Os Israelitas Recebem Mandamentos em Mara!

Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #6.

O povo partiu de Remesses e fez sua primeira parada em sucot, desde então YAHÚ sempre viajara com eles Tanto de noite quanto de dia.

Êxo 15:22 Depois fez Moshê partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur: e andaram três dias no deserto, e não acharam água.
Êxo 15:23 Então chegaram a Mara; mas não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas: por isso chamou-se o seu nome Mara.

 Êxo 15:25 E [ ele ] clamou ao YAHÚ, e  YAHÚ mostrou-lhe um lenho que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces: ali lhes deu estatutos e uma ordenação, e ali os provou.
Êxo 15:26 E disse: Se ouvires atento a voz do YAHÚ teu UL, e obrares o     [que é] reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu [ sou ] o YAHÚ que te sara.   ( JHVH-Raphá )

Vimos no verso 25 que quando o povo estava em Mara receberam Ordenação e Estatutos, e que foram provados, (isto é, postos à prova) também no verso 26 temos a recomendação do Pai para que eles inclinassem seus ouvidos aos seus Mandamentos e que guardassem todos os seus Estatutos.

Nesses versos parece não ficar bem claro se o mandamento para ficar onde estavam no Shabbat foi dado ali em Mara, porém tudo se esclarece quando lemos Êxo 16:4-5 e também Êxo 16:25-30, Leiamos: Êxo 16:4 Então disse YAHÚ a Moshê. Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu veja se anda em minha LEI ou não.
Êxo 16:5 E acontecerá, ao sexto dia, que prepararão o que colherem: e será o dobro do que colhem cada dia.

Note no verso 4 que ao YAHÚ falar que faria chover pão do céu o qual o povo deveria colher cada dia a porção para cada dia, seria para YAHÚ ver se o povo andava na sua LEI,  mas que LEI? Ora, o único momento em que o Pai deu Mandamentos e Estatutos ao povo foi quando eles estavam em Mara, também vemos no verso 5 na mesma ordem sobre o MANÁ, que ao sexto dia deveriam colher pão em dobro, isso porque o sétimo dia é o Shabbat, e o Maná serviria de prova para ver se o povo obedecia a LEI, Lei essa que já havia sido dada ao povo em Mara bem antes do dia 15 do segundo mês. Vejamos agora como o texto se completa:

Êxo 16:25 Então disse Moshê: Comei-o hoje, porquanto hoje é o Shabbat do YAHÚ: hoje não o achareis no campo.
Êxo 16:26 Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia [ é ] o Shabbat; nele não haverá.

No verso 25-26 observa-se que a narrativa é do dia do 1º Shabbat depois do dia 15/02 e somente nesse dia Moshê usa pela primeira vez o termo “seis dias o colhereis”, isso se da porque já é Shabbat, e não há mais o risco de o povo errar o Shabbat ao contar seis dias a partir de então e ao sexto colher pão em dobro, (isso é: para dois dias) porque o sétimo é Shabbat.

Note que até mesmo YAHÚ usou a expressão sexto dia em Êxo 16:5, isso é porque no dia 15 quando YAHÚ falou à Moshê; ...ao sexto dia... Estava se referindo ao sexto dia de trabalho e não ao sexto dia a partir do dia 15, pois aquele dia 15 já era pelo menos o 1º dia de trabalho e o próximo Shabbat foi no máximo dia 21.

Êxo 16:01-02 é claro o suficiente para qualquer leigo entender que o povo viajou naquele dia 15, e não importa a hora, se foi de noite ou de dia, o certo é que foi dia 15/02, e se o povo viajou YAHÚ viajou, e se ambos viajaram não era Shabbat, mas sim, já pelo menos o primeiro dia de trabalho visto que a ordem de ficar onde estavam no Shabbat já havia sido dada quando estavam em Mara.

O povo foi sustentado com Maná por 40 anos, e a ordem foi uma só, seis dias colhereis e ao sexto dia colherás porção dobrada para dois dias. 

Isso nos garante que nos tempos do deserto em um mês que os Shabbatot coincidiram com os dias 8, 15, 22 e 29, o dia seguinte ao dia 29 era o 1º dia do Maná e 1º da semana em mais um ciclo de seis dias de Maná e o 7º era o Shabbat. 
Considerando um mês de 30 dias o primeiro Shabat do mês seguinte era dia seis, assim mostram as evidencias.

Êxo 16:27 E aconteceu ao sétimo dia, que [ alguns ] do povo saíram para colher, mas não o acharam. Êxo 16:28 Então disse YAHÚ a Moshê: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas Leis?

Conforme já mencionado, o Maná serviria para o Pai provar se o povo iria obedecer os seus Mandamentos e Leis, isso lemos em  Êxo 16:4 Então disse YAHÚ a Moshê. Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu veja se anda em minha LEI ou não. Confirmando o que diz em: Êxo 15:25 ...ali lhes deu estatutos e uma ordenação, e ali os provou. 

E nós podemos ver Êxo 16:27 que alguns do povo transgrediram essa Lei ao saírem naquele Shabbat do sétimo dia para colher o Maná, por isso que no verso 28 YAHÚ está cobrando a Moshê o porquê eles recusaram a guardar seus Mandamentos e Leis.

Isso se da porque o Pai já havia dado essa ordem para o povo ficar onde estava no dia de Shabbat, do contrario YAHÚ não cobraria isso, pois se não teria ordenado ainda, logo não existiria Lei, Lei essa dada quando o povo estava em Mara, bem antes do dia 15/02.
Há quem diz que a festa da lua nova só veio tempos depois do deserto com o rei Shaul, contudo isso em nada altera o ciclo semanal.

Êxo 16:29 Vede, visto que o YAHÚ vos deu o Shabbat, por isso ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, que ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.

Observe que no sexto dia o povo colhia Pão somente para dois dias, o 6º e o dia seguinte que era o Shabbat, não era para 3 ou 4 dias,  sendo o dia 1º, ou os dias 30 e 1º (Rôsh Chodesh) em um mês de 30 dias com Shabbat dia 29, nem tampouco colhiam Maná por mais de seis dias, em uma suposta semana prolongada, onde o povo pudesse colher Maná desde o dia 30 até o dia 7 somando 8 dias, e no dia 7 ainda colher pão em dobro.

Repito que só existe uma ordem, Êxo 16:26 Seis dias o colhereis,... e então reforça a ordem dada para que ninguém saísse no 7º dia, conforme dito quando estavam em Mara: Êxo 15:25 ...ali lhes deu estatutos e uma ordenação, e ali os provou.

Êxo 16:30 Assim repousou o povo no sétimo dia.

Quando diz que o povo repousou naquele 7º dia, não está dizendo que aquele foi o 1º Shabbat que foi guardado, mas sim que repousaram após terem sido advertidos por terem transgredido a Lei, o Mandamento, e não terem passados na prova já no 1º Shabbat com o Maná.

Existem adeptos que defendiam a todo custo que no dia 15/02 o povo havia guardado o Shabbat, mas tempos depois ao verem que o texto de Êxo 16:1-2 é gritante em dizer que o povo viajou naquele dia 15/02, então mudaram sua versão e agora defendem que o 1º Shabbat guardado foi no dia 22/02. Contudo ainda seguem cometendo o mesmo erro ao afirmarem que o povo descansou no dia 15/03 em Refidim próximos ao Sinai, e que viajaram somente ao pôr do sol. Fato relatado em Êxo 19:1-2. 


Sei que às vezes sou um tanto repetitivo mas isso se faz necessário, porque nós temos duas opções, a primeira é repetir   quanta vezes for necessário e tornar um texto compreensível, e a segunda é não repetir, mas para isso o leitor precisa ficar voltando algumas páginas para conferir alguns textos citados, ou conferir nas Sagradas Escrituras, sendo assim é mais prático ao leitor a primeira opção.
Sem mais delongas vamos retomar de onde estávamos no nosso passo a passo após a saída do Egito rastreando o Shabbat lunar.

Êxo 15:27 Então vieram a Elim, e [havia] ali doze fontes d'água e setenta palmeiras: e ali se acamparam junto das águas.

Precisamos analisar com bastante atenção o texto que acabamos de ler em Êxo 15:25-27, após terem recebido os Mandamentos em Mara o povo acampou em Elim, e observe que ali havia água e sombra (palmeiras) então embora o texto não nos revela, podemos estar certos de que não viajaram até Elim em um Shabbat, mas que certamente já com os estatutos do Pai, em Elim passaram o Shabbat acampados.


Após fazermos essa profunda análise sobre a saída do Egito, encerraremos esse capítulo dois respondendo mais algumas perguntas.

Existe um texto nas Escrituras que devido a estar com erro de tradução em algumas versões, acaba levando muitos a cometerem erros no que diz respeito a hora da saída do povo da terra do Egito, é por causa desse verso que quando associado a outro, alguns acabam acreditando que o povo só saiu do Egito ao pôr do sol do dia 15/01.

O outro verso em questão é Êxo 12:22 ...porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã. E assim creem que saíram somente ao pôr do sol do dia 15/01, e esse erro grotesco acaba servindo como base para a crença no Shabbat lunar, pois alguns creem que eles guardaram o Shabbat naquele dia, já outros usam como escape em algumas datas que deveria ser Shabbat mas que o povo viajou, então dizem, “eles viajaram a tardinha depois do Shabbat”.

O verso principal que falo é Deu 16:6 ( Versão NTLH ) 5-6 Os animais oferecidos em sacrifício na Páscoa deverão ser mortos em um lugar só, isto é, no lugar de adoração escolhido pelo -- (YAHÚ), nosso -- (UL). Em nenhum outro lugar da terra que YAHÚ lhes está dando, vocês poderão matar os animais. Matem os animais ao pôr-do-sol, pois foi nessa hora que vocês saíram do Egito.

Devemos ficar atentos porque trata-se de erro de tradução, o correto é; matem ao pôr do sol ao “TEMPO DETERMINADO” da saída do Egito, o verso 6 está se referindo à celebração da Pêssach ao pôr do sol do dia 14 para 15, a palavra usada no hebraico éמוֹעֵד MOED” (H4150 no Strong) isso é, ao seu tempo determinado de ano em ano. Não está dizendo que saíram ao pôr do sol, mas que celebrem a Pêssach nessa hora e data.

Veja algumas versões. (NVI) ...Ali vocês oferecerão o sacrifício da Páscoa à tarde, ao pôr-do-sol, na data da sua partida do Egito.

(Versão TNM) ...[ é que ] deves sacrificar a páscoa, à noitinha, assim que se pôr o sol, no tempo designado da tua saída do Egito.

Quanto a Êxo 12:22 já vimos que a ordem para ficarem dentro de suas casas até ao dia seguinte foi quebrada pelo próprio Pai devido aos acontecimentos daquela noite de 14 para 15 que acabou forçando o povo a partir imediatamente.

Êxo 12:30 E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios;... 31 Então chamou a Moshê e a Aarão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao YAHÚ,...

Êxo 12:33  E os egípcios apertavam ao povo, apressando-se para lançá-los da terra;... Êxo 12:37 Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote,... Êxo 12:42 Esta noite se guardará ao YAHÚ, porque [nela] os tirou da terra do Egito: esta [ é ] a noite do YAHÚ, que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas gerações. 

(Eles Literalmente saíram do Egito na madrugada do dia 14 para 15/01).

Fim do Segundo Capítulo!

Continua...

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Por Adoir F de Oliveira

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A Que Horas os Israelitas Saíram do Egito?

Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #5

Podemos ler também em Êxo 12:42: Esta noite se guardará ao YAHÚ, porque [nela] os tirou da terra do Egito: esta [ é ] a noite do YAHÚ, que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas gerações. (Refere-se a noite que antecedeu a parte clara do dia 15)

Êxodo 12:32  Levai  também  convosco  vossas ovelhas e  vossas vacas, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também  a  mim.
Êxodo 12:33  E os egípcios apertavam ao povo, apressando-se para lançá-los da terra; porque diziam: Todos [ seremos ] mortos.

Temos aqui a confirmação de que os Egípcios foram até o povo Israelita para os expulsar naquela noite colocando pressão sobre eles.

Êxo 12:34 E o povo tomou a sua massa, antes que levedasse, e as suas amassadeiras atadas em seus vestidos, sobre seus ombros. Êxo 12:35 Fizeram pois os filhos de Israel conforme à palavra de Moshê (Moisés), e pediram aos egípcios vasos de prata, e vasos de ouro, e vestidos.
Êxo 12:36 E YAHÚ deu graça ao povo em os olhos dos egípcios, e emprestavam-lhes e eles despojavam aos egípcios.  

Êxo 12:37 Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cousa de seiscentos mil de pé, somente de varões, sem contar os meninos.

Eles emprestavam os despojos porque talvez pensavam que eles iriam caminho de três dias ao deserto adorariam ao ETERNO e voltariam ao Egito conforme pressuposto em Êxo 3:18 Eles escutarão a tua voz, e tu irás, tu e os anciãos de Israel, à presença do rei do Egipto, e dir-lhe-eis: ‘O YAHÚ, UL dos hebreus, saiu ao nosso encontro; e agora permite-nos fazer uma peregrinação de três dias pelo deserto, para oferecermos sacrifícios ao YAHÚ, nosso UL.'

 No verso 35 nós podemos perceber o momento exato em que o povo Israelita se dirigiu aos egípcios e pediram ali naquele momento  os vasos de ouro e de prata conforme a ordem dada pelo Pai, e claramente podemos notar que foi nos momentos que antecederam a partida deles lá da terra do Egito na mesma noite, isso  tudo apenas algumas horas depois da morte dos primogênitos a meia-noite.

Eis o motivo pelo qual não era para deixar nada da carne do cordeiro até o outro dia, mas sim, era para queimarem no fogo tudo o que sobrasse, pois se ficasse da carne, os Egípcios talvez poderiam comer, e ninguém mais além dos Israelitas estava autorizado por YAHÚ para comer do cordeiro do PÊSSACH.

Existem àqueles que creem que o cordeiro tanto ficou naquele dia 15, como ainda deve ficar para servir de alimento no dia seguinte, o 1º dos Ázimos, porém, não é o que já lemos em  Êxo 12:10 e nada dele deixareis até amanhã: mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. Nem tampouco é o que confirma Êxo 34:25 Não sacrificarás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem o sacrifício da festa da Pêssach ficará da noite para a manhã.

Êxo 12:38 E subiu também com eles uma mistura de gente, e ovelhas, e vacas, uma grande multidão de gado 39 E cozeram bolos asmos da massa que levaram do Egito porque não se tinha levedado, porquanto foram lançados do Egito; e não se puderam deter, nem prepararam comida. 40 O [tempo] que os filhos de Israel habitaram no Egito [ foi ] de quatrocentos e trinta anos.

"E cozeram bolos asmos da massa que levaram do Egito"; isso é o que lemos no verso 39. Podemos sugerir que o momento mais provável que eles estavam cozendo os bolos ázimos foi no caminho ainda na manhã daquele dia 15, ou no máximo próximo ao meio dia, pois o povo viajava desde a madrugada carregados.

 Há aqueles que afirmam que o povo guardou aquele dia 15 como Shabbat ainda no Egito, mas ao que indica eles só receberam este mandamento quando já estavam em Mara Êxo 15:25 ...ali lhes deu estatutos e uma ordenação, e ali os provou.

Esse texto por si só, parece não deixar claro que foi em Mara que receberam a ordem de guardar o Shabbat, mas na sequência, lá em Êxo 16: vemos com clareza que não só a ordem de guardar o Shabbat foi dada naquele dia, como também para ficarem onde estavam, no dia de Shabbat. 

Êxo 12:41 E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do YAHÚ saíram da terra do Egito. Êxo 12:42 Esta noite se guardará ao YAHÚ, porque [nela] os tirou da terra do Egito: esta [ é ] a noite do YAHÚ, que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas gerações. Êxo 12:43 Disse mais o YAHÚ a Moshê e a Aarão: Esta [é] a ordenança da Pêssach; nenhum filho do estrangeiro comerá dela.

De Êxo Capítulo 12 versículo 44 até o versículo 50  nós temos instruções sobre como proceder para poder participar  e comer do Pêssach.
Êxo 12:51  E aconteceu naquele mesmo dia  que o YAHÚ  tirou  os  filhos  de  Israel  da terra do Egito, segundo os seus exércitos.

Vamos recapitular  apenas três versos sobre a saída do Egito, são; Êxo 12: 42-43 e 12:51. Êxo 12:42 Esta noite se guardará ao YAHÚ, porque [nela] os tirou da terra do Egito: esta [ é ] a noite do YAHÚ, que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas gerações.

Êxo 12:43  Disse  mais  o  YAHÚ  a  Moshê e a Aarão: Esta [é] a ordenança da Pêssach; nenhum filho do estrangeiro comerá dela.
Êxo 12:51  E  aconteceu  naquele  mesmo  dia  que o  YAHÚ  tirou os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos.

Finalmente chegamos ao questionário o qual eu citei no início desse estudo para que fôssemos respondendo perguntas que nos será muito útil para saber se o Shabbat lunar está nas Escrituras, então vamos à primeira pergunta.

É importante lembrar que se o povo ficou no Egito até o pôr do sol supostamente guardando o Shabbat então quando saíram já era dia 16.

Êxo 13:1 Então falou YAHÚ a Moshê, dizendo: 2 Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; [ porque ] meu é. Êxo 13:3 E Moshê disse ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte YAHÚ vos tirou daqui: portanto não comereis pão levedado. Êxo 13:4 Hoje, no mês de abibe, vós saís.

Êxo 13:5 E acontecerá que, quando o YAHÚ te houver metido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais que ta daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mês. Êxo 13:6 Sete dias comerás pães asmos; e ao sétimo dia [haverá] festa ao YAHÚ. (a Septuaginta diz SEIS DIAS comereis pães Ázimos e ao sétimo dia tereis santa Convocação).

Êxo 13:9 E te será por sinal sobre tua mão, e por lembrança entre teus olhos; para que a Lei do YAHÚ esteja em tua boca: porquanto com mão forte o YAHÚ te tirou do Egito.

Vemos no verso 3 que é para o povo lembrar daquele mesmo dia da saída do Egito, e que não devem comer pão levedado, nós bem sabemos que estamos falando do dia 15, pois este é o primeiro dia dos ázimos e a segunda das MOADIM referida em Gên 1:14.

 A primeira é ao entardecer do dia anterior, o dia 14 que foi o Pêssach. Também vemos no verso 5 que eles devem guardar este culto no mês primeiro, e no verso 9 vemos que a celebração seria para eles um sinal de lembrança para que a Lei de YAHÚ esteja sempre em suas bocas.

Veja que é um SINAL e é visível, isso é, pode se ver, trata-se da guarda da MOAD, e não o sinal de uma meia lua ou lua cheia no céu.

Êxo 13:10 Portanto tu guardarás este estatuto a SEU TEMPO, DE ANO EM ANO.  

A seu TEMPO DE ANO EM ANO, Observe a semelhança desta frase com a tradução da palavra MOADIM de Gên 1:14 que é TEMPO DETERMINADO. 

Agora veremos uma das razões de eu afirmar que o Shabbat do sétimo dia não é regido pela lua e que aqueles que assim creem, fazem uma tremenda confusão ao interpretarem lendo Lev 23:1-3 e dizendo que o Shabbat do sétimo dia é a primeira Solenidade marcada pela lua, pois eles não percebem que em Lev 23 as Solenidades referidas marcadas pela lua, de Gên 1:14 começam a serem citadas somente a partir do verso 4 e que a primeira é justamente o Pêssach no dia 14 do mês primeiro conforme nós podemos ler.

Lev 23:4 Estas são as solenidades do YAHÚ , as santas convocações, que convocareis ao seu TEMPO DETERMINADO:
Lev 23:5 No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, [ é ] a Pêssach de YAHÚ.
Lev 23:6 E aos quinze dias deste mês [ é ] a festa dos asmos de YAHÚ: sete dias comereis asmos.

Vimos com clareza que o termo TEMPO DETERMINADO citado em Lev 23:4 é exatamente o termo MOADIM de Gên 1:14 no entanto somente a partir daí começam a serem citadas as FESTAS FIXAS e todas estão em Lev 23:4-37.

Agora vamos ver que após todas terem sido mencionadas, no verso 37 encerra as FESTAS FIXAS com outro termo muito parecido com TEMPO DETERMINADO, e logo no próximo verso, o 38,  então afirma que elas são além dos Shabbatot, ou seja, algo a mais, (como que festas extras), não se podendo esquecer do Shabbat, por isso o Shabbat do sétimo dia foi mencionado separadamente e anteriormente, dos versos 1 ao 3, anteriormente porque o Shabbat do sétimo dia sempre existiu desde a criação, (há controvérsias) já as MOADIM são celebrações de eventos que ocorreram após a saída do Egito.

Lev 23:37 Estas são as solenidades do YAHÚ, que apregoareis para santas convocações, para oferecer ao YAHÚ oferta queimada, holocausto e oferta de alimentos, sacrifício e libações, CADA QUAL EM SEU DIA PRÓPRIO:
Lev 23:38 Além dos Shabbatot do YAHÚ,... 

Vejam como no verso 37 acaba de mencionar as FESTAS FIXAS aquelas que são em seus TEMPOS DETERMINADOS, tradução da palavra MOADIM com outro termo muito parecido mas com o mesmo significado 'CADA QUAL EM SEU DIA PRÓPRIO', isso explica o porque de o Shabbat do sétimo dia ser mencionado nos versos 1 ao 3 antes de no verso 4 dizer; Estas são as Solenidades...  ...no seu tempo determinado (Moadim) e de no verso 38 estar dizendo: Além dos SABBATOT, é porque literalmente o Shabbat do sétimo dia não faz parte das Moadim de Gên 1:14 regidas pela lua, e sim é uma Solenidade à parte que sempre existiu desde a CRIAÇÃO

Vamos voltar ao Êxodo depois de ter aproveitado esse gancho para falar um pouco de Lev 23, ao  chegarmos em Levítico teremos um capítulo específico, então falaremos  mais.

Em Êxo 13:11-13 YAHÚ os ensina como proceder com os filhotes primogênitos dos animais quando o povo já estivesse entrado na terra.

Êxo 13:14 Se acontecer que teu filho no tempo futuro te pergunte, dizendo: Que [ é ] isto? dir-lhe-ás: O YAHÚ nos tirou com mão forte do Egito, da casa da servidão.
Êxo 13:15 Porque sucedeu que, endurecendo-se Faraó, para não nos deixar ir, o UL matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito do homem até ao primogênito dos animais: por isso eu sacrifico ao YAHÚ os machos de tudo o que abre a madre; porém a todo o primogênito de meus filhos eu resgato.
Êxo 13:16 E será por sinal sobre tua mão, e por frontais entre os teus olhos; porque o YAHÚ nos tirou do Egito com mão forte.

No verso 14 vemos que: se um filho perguntasse ao pai sobre o que estava vendo com seus olhos acerca do sacrifício, então o pai deveria explicar. E note no verso 16 que o sacrifício também seria por sinal, e se é sinal é visível.

Existem adeptos ao Shabbat lunar que fazem uma tremenda confusão quando leem alguns versos onde o Eterno fala que o Shabbat é um sinal entre YAHÚ e o povo de Israel, pois eles estão convencidos de que o SINAL trata-se das fases da lua que são facilmente identificadas ao olharmos para o céu em 50% crescente, cheia a 100%, em 50% minguante, já no ultimo dia temos que concordar, não é tão fácil assim para visualizar visto que a lua nasce já no amanhecer do dia ou já não está mais visível.

Êxo 31:16 Guardarão pois o Shabbat os filhos de Israel, celebrando o Shabbat nas suas gerações [ por ] concerto perpétuo.

Êxo 31:17 Entre mim e os filhos de Israel [ será ] um sinal para sempre: porque [ em ] seis dias fez o YAHÚ os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.

O sinal referido no verso 17, é porque é visível, se alguém guardar o Shabbat percebe-se facilmente, é só observar que não está fazendo nenhum tipo de trabalho, estuda  a  Toráh, não acende fogo  etc. Também no verso 17 temos mais uma vez a confirmação de que o modelo de referencia para o Shabbat do sétimo dia é a  semana  da  criação,  e  não  as  fases  da lua.

Contudo sempre terá alguém pra dizer que o Shabbat nunca foi guardado antes, e que só passou a ser guardado após a saída do Egito, porém não trabalharemos essa hipótese, e sim consideremos que sempre se guardou desde o princípio. (Isso é tema para outro estudo)

Êxo 13:17-19 temos o  relato  sobre o caminho que o povo usou para sair, também diz que Moshê levou consigo os ossos de  Yosef (José)

Êxo 13:20 Assim partiram de Sucote, e acamparam em Etã, à entrada do deserto. 21 E YAHÚ ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite. 22 Nunca tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.

Façamos uma importante observação: Depois da parada  em Sucot o CRIADOR sempre viajou com o povo, e essa vai ser uma das provas que teremos, de que o Shabbat não é fixo nos dias 8, 15, 22 e 29 pois se o povo viajou YAHÚ viajou, e ELE não viajaria no dia de  Shabbat.

Continua...

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Por Adoir F. de Oliveira 

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