Êxodo 19:1, Moshê no Monte Sinai!

Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #10


Agora iremos analisar Êxodo 19:1 entre outros textos do jeito certo, sem estar com a mente formatada com o molde do Shabbat Lunar onde obrigatoriamente os Shabbatot tem que ser nos dias 8, 15, 22 e 29 mesmo que para isso seja necessário que o adepto lê uma coisa e diz que entendeu outra, como é o caso dos dias 15/02, 15/03 e 22/02/02 após a saída do Egito, onde se lê claramente que eles viajaram, porém, como o povo não viajava no Shabbat então obrigam-se a dizer que saíram de tardezinha próximo ao pôr do sol etc. etc.
Vamos esclarecer uma coisa, o dia começa ao pôr do sol e termina ao pôr do sol, então se na Toráh diz que o povo saiu do Egito no dia 15/01, e também diz que saíram de noite, isso significa que foi dentro do período de 24 horas correspondente ao dia 15/01, e só tem uma noite que compreende esse período, também sabemos que foi depois da meia noite, e naquela noite era lua cheia, isso possibilitou a saída  naquela madrugada de 14 para 15/01, (já estudamos isso no capítulo 2, e que me desculpem os que creem na lua nova 100% visível...).

 E depois da 1ª parada YAHÚ ia à frente em coluna de nuvem ou fogo para alumiar o caminho, Êxo 13:20 Assim partiram de Sucote, e acamparam em Etã, à entrada do deserto. 21 E YAHÚ ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite. 22 Nunca tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite. 
(preste atenção, se a viajem era de dia era uma coluna de nuvem)

Essa mesma regra aplica-se ao dia 15/02, 15/03, 21 e 22/02/02, se o povo viajou não era Shabbat, YAHÚ não quebraria seu próprio Mandamento, sua própria Lei, Ele ia na frente, estamos bem lembrados. (em 22/02/02 era uma nuvem que ia à frente portanto era de dia)


Êxo 19:1 Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia vieram ao deserto de Sinai.

Nas diferentes versões da Bíblia encontramos algumas variáveis quanto a essa data, as quais apresentarei para que possamos conhecer cada uma delas, porém, como a data usada por alguns adeptos é a data de 15/03 então eu também precisarei usar como base essa mesma data 15/03 pós Egito.

 Vamos ver o que nos diz algumas das versões da Bíblia em português, como a versão ARCA, versão ARA, versão DIF e versão NVI.

Versão ARCA, Almeida Revista Corrigida e Anotada. Esse texto pode nos dá a entender que fala do dia 15/03, pós Egito.
Êxo 19:1 Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia vieram ao deserto de Sinai.

Versão ARA, Almeida Revista e Atualizada. Nesta versão está bem claro que fala do dia 01/03, pós Egito. 
Êxo 19:1 No terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no primeiro dia desse mês, vieram ao deserto do Sinai. 

Versão DIF, como a 3º lua nova depois da saída do Egito só ocorreu em 01/04, certamente é dessa data que se está falando.
Êxo 19:1 Na terceira Lua-nova depois da saída dos filhos de Israel da terra do Egipto, naquele mesmo dia, chegaram ao deserto do Sinai. 

Versão NVI, Aqui está falando claramente do dia 15/04.
Êxo 19:1 No dia em que se completaram três meses que os israelitas haviam saído do Egito, chegaram ao deserto do Sinai.

Nós vimos que temos algumas variáveis entre as diferentes versões, porém, conforme o combinado irei articular este argumento usando o dia 15/03 como base, já sabemos que se considerarmos a data de 15/04 não terá nenhuma diferença no resultado final.

Leiamos. Êxo 19:1 Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia vieram ao deserto de Sinai.

Se considerarmos o termo ‘no mesmo dia’ como referência ao dia em que saíram do Egito, então estamos falando do dia 15/03, isso é, dentro do período de 24 hs após o pôr do sol de 14/03 que vai até o pôr do sol de 15/03, não importa se foi de noite ou de dia, temos também a palavra vieram, que por si só já nos da a definição que eles viajaram de Refidim até o monte Sinai naquele dia 15/03.

Êxo 19:2 Tendo partido de Refidim, vieram ao deserto de Sinai, e acamparam-se no deserto: Israel pois ali acampou-se defronte do monte.

No verso dois confirma que eles partiram no dia referido, 15/03, e reitera que vieram ao Sinai e ainda diz, acamparam-se no deserto. 

Com essas afirmativas tão claras torna-se impossível alguém dizer que o povo Israelita não viajou naquele dia “15/03”, não importa o horário de sua partida ou chegada, o certo é que eles viajaram de Refidim até o Sinai, pois além de terem partido, temos a expressão vieram,  algumas versões usam o termo chegaram ou entraram, que nos mostra claramente que eles estavam em curso de viagem naquele dia, pois ninguém entra ou chega em algum lugar em um determinado dia sem ter viajado no mesmo dia de sua chegada.

E também podemos notar que os Israelitas acamparam-se no deserto, isso é, montaram o acampamento também no mesmo dia “15/03”, então eles partiram, vieram ou chegaram, e acamparam-se montaram acampamento tudo no dia 15/03, e os adeptos afirmam que aquele dia 15/03 era um Shabbat, daí tentam adaptar um jeito para dizer que eles viajaram ao pôr do sol e que guardaram  o Shabbat.

Mas espera um pouco! Ao pôr do sol do dia 14 já começa o dia 15, e se eles já estavam acampados no Sinai antes de começar o dia 15 para descansarem, então não viajaram no mesmo dia que saíram do Egito, mas na Bíblia diz que sim, que foi no mesmo dia.

Eu particularmente tenho a seguinte opinião, as vezes temos que decidir se ficamos com a Toráh ou com o que achamos,... o mesmo ocorre se os adeptos falarem que o povo viajou ao pôr do sol do dia 15 numa tentativa de dizerem que guardaram o Shabbat, nesse caso ao viajarem até o Sinai já era dia 16/03, e não é o que diz a Toráh, pois Moshê naquele mesmo dia ainda subiu duas vezes ao Monte, isso prova que provavelmente eles viajaram de manhã bem cedo.   
Êxo 19:3 E subiu Moshê a YAHÚ, e o UL o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel:

No verso 3 podemos ver que Moshê subiu a YAHÚ no monte, esse é o momento que Moshê sobe pela 1ª vez ao Sinai naquele dia em que estamos considerando 15/03. Do 4-6 relata as palavras que o Criador ordenou a Moshê que dissesse ao povo.[ .... ] Êxo 19:6 ...Estas [ são ] as palavras que falarás aos filhos de Israel.

Êxo 19:7 E veio Moshê, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que YAHÚ lhe tinha ordenado.
Êxo 19:8 Então todo o povo respondeu a uma voz, e disseram: Tudo o que o UL tem falado, faremos. E relatou Moshê a YAHÚ as palavras do povo.

No verso 7 nós podemos perceber que Moshê desce do monte pela 1ª vez, naquele dia 15, e no final do verso 8 então Moshê relata as palavras do povo ao Pai, e isso se dá porque ele sobe pela 2ª vez o Sinai naquele dia 15/03.

Êxo 19:10 Disse também YAHÚ a Moshê: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem [eles] os seus vestidos;
Êxo 19:11 E estejam prontos para o terceiro dia: porquanto no terceiro dia o UL descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte de Sinai.

Estando Moshê em cima do monte pela 2ª vez naquele dia 15/03, recebeu ordens para o povo, as quais foram para o povo se santificar naquele dia 15, o referido hoje, no dia seguinte 16/03, o referido amanhã, para que estivessem prontos ao terceiro dia, isso é, dia 17/03.

Êxo 19:14 Então Moshê desceu do monte ao povo, e santificou o povo; e lavaram os seus vestidos.
Êxo 19:15 E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não chegueis a mulher.

Em Êxo 19:14 Moshê desce pela 2ª vez o monte naquele dia 15, então santificaram-se até ao 3º dia e demarcaram limites ao pé do monte. Lemos em Êxo 19:12 E marcarás limites ao povo em redor, dizendo:... Êxo 19:23 ... O povo não poderá subir ao monte de Sinai...

Êxo 19:16 E aconteceu ao terceiro dia, ao amanhecer, que houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que [ estava ] no arraial.

Êxo 19:17  E   Moshê   levou    o    povo    fora    do    arraial    ao    encontro    de    YAHÚ; e    puseram-se    ao    pé    do    monte.
Êxo 19:20 E, descendo o YAHÚ sobre o monte de Sinai, sobre o cume do monte, chamou YAHÚ a Moshê ao cume do monte; e Moshê subiu.

Neste momento então Moshê sobe ao monte pela 1ª vez no dia 17/03, e recebe a ordem para descer e depois subir ao monte com Aarão

Êxo 19:24 E disse-lhe o UL: Vai, desce: depois subirás tu, e Aarão contigo:...
Êxo 19:25 Então Moshê desceu ao povo, e disse-lhes [ isto ]. (Moshê desce a 1ª vez em 17/03 e relata ao povo novas ordens do Pai).

Êxo 20:8 Lembra-te do dia do Shabbat, para o santificar.
Êxo 20:9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra,
Êxo 20:10 Mas o sétimo dia [ é ] o Shabbat do YAHÚ teu UL: não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha...
Êxo 20:11 Porque em seis dias fez o YAHÚ os céus e a terra, o mar e tudo que neles [ há ], e ao sétimo dia descansou:...

Uma das ordens que o Pai deu ao povo naquele (referido) dia 17 foi para que eles lembrassem do dia de Shabbat, no verso 9 Ele fala, seis dias trabalharás,... E no verso 10 diz que o sétimo é o Shabbat, exatamente como o Maná, seis dias o colhereis mas no sétimo é o Shabbat nele não haverá, e essa referencia dos seis dias de trabalho (assim como os seis dias do Maná) é atribuída à Semana da Criação conforme lemos em Êxo 20:11 Porque em seis dias fez o YAHÚ os céus e a terra,...  ...e ao sétimo dia descansou:...

Se analisarmos com bastante atenção, podemos perceber que tanto o cair do Maná quanto os seis dias de trabalho devem seguir exatamente o modelo dos dias da semana da criação, isso é, teremos seis dias de trabalho e o sétimo é o Shabbat, em um ciclo contínuo, jamais poderemos ter mais de sete dias de um Shabbat até o outro, o único modelo exemplo dado é a semana da criação. Se você lembrou de Lev 23 e inclui o Shabbat do 7º dia nas Moadim de Gên. 1:14, acalme-se, chegaremos lá e mostrarei onde está o erro.  

Êxo 20:18 E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando: e o povo, vendo [ isso ], retirou-se e pôs-se de longe.
Êxo 20:21 E o povo estava em pé de longe: Moshê, porém, se chegou à escuridade, onde YAHÚ [ estava ]. 
Pela 2ª vez Moshê se chega ao monte naquele dia 17/03, vajamos, Êxo 20:21  ...Moshê, porém, se chegou à escuridade...

Êxo 24:1 Depois disse a Moshê: Sobe a YAHÚ, tu e Aarão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e inclinai-vos de longe. Êxo 24:2 E só Moshê se chegará ao UL; mas eles não se cheguem, nem o povo suba com ele. Êxo 24:3 Vindo pois Moshê, e contando ao povo todas as palavras de YAHÚ, e todos os estatutos, então o povo respondeu a uma voz, e disseram: Todas as palavras, que YAHÚ tem falado, faremos.

Nós vimos no verso 3 que Moshê volta e conta ao povo as palavras do Pai. A subida ao monte com Aarão Nadabe e Abiú, e os anciãos se da na manhã seguinte.

Continua...

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Por Adoir F. de Oliveira 

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Os Israelitas Chegam ao Monte Sinai!

Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #9


Diferentemente dos capítulos anteriores, neste eu preciso começar fazendo duas perguntas, pois o que vamos estudar agora depende de você ter entendido perfeitamente aquilo que estudamos até aqui.

Também nós vamos desfazer alguns dos argumentos infundados apresentados pelos adeptos. Aqui mostrarei de forma abreviada o argumento conforme divulgam declarando estar correto, (o resumo terá o resultado fiel ao que nos mostram) e podemos ver que usam textos torcidos, textos isolados  achismo etc. Daí  veremos onde está o erro e buscaremos a forma correta de interpretação.

Vamos as perguntas: Na 1ª perguntarei se já ficou claro que no dia de Shabbat o povo não viajava, e a 2ª é sobre o horário que se inicia o novo dia, embora tem muitas pessoas que creem que o dia começa ao nascer do sol, isso não é fato, o dia começa ao pôr do sol, caso você discorda faça um bom estudo sobre o tema, mas como a maioria dos que seguem o calendário da Toráh entendem que é ao pôr do sol, então é a eles que eu dirijo a 2ª pergunta. 

E também ficamos combinados que se estamos falando do dia 15, o mesmo refere-se ao período de tempo com duração de 24 horas, a saber, após o pôr do sol do dia 14 até o pôr do sol do dia 15. Antes era dia 14 e depois é 16.


Este é um argumento muito usado por alguns adeptos, e ao ensinarem dessa forma as pessoas que os seguem praticam exatamente como eles ensinam, crendo estarem praticando a Toráh de forma genuína, mas não procuram estudar mais detalhadamente com o intuito de não deixar que nada passe despercebido, assim tornam-se vitimas fáceis e apenas bebem do que lhes servem, sem irem à fonte.

O resumo final deste argumento é que o povo descansou no dia 15 do terceiro mês e que depois disso Moshê subiu ao monte e após ter ficado lá 40 dias e 40 noites então Moshê desce e o povo recebe a Toráh em um Shabbat no dia 29/04. (será que é mesmo no dia 29/04?)

Assim é ensinado: Em Êxo 19:1 Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia vieram ao deserto de Sinai.

(Alguns as vezes afirmam que o povo viajou bem de tardezinha quando já havia terminado o Shabbat, assim o guardaram ainda em Refidim).

Êxo 19:2 Tendo partido de Refidim, vieram ao deserto de Sinai, e acamparam-se no deserto: Israel pois ali acampou-se defronte do monte.

Ao lerem esses versos então explicam: Vejam no verso um como eles partiram no mesmo dia que saíram do Egito, isso é, no dia 15, e no verso dois percebemos que o povo acampou para descansar de sua jornada, observe que o dia 15/03 o povo acampou, provando mais uma vez que o dia 15 sempre é Shabbat. (Confuso não é?)

(Tente compreender isso, hora diz que o povo viajou de tardezinha já ao pôr do sol, isso para poderem dizer que eles guardaram o Shabbat, pois a essa altura todos já entenderam que no Shabbat o povo não viajava, hora dizem que o povo já estava acampado no Sinai descansando no dia 15/03, já que os próximos versos comprovam que Moshê subiu ao monte duas vezes naquele mesmo dia 15/03, e se eles haviam guardado o Shabbat em Refidim então como Moshê pôde ter subido ao monte duas vezes naquele dia? 

Se viajaram após o pôr do sol já era dia 16/03, e não é isso que está escrito, mas se já estavam acampados e descansavam de suas jornadas então viajaram antes, ainda no dia 14/03, também não é o que está escrito, vejamos: Êxo 19:1 Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia vieram ao deserto de Sinai. Logo mais apresentarei a forma correta de interpretar esses dois versos)

A partir desse verso dois, algumas partes nos é apresentada de forma correta, como o fato de Moshê ter subido ao Monte ainda no dia 15/03 e ter recebido a ordem para se santificarem e lavarem suas vestes, hoje 15/03, e amanhã 16/03, para estarem prontos ao terceiro dia, 17/03, dia em que YAHÚ viria diante de todos no cume do Monte Sinai e falaria com Moshê para que o povo ouvisse. Êxo 19:10 ...e santifica-os hoje e amanhã, e lavem [ eles ] os seus vestidos; Êxo 19:11 E estejam prontos para o terceiro dia:...

Também de forma correta relatam que Moshê desce do monte no dia 17/03 embora nem todos esclarecem que ele subiu naquele mesmo dia 17/03. Êxo 19:20 E, descendo YAHÚ sobre o monte de Sinai, sobre o cume do monte, chamou YAHÚ a Moshê ao cume do monte; e Moshê subiu. Êxo 19:25 Então Moshê desceu ao povo, e disse-lhes [ isto ].

Após Moshê descer do monte no dia 17/03, ele então na manhã seguinte levanta de madrugada, faz o altar e o sacrifício e sobe ao monte ausentando-se por 40 dias e 40 noites conforme podemos ler a seguir.

Êxo 24:1 Depois disse a Moshê: Sobe a YAHÚ, tu e Aarão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e inclinai-vos de longe. Êxo 24:4 E Moshê escreveu todas as palavras de YAHÚ, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel; ...

Êxo 24:12 Então disse o YAHÚ a Moshê: Sobe a mim ao monte, e fica lá: e dar-te-ei tábuas de pedra, e a Lei, e os Mandamentos que tenho escrito, para os ensinar.
Êxo 24:13 E levantou-se Moshê com Josué seu servidor; e subiu Moshê ao monte de YAHÚ.
Êxo 24:14 E disse aos anciãos: Esperai-nos aqui, até que tornemos a vós: e eis que Aarão e Hur [ ficam ] convosco; quem tiver     [ algum ] negócio, se chegará a eles.
Êxo 24:18 E Moshê entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte: e Moshê esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.

Segundo alguns adeptos neste momento passamos a ter certeza de que aquele 3º mês foi de 29 dias se fazermos a seguinte contagem. 

Moshê subiu ao monte na manhã do dia 18/03, logo o 1º dia foi a parte clara do dia 18, e a 1ª noite foi a noite que antecede o amanhecer do dia 19, e considerando o mês com 29 dias então o encerramento da contagem dos 40 dias e as 40 noites se da exatamente no término da noite, ao amanhecer do dia 29/04 o ultimo Shabbat do mês, e quando os Israelitas estavam folgando e idolatrando o bezerro de ouro foram surpreendidos com o retorno de Moshê que trazia consigo as tábuas da Lei. 
(muitos hoje creem que nos tempos do deserto todos os meses eram de 30 dias, mas que mesmo assim Moshê retornou no dia 29/04, “como ??”)

Êxo 32:4 E ele [ os ] tomou das suas mãos, e formou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Estes [ são ] teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito. Êxo 32:5 E Aarão, vendo isto, edificou um altar diante dele: e Aarão apregoou, e disse: Amanhã [ será ] festa ao SENHOR.
Êxo 32:6 E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantaram-se a folgar. 
(numa versão em português da septuaginta não diz folgar, mas se divertir).

Êxo 32:7 Então disse  YAHÚ a Moshê: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido.

Afirmam que no Shabbat do dia 29/04 Moshê então desceu do monte trazendo as tábuas da Lei, e quebrou-as ao ver o povo em idolatria. 

Sendo assim temos um Shabbat confirmado no dia 29/04, então automaticamente os três Shabbatot anteriores daquele mês foram nos dias 8, 15 e 22, e também no mês anterior o mês três tendo confirmado um Shabbat no dia 15/03 com o povo acampando no Monte Sinai, então automaticamente ficam alinhados os outros 3 Shabbatot nos dia 8, 22 e 29, confirmando dois meses seguidos com os Shabbatot nos dias 8, 15, 22 e 29.  

Ao analisarmos esse argumento podemos reproduzi-lo com o seguinte gráfico. 

Observe que no dia 18 em cor laranja tem somente o 1º dia, pois a 1ª  noite em cor preta já corresponde ao dia 19, desse modo o dia 28/04 completa o dia Nº 40 e a parte escura que antecede o dia 29 é a noite de Nº 40.

Mesmo segundo esse modelo de cálculo com o dia 29/04 aparentemente sendo um Shabbat, tem muita coisa errada aqui, uma delas é o fato de que o terceiro mês obrigatoriamente tem que ter sido de 29 dias, caso tenha sido de 30 dias então o dia de Nº 40 foi o dia 27/04 e a noite de Nº 40 foi a que antecede a parte clara do dia 28/04, e se for assim então Moshê desceu do Monte com as Tábuas da Lei na manhã do dia 28/04 e não do dia 29/04, contudo o povo estava a  festejar e folgar porque Aarão disse que era dia de festa ao SENHOR. Será que 28/04 era Shabbat?

Esse mesmo argumento que é usado na tentativa de emplacar um Shabbat no dia 29/04 ao dizer que o povo Israelita recebeu a Toráh naquele dia, porém, com o mês três de 29 dias conforme vimos no gráfico anterior, também nos é apresentado em partes, do mesmo modo; com a chegada ao Sinai no dia 15/03, a convocação do povo no dia 17/03 e a subida de Moshê ao Monte na manhã do dia 18/03 para ficar lá os 40 dias e 40 noites, só que dessa vez com o terceiro mês de 30 dias, devido a possibilidade de os meses só terem começado a ser intercalados com 29 e 30 dias depois do episódio do atraso do relógio de Acaz mais de 500 anos mais tarde.

Como pode isso, tanto com o terceiro mês de 29 dias como de 30 dias, nos dois exemplos os 40 dias e 40 noites culminam ao amanhecer do dia 29/04?
Tem algo errado aqui! Ou vão dizer que o dia 30 não conta? Mas para os 150 dias de Noé contou, não foi? 

Observe que se nós considerarmos a subida ao Monte na manhã do dia 18/03 então completa-se os 40 dias e as 40 noites ao amanhecer do dia 28/04 e então Moshê desce e eles estão a festejar e a folgar.

Acredito que eu tenha apresentado de modo fiel esse argumento que tenta justificar o Shabbat Lunar. Mas antes de irmos ao modo correto de interpretação do que lemos, gostaria de relembrar a prova que quebra qualquer indício de uma eventual dúvida.

A prova é aplicar a seguinte regra: Em toda a história não podemos encontrar nenhuma dessas datas 8, 15, 22 e 29 que não tenha sido Shabbat, se encontrarmos uma, apenas uma,  já era Shabbat Lunar.

Continua...

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