiro mês da saída dos filhos
de Israel da terra do Egito, no
mesmo dia vieram ao
deserto de Sinai. Logo mais apresentarei a forma
correta de interpretar esses dois versos)
A
partir desse verso dois, algumas partes nos é apresentada de forma correta,
como o fato de Moshê ter subido ao Monte ainda no dia 15/03 e ter recebido a
ordem para se santificarem e lavarem suas vestes, hoje 15/03, e amanhã 16/03, para estarem prontos ao terceiro dia, 17/03, dia em que YAHÚ viria diante de
todos no cume do Monte Sinai e falaria com Moshê para que o povo ouvisse. Êxo 19:10 ...e santifica-os hoje e amanhã, e lavem [ eles ] os seus vestidos; Êxo 19:11 E estejam prontos para o terceiro dia:...
Também
de forma correta relatam que Moshê desce do monte no dia 17/03 embora nem todos
esclarecem que ele subiu naquele mesmo dia 17/03. Êxo 19:20 E, descendo YAHÚ sobre o monte de
Sinai, sobre o cume do monte, chamou YAHÚ a Moshê ao cume do monte; e Moshê subiu. Êxo 19:25 Então Moshê desceu ao
povo, e disse-lhes [ isto ].
Após
Moshê descer do monte no dia 17/03, ele então na manhã seguinte levanta de
madrugada, faz o altar e o sacrifício e sobe ao monte ausentando-se por 40 dias
e 40 noites conforme podemos ler a seguir.
Êxo 24:1 Depois disse a Moshê: Sobe a YAHÚ,
tu e Aarão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e inclinai-vos de
longe. Êxo 24:4 E Moshê escreveu todas as palavras
de YAHÚ, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do
monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel; ...
Êxo 24:12 Então disse o YAHÚ a Moshê: Sobe a
mim ao monte, e fica lá: e dar-te-ei tábuas de pedra, e a Lei, e os Mandamentos
que tenho escrito, para os ensinar.
Êxo 24:13 E levantou-se Moshê com Josué seu
servidor; e subiu Moshê ao monte de YAHÚ.
Êxo 24:14 E disse aos anciãos: Esperai-nos
aqui, até que tornemos a vós: e eis que Aarão e Hur [ ficam ] convosco; quem
tiver [ algum ] negócio, se chegará a
eles.
Êxo 24:18 E Moshê entrou no meio da nuvem,
depois que subiu ao monte: e Moshê esteve no monte quarenta dias e quarenta
noites.
Segundo
alguns adeptos neste momento passamos a ter certeza de que aquele 3º mês foi de
29 dias se fazermos a seguinte contagem.
Moshê subiu ao monte na manhã do dia 18/03, logo o 1º dia foi a parte clara do dia 18, e a 1ª noite foi a noite que antecede o amanhecer do dia 19, e considerando o mês com 29 dias então o encerramento da contagem dos 40 dias e as 40 noites se da exatamente no término da noite, ao amanhecer do dia 29/04 o ultimo Shabbat do mês, e quando os Israelitas estavam folgando e idolatrando o bezerro de ouro foram surpreendidos com o retorno de Moshê que trazia consigo as tábuas da Lei.
(muitos hoje creem que nos tempos do deserto todos os meses eram de 30 dias, mas que mesmo assim Moshê retornou no dia 29/04, “como ??”)
Moshê subiu ao monte na manhã do dia 18/03, logo o 1º dia foi a parte clara do dia 18, e a 1ª noite foi a noite que antecede o amanhecer do dia 19, e considerando o mês com 29 dias então o encerramento da contagem dos 40 dias e as 40 noites se da exatamente no término da noite, ao amanhecer do dia 29/04 o ultimo Shabbat do mês, e quando os Israelitas estavam folgando e idolatrando o bezerro de ouro foram surpreendidos com o retorno de Moshê que trazia consigo as tábuas da Lei.
(muitos hoje creem que nos tempos do deserto todos os meses eram de 30 dias, mas que mesmo assim Moshê retornou no dia 29/04, “como ??”)
Êxo 32:4 E ele [ os ] tomou das suas mãos, e
formou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram:
Estes [ são ] teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito. Êxo 32:5 E Aarão, vendo isto, edificou um
altar diante dele: e Aarão apregoou, e disse: Amanhã [ será ] festa ao SENHOR.
Êxo 32:6 E no dia seguinte madrugaram, e
ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a
comer e a beber; depois levantaram-se a folgar.
(numa versão em português da septuaginta não diz folgar, mas se divertir).
(numa versão em português da septuaginta não diz folgar, mas se divertir).
Êxo 32:7 Então disse YAHÚ a Moshê: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido.
Afirmam que no Shabbat do dia 29/04 Moshê então desceu do monte trazendo as tábuas da Lei, e quebrou-as ao ver o povo em idolatria.
Sendo assim temos um Shabbat confirmado no dia 29/04, então automaticamente os três Shabbatot anteriores daquele mês foram nos dias 8, 15 e 22, e também no mês anterior o mês três tendo confirmado um Shabbat no dia 15/03 com o povo acampando no Monte Sinai, então automaticamente ficam alinhados os outros 3 Shabbatot nos dia 8, 22 e 29, confirmando dois meses seguidos com os Shabbatot nos dias 8, 15, 22 e 29.
Ao analisarmos esse argumento podemos reproduzi-lo com o seguinte gráfico.
Observe
que no dia 18 em cor laranja tem
somente o 1º dia, pois a 1ª noite em cor preta
já
corresponde ao dia 19, desse modo o dia 28/04
completa o dia Nº 40 e a parte escura que
antecede o dia 29 é a noite de Nº 40.
Mesmo
segundo esse modelo de cálculo com o dia 29/04
aparentemente sendo um Shabbat, tem muita coisa errada aqui, uma delas é o fato
de que o terceiro mês obrigatoriamente tem que ter sido de 29 dias, caso tenha sido de 30 dias então o dia de Nº 40 foi o dia 27/04 e a noite de Nº 40 foi a
que antecede a parte clara do dia 28/04,
e se
for assim então Moshê desceu do Monte com as Tábuas da Lei na manhã do dia 28/04 e não
do dia 29/04,
contudo
o povo estava a festejar e folgar porque
Aarão disse que era dia de festa ao SENHOR.
Será
que 28/04 era
Shabbat?
Esse mesmo argumento que é usado na tentativa de emplacar um Shabbat no dia 29/04 ao dizer que o povo Israelita recebeu a Toráh naquele dia, porém, com o mês três de 29 dias conforme vimos no gráfico anterior, também nos é apresentado em partes, do mesmo modo; com a chegada ao Sinai no dia 15/03, a convocação do povo no dia 17/03 e a subida de Moshê ao Monte na manhã do dia 18/03 para ficar lá os 40 dias e 40 noites, só que dessa vez com o terceiro mês de 30 dias, devido a possibilidade de os meses só terem começado a ser intercalados com 29 e 30 dias depois do episódio do atraso do relógio de Acaz mais de 500 anos mais tarde.
Como pode isso, tanto com o terceiro mês de 29 dias como de 30 dias, nos dois exemplos os 40 dias e 40 noites culminam ao amanhecer do dia 29/04?
Tem algo errado aqui! Ou vão dizer que o dia 30 não conta? Mas para os 150 dias de Noé contou, não foi?
Tem algo errado aqui! Ou vão dizer que o dia 30 não conta? Mas para os 150 dias de Noé contou, não foi?

Acredito que eu tenha apresentado de modo fiel esse argumento que tenta justificar o Shabbat
Lunar. Mas antes de irmos ao modo correto de interpretação do que lemos,
gostaria de relembrar a prova que quebra qualquer indício de uma eventual
dúvida.
A
prova é aplicar a seguinte regra: Em toda a história não podemos encontrar
nenhuma dessas datas 8, 15, 22 e 29 que não tenha sido Shabbat, se encontrarmos
uma, apenas uma, já era Shabbat Lunar.
Continua...
Próximo artigo, o #10 Aqui! (Continuação)
Artigo anterior, o #8 Aqui!
Artigo com o Estudo Completo Aqui!
Por Adoir F. de Oliveira
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