Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #10
Agora iremos analisar Êxodo 19:1 entre outros textos do jeito certo, sem estar com a mente formatada com o molde do Shabbat Lunar onde obrigatoriamente os Shabbatot tem que ser nos dias 8, 15, 22 e 29 mesmo que para isso seja necessário que o adepto lê uma coisa e diz que entendeu outra, como é o caso dos dias 15/02, 15/03 e 22/02/02 após a saída do Egito, onde se lê claramente que eles viajaram, porém, como o povo não viajava no Shabbat então obrigam-se a dizer que saíram de tardezinha próximo ao pôr do sol etc. etc.
Vamos
esclarecer uma coisa, o dia começa ao pôr do sol e termina ao pôr do sol, então
se na Toráh diz que o povo saiu do Egito no dia 15/01, e também diz que saíram
de noite, isso significa que foi dentro do período de 24 horas correspondente
ao dia 15/01, e só tem uma noite que compreende esse período, também sabemos
que foi depois da meia noite, e naquela noite era lua cheia, isso possibilitou
a saída naquela madrugada de 14 para
15/01, (já estudamos isso no capítulo 2, e que me desculpem os que creem na lua
nova 100% visível...).
E depois da 1ª parada YAHÚ ia à frente em
coluna de nuvem ou fogo para alumiar o caminho, Êxo
13:20 Assim partiram de Sucote, e acamparam em Etã, à entrada do deserto. 21 E YAHÚ ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que
caminhassem de dia e de noite. 22
Nunca tirou de diante da face do povo a coluna
de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.
(preste atenção, se a viajem era de dia era uma coluna de nuvem)
(preste atenção, se a viajem era de dia era uma coluna de nuvem)
Essa mesma regra aplica-se ao dia
15/02, 15/03, 21 e 22/02/02, se o povo viajou não era Shabbat, YAHÚ não
quebraria seu próprio Mandamento, sua própria Lei, Ele ia na frente, estamos
bem lembrados. (em 22/02/02 era uma nuvem que ia à frente portanto era de dia)
Êxo 19:1 Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia vieram ao deserto de Sinai.
Nas
diferentes versões da Bíblia encontramos algumas variáveis quanto a essa data,
as quais apresentarei para que possamos conhecer cada uma delas, porém, como a
data usada por alguns adeptos é a data de 15/03 então eu também precisarei usar
como base essa mesma data 15/03 pós Egito.
Vamos ver o que nos diz algumas das versões da
Bíblia em português, como a versão ARCA, versão ARA, versão DIF e
versão NVI.
Versão ARCA, Almeida
Revista Corrigida e Anotada. Esse texto pode nos dá a entender que fala do
dia 15/03, pós Egito.
Êxo 19:1 Ao terceiro mês da
saída dos filhos de Israel da terra do Egito,
no mesmo dia vieram ao deserto de Sinai.
Versão ARA, Almeida Revista e
Atualizada. Nesta versão está bem claro que fala do dia 01/03, pós
Egito.
Êxo 19:1 No terceiro mês da
saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no primeiro dia desse mês, vieram ao deserto do Sinai.
Versão DIF, como a 3º lua
nova depois da saída do Egito só ocorreu em 01/04, certamente é dessa data que se está falando.
Êxo 19:1 Na terceira Lua-nova depois da saída dos filhos de Israel da
terra do Egipto, naquele
mesmo dia, chegaram ao deserto do Sinai.
Versão NVI, Aqui está falando claramente do dia
15/04.
Êxo 19:1 No dia em que se
completaram três meses que
os israelitas haviam saído do Egito, chegaram ao deserto do Sinai.
Nós
vimos que temos algumas variáveis entre as diferentes versões, porém, conforme
o combinado irei articular este argumento usando o dia 15/03 como base, já
sabemos que se considerarmos a data de 15/04 não terá nenhuma diferença no
resultado final.
Leiamos.
Êxo 19:1 Ao terceiro mês da saída dos filhos
de Israel da terra do Egito, no
mesmo dia vieram ao
deserto de Sinai.
Se
considerarmos o termo ‘no mesmo dia’ como
referência ao dia em que saíram do Egito, então estamos falando do dia 15/03,
isso é, dentro do período de 24 hs após o pôr do sol de 14/03 que vai até o pôr
do sol de 15/03, não importa se foi de noite ou de dia, temos também a palavra vieram, que
por si só já nos da a definição que eles viajaram de Refidim até o monte Sinai
naquele dia 15/03.
Êxo 19:2 Tendo
partido de Refidim, vieram ao deserto de Sinai, e acamparam-se
no deserto: Israel pois ali acampou-se defronte do monte.
No
verso dois confirma que eles partiram
no
dia referido, 15/03, e reitera que vieram ao
Sinai e ainda diz, acamparam-se no
deserto.
Com
essas afirmativas tão claras torna-se impossível alguém dizer que o povo
Israelita não viajou naquele dia “15/03”, não importa o horário de sua partida
ou chegada, o certo é que eles viajaram de Refidim até o Sinai, pois além de
terem partido,
temos
a expressão vieram, algumas versões usam o termo chegaram ou entraram, que
nos mostra claramente que eles estavam em curso de viagem naquele dia, pois
ninguém entra ou chega em algum lugar em um determinado dia sem ter viajado no
mesmo dia de sua chegada.
E
também podemos notar que os Israelitas acamparam-se
no
deserto, isso é, montaram o acampamento também no mesmo dia
“15/03”, então eles partiram, vieram ou chegaram, e acamparam-se montaram
acampamento tudo no dia 15/03, e os adeptos afirmam que aquele dia 15/03 era um
Shabbat, daí tentam adaptar um jeito para dizer que eles viajaram ao pôr do sol
e que guardaram o Shabbat.
Mas
espera um pouco! Ao pôr do sol do dia 14 já começa o dia 15, e se eles já
estavam acampados no Sinai antes de começar o dia 15 para
descansarem, então não viajaram no mesmo dia que saíram do Egito, mas na
Bíblia diz que sim, que foi no mesmo dia.
Eu
particularmente tenho a seguinte opinião, as vezes temos que decidir se ficamos
com a Toráh ou com o que achamos,... o mesmo ocorre se os adeptos falarem que o
povo viajou ao pôr do sol do dia 15 numa tentativa de dizerem que guardaram o
Shabbat, nesse caso ao viajarem até o Sinai já era dia 16/03, e não é o que diz
a Toráh, pois Moshê naquele mesmo dia ainda subiu duas vezes ao Monte, isso
prova que provavelmente eles viajaram de manhã bem cedo.
Êxo 19:3 E
subiu Moshê a YAHÚ, e o UL o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e
anunciarás aos filhos de Israel:
No
verso 3 podemos ver que Moshê subiu a YAHÚ no monte, esse é o momento que Moshê
sobe pela 1ª vez ao Sinai naquele dia em que estamos
considerando 15/03. Do
4-6 relata as palavras que o Criador ordenou a Moshê que dissesse ao povo.[
.... ] Êxo 19:6 ...Estas [ são ] as palavras que
falarás aos filhos de Israel.
Êxo 19:7 E veio Moshê, e chamou os anciãos do povo, e
expôs diante deles todas estas palavras, que YAHÚ lhe tinha ordenado.
Êxo 19:8 Então todo o povo respondeu a uma
voz, e disseram: Tudo o que o UL tem falado, faremos. E relatou Moshê a YAHÚ as palavras do povo.
No
verso 7 nós podemos perceber que Moshê desce
do monte pela 1ª vez, naquele dia 15, e no final do verso 8 então Moshê relata as
palavras do povo ao Pai, e isso se dá porque ele sobe pela 2ª vez o Sinai naquele dia 15/03.
Êxo 19:10 Disse também YAHÚ a Moshê: Vai ao
povo, e santifica-os hoje
e amanhã, e lavem [eles] os seus vestidos;
Êxo 19:11 E estejam prontos para o terceiro dia: porquanto no terceiro dia o UL descerá diante dos olhos de
todo o povo sobre o monte de Sinai.
Estando
Moshê em cima do
monte pela 2ª vez naquele
dia 15/03, recebeu ordens para o povo, as quais foram para o povo se santificar
naquele dia 15, o
referido hoje, no dia seguinte 16/03, o referido amanhã, para
que estivessem prontos ao terceiro dia,
isso
é, dia 17/03.
Êxo 19:14 Então Moshê desceu do monte ao povo, e santificou o povo; e
lavaram os seus vestidos.
Êxo 19:15 E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não chegueis a mulher.
Em
Êxo 19:14 Moshê desce pela 2ª vez o
monte naquele dia 15, então santificaram-se até ao 3º dia e
demarcaram limites ao pé do monte. Lemos em Êxo 19:12 E marcarás limites ao
povo em redor, dizendo:... Êxo
19:23 ... O povo não poderá subir ao monte de
Sinai...
Êxo 19:16 E aconteceu ao terceiro dia, ao amanhecer, que houve trovões e
relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte,
de maneira que estremeceu todo o povo que [ estava ] no arraial.
Êxo 19:17 E Moshê levou
o povo fora
do arraial ao
encontro de YAHÚ; e
puseram-se ao pé
do monte.
Êxo 19:20 E, descendo o YAHÚ sobre o monte de
Sinai, sobre o cume do monte, chamou YAHÚ a Moshê ao cume do monte; e Moshê subiu.
Neste
momento então Moshê sobe ao monte pela
1ª vez no
dia 17/03, e recebe a ordem para descer e depois subir ao monte com Aarão
Êxo 19:24 E disse-lhe o UL: Vai, desce:
depois subirás tu, e Aarão contigo:...
Êxo 19:25 Então Moshê desceu ao povo, e disse-lhes [ isto ]. (Moshê desce a 1ª vez em
17/03 e relata ao povo novas ordens do Pai).
Êxo 20:8 Lembra-te do dia do Shabbat, para o santificar.
Êxo 20:9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua
obra,
Êxo 20:10 Mas o sétimo dia [ é ] o Shabbat do YAHÚ teu UL: não
farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha...
Êxo 20:11 Porque em seis dias fez o YAHÚ os céus e a terra, o mar
e tudo que neles [ há ], e ao sétimo dia descansou:...
Uma
das ordens que o Pai deu ao povo naquele (referido) dia 17 foi para que eles
lembrassem do dia de Shabbat, no
verso 9 Ele fala, seis dias
trabalharás,...
E no verso 10 diz que o sétimo é o Shabbat, exatamente
como o Maná, seis dias o
colhereis mas no sétimo é o Shabbat nele
não haverá, e essa referencia dos seis dias de trabalho (assim como os seis
dias do Maná) é atribuída à Semana da Criação conforme
lemos em
Êxo 20:11 Porque em seis dias fez o YAHÚ os céus e a
terra,... ...e ao sétimo dia descansou:...
Se
analisarmos com bastante atenção, podemos perceber que tanto o cair do Maná quanto os seis dias de trabalho devem seguir exatamente
o modelo dos dias da semana da criação, isso
é, teremos seis dias de trabalho e o sétimo é o Shabbat, em um ciclo contínuo,
jamais poderemos ter mais de sete dias de um Shabbat até o outro, o único modelo exemplo dado é a semana da criação. Se
você lembrou de Lev 23 e
inclui o Shabbat do 7º dia nas Moadim
de Gên. 1:14, acalme-se, chegaremos lá e
mostrarei onde está o erro.
Êxo 20:18 E todo o povo viu os trovões e os
relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando: e o povo, vendo [ isso
], retirou-se e pôs-se de longe.
Êxo 20:21 E o povo estava em pé de longe:
Moshê, porém, se chegou
à escuridade, onde
YAHÚ [ estava ].
Pela
2ª vez Moshê
se chega ao monte naquele dia 17/03, vajamos, Êxo 20:21 ...Moshê, porém, se chegou à escuridade...
Êxo 24:1 Depois disse a Moshê: Sobe a YAHÚ,
tu e Aarão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e inclinai-vos de
longe. Êxo 24:2 E só Moshê se chegará ao UL; mas
eles não se cheguem, nem o povo suba com ele. Êxo 24:3 Vindo pois Moshê, e contando ao povo todas
as palavras de YAHÚ, e todos os estatutos, então o povo respondeu a uma voz, e
disseram: Todas as palavras, que YAHÚ tem falado, faremos.
Nós
vimos no verso 3 que Moshê volta e conta
ao povo as
palavras do Pai. A subida ao monte com Aarão Nadabe e Abiú, e os anciãos se da
na manhã seguinte.
Continua...
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Por Adoir F. de Oliveira
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