Horário Mundial!

Confira aqui a hora no mundo!

O horário no Brasil é bastante variado devido ao seu território ter uma grande extensão, por isso temos quatro diferentes fuso horário em todo o país.

Lembrando que a partir do verão de 2019/2020 não tem mais horário de verão.

Em dez capitais usa-se o horário de Brasília, são elas: Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Recife, Belém, Porto Alegre. sendo assim nessas capitais e suas regiões a hora em relação ao horário UTC é -3, (UTC, Tempo Universal Coordenado, abreviadamente UTC do inglês Coordinated Universal Time).

Em Israel o horário é UTC +2, isso significa que Israel está 5 horas na frente no fuso horário, e isso quando não tem horário de verão vigente, pois quando Israel está com horário de verão, então fica 6 horas adiantado no fuso horário em relação a estas cidades do Brasil.

Outras capitais ou cidades seguem o horário da Amazônia que é UTC -4, são elas: Manaus, Campo Grande, Cuiabá,  Várzea Grande, Boa Vista, Porto Velho, Dourados, Rondonópolis, Sinop, Ji Parana.

Temos o horário do Acre que é UTC -5, Nas seguintes cidades: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá,  Placido de Castro, Brasileia, Senador Guiomard,  Mâncio Lima, Xapuri.

E por fim temos o horário de Fernando de Noronha que é UTC -2, nas cidades de Itamaraca, Fernando de Noronha (Distrito Estadual). 

Utilize "qualquer" ou uma das ferramenta abaixo para encontrar o horário atual nas principais cidades do mundo!

Opção 1: Clique e acesse...
Opção 2: Selecione clicando sobre a região...      
          Visualize aqui de seu celular.


            Visualize aqui de seu PC.


Opção 3: Também temos uma vasta tabela da hora atual nas 500 maiores cidades do mundo e você poderá acessa-la Aqui!

IMPORTANTE:
Parte das imagens utilizadas neste estudo foram extraídas da internet e as vezes não é possível ou é difícil de encontrar o proprietário(a) das mesmas, então caso você seja o autor/proprietário de uma ou mais imagens utilizadas neste estudo e deseja que sua imagem seja removida favor entrar em contato pelo facebook  https://www.facebook.com/adoir.francisco

Share:

Fase Atual da Lua!

Como a Lua está hoje?


No calendário das Sagradas Escrituras o dia começa ao pôr do sol e termina no pôr do sol do dia seguinte, o mês começa no dia em que a lua é avistada pela primeira vez logo após o pôr do sol na terra de Israel, assim que ela for avistada então decreta-se Rôsh Chodesh (cabeça do mês). 

Através de sua evolução podemos identificar o dia do mês em que estamos, ela atinge 50% (quarto crescente) no dia 7, 100% (lua cheia) no dia 14, e então começa a diminuir chegando a 50% (quarto minguante) no dia 21, e estará terminando seu ciclo, desaparecendo por volta do dia 28, então fica de um a dois dias invisível e torna aparecer novamente logo após o pôr do sol marcando o início de um novo mês.

O mês sempre será de 29 ou de 30 dias, nunca será mais nem menos, isso ocorre porque o ciclo da lua é de aproximadamente 29,5 dias, então como o dia só pode começar ao pôr do sol assim como também o mês, pega-se as cerca de 12 horas que sobram em um mês de 29 dias e "empresta-se" para o mês seguinte que estará faltando cerca de 12 horas para completar os 30 dias.

Confira aqui a fase da lua para o dia de hoje.


IMPORTANTE:
Parte das imagens utilizadas neste estudo foram extraídas da internet e as vezes não é possível ou é difícil de encontrar o proprietário(a) das mesmas, então caso você seja o autor/proprietário de uma ou mais imagens utilizadas neste estudo e deseja que sua imagem seja removida favor entrar em contato pelo facebook  https://www.facebook.com/adoir.francisco
Share:

Moshê Recebe as Tábuas da Lei pela 2ª vez!

Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #13


Acabamos de ver no artigo anterior que na primeira vez que Moshê recebe a Toráh, ao descer do Monte ele a quebra, porém mais tarde ele torna subir no Monte fica mais quarenta dias e quarenta noites e novamente recebe a Toráh escrita.
Em busca de uma melhor compreensão dos fatos quanto ao dia da descida da primeira vez, analisemos então as possibilidades de aquele terceiro mês ter sido de 29 dias.

 Existe uma matemática que justificaria o 13º mês a cada três anos em média no calendário Lunissolar baseada no atraso do sol em 10º. (Não sei certo de quem é essa matemática mas, reservo os créditos ao autor). Vejamos agora em 2ª Reis 20, onde fala do relógio de Acaz.

Quem foi Acaz? 2ª Reis 16:1 No ano dezessete de Peca, filho de Remalias, começou a reinar Acaz, filho de Jotão, rei de Judá. Mas Acaz teve um filho chamado Ezequias que também Reinou em Judá. 2ª Reis 18:1 E sucedeu [ que ], no terceiro ano de Oséias, filho de Ela, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.  

E muitos anos depois Ezequias adoeceu e então veio ate ele o profeta YeshaYahú (Isaías) e disse lhe que ele morreria, então Ezequias suplicou a YAHÚ, e sucedeu que ainda enquanto o profeta estava em seu pátio YAHÚ falou, 2ª Reis 20:5 Volta, e dize a Ezequias, chefe do meu povo: Assim diz YAHÚ, UL de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa de YAHÚ.

Ezequias então pede um sinal para que tenha certeza que seria curado e ao terceiro dia já poderia ir ao Templo, 2ª Reis 20:9 E disse Isaías: Isto te será sinal, da parte de YAHÚ, de que o UL cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus, ou voltará dez graus atrás? 10 Então disse Ezequias: É fácil que a sombra decline dez graus; não, mas volte a sombra dez graus atrás. 11 Então o profeta Isaías clamou a YAHÚ; e fez voltar a sombra dez graus atrás, pelos graus que já tinha declinado no
[ relógio de sol ] de Acaz.

Não em absoluto mas alguns estudos apontam que esse relógio era em  uma escada que dava no quarto de Acaz, e na versão NTLH da bíblia não diz dez graus (10º), e sim dez degraus da escada, e sendo assim não necessariamente significa dez graus, porém para esse cálculo consideremos dez graus.

Então se um dia tem 24 horas e o sol para dar um giro completo precisa se deslocar 360º, logo então ao dividir 360º por 24 hs teremos o resultado de 15º por hs, se dividirmos 15º em 3, da 5º, e se dividirmos 1 hs em 3 da 20 minutos, logo então cada 5º de deslocamento do sol corresponde a 20 minutos, porém  no sinal dado a Ezequias o sol voltou 10 graus, isso corresponde a 40 minutos, de atraso no sol, por não mencionar a lua acredita-se que a ela continuou em seu curso normalmente.

Segundo estudiosos essa alteração de tempo entre o sol e a lua resulta em uma diferença de 40 minutos para todos os dias desde então, até hoje.

E essa diferença tem de ser corrigida para manter o alinhamento dos meses com as estações do ano. Para tal, se faz o seguinte cálculo; soma-se os 40 minutos por dia, vezes 30 dias no mês, o resultado é 1.200 minutos por mês, daí soma-se 1.200 minutos por mês vezes 12 meses no ano, o resultado é 14.400 minutos em um ano, e ao somar 3 anos, resulta em 43.200 minutos, e ao chegar a um montante de 43.200 minutos, já podemos fazer a divisão, então divide-se 43.200 minutos por 60 que são os minutos de uma hora, e o resultado é de 720 hs acumuladas em três anos, agora precisa-se dividir as 720 hs por 24 que são as horas de um dia, pronto, já temos um resultado, e o resultado é 30, mas 30 o quê? 30 dias ora!

Ok, muito bonito, mas e agora? Fazemos o quê com esses 30 dias? Esses 30 dias são o 13º mês a cada três anos em media, e também segundo estudiosos, foi a partir dessa data que passamos a ter os meses de 29 dias intercalados com meses de 30 dias, sendo que são 6 meses de 29 dias e 6 meses de 30 dias em um ano normal. Antes dessa data do sinal à Ezequias, todos os meses eram de 30 dias e todos os anos eram de 12 meses, podemos ver o relato de meses consecutivos com 30 dias em  Gên. Cap. 7 e 8.

Gên. 7:11 No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram. 7:24 E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinquenta dias.
Gên. 8:3 ...e ao cabo de cento e cinquenta dias as águas minguaram. 4 E a arca repousou, no sétimo mês, no dia dezessete do mês, sobre os 

Para dar exatos 150 dias do dia 17/02 até o dia 17/07 é preciso que todos os meses sejam de 30 dias
Agora precisamos entender em que época da história atrasou o relógio de Acaz, para isso analisaremos   essa  linha  cronológica do  tempo. O rei Ezequias reinou por volta de 710 anos antes do Mashiach, e Moshê  conduziu os Israelitas no Êxodo do Egito de 500 a 700 anos antes desse episódio do atraso de 10º no sol.


Sendo assim não há razão nenhuma para nos preocupar com os meses de 29 dias durante os tempos da saída do Egito em que os Israelitas estavam no deserto. 

Então esse cálculo terá como base o dia 17/03 dia da convocação no Sinai, dia 24/03 quando Moshê saiu da nuvem no monte e 29/04 um dia após Moshê retornar do monte como sendo Shabbat, mas dessa vez em ciclo contínuo  (isso é apenas uma hipótese, não está claro na Toráh e não será usado para o resultado final) o Shabbat do sétimo dia nunca deixou de existir, e certamente quando eles passaram a guardar pós Egito, foi no dia exato, sem quebrar o ciclo desde a criação.


Podemos observar que o dia 19/02 coincidiu com Shabbat bem conforme o cálculo na 1ª semana do Maná.

E a direita temos o 3º e o 4º mês agora com os Shabbatot a cada 7 dias em um ciclo ininterrupto, temos Shabbat no dia 17/03/01 conforme a convocação no Sinai, temos Shabbat no dia 24/03 o dia que YAHÚ chamou Moshê  da nuvem que cobriu o Sinai em 18/03 quando ele subiu, e temos o dia 27/04 como sendo o dia de Nº 40 e a noite que antecede a parte clara do dia 28/04 sendo a noite de Nº 40, e então Moshê desce do monte em 28/04 em um 6º dia de trabalho.

E se Moshê desceu do Monte na manhã do dia 28 tendo já completados os 40 dias e as 40 noites no monte, isso nos provaria que aquela festa de fato era ao ídolo e não ao UL dos Exércitos, e muito menos num Shabbat, porém nesse cálculo nos tivemos por coincidência os Shabbatot do mês 4 nos dias 08, 15, 22 e 29, e isso é comum ocorrer uma ou duas vezes ao ano inclusive nos dias de hoje com meses alternados de 29 ou 30 dias, não significa que é fixo todos os meses nessas datas.

Daí talvez alguém pergunta, e então, posso utilizar essas informações como provas? E eu respondo, não, claro que não! Sabes por quê?

É porque assim como não temos provas que era Shabbat no dia 08/01/02 na consagração da tenda, Êxo. 40:1-2 e 17 e também em Lev. Cap. 8 e 9, nós também não temos provas de que o dia 17/03 realmente tenha sido Shabbat, tudo o que sabemos é  que o povo viajou “supostamente” no dia 15 e teve uma convocação no dia 17.

Prefiro utilizar como prova textos que não deixam sombra de dúvidas, tem que estar na Toráh com todas as letras para servir de prova. Eu também não utilizo o achismo, nós não podemos achar que é e sair dizendo que é. Agora deixe me dizer o porquê de eu falar tudo isso se é para não usar como prova, é simples, foi para mostrar algumas das inúmeras possibilidades que existem de alguém influenciar as pessoas que estão começando a estudar e que por confiar acabam aprendendo errado, e também para servir de alerta aos mesmos.

Voltamos agora a sequência dos textos de êxodo 32 em diante, onde vamos analisar cuidadosamente sobre o retorno de Moshê ao monte por mais 40 dias e 40 noites, para daí sim, receber  a Toráh do Eterno novamente e então retornar para junto do povo.

Vejam o quão equivocados podem estar aqueles que afirmam que todo o dia 29 é um Shabbat? Caso aquele tenha sido a razão é outra, primeiramente aquele 3º mês teria que ter sido de 29 dias, e também o povo não recebeu a Toráh naquele dia, e todos esses equívocos são para tentar validar o Shabbat fixo nos dias 08, 15, 22, e 29.  (Devido ao relato de que os Israelitas receberam a Toráh em um Shabbat).

Enquanto Moshê ainda estava no monte no dia que fora pedir perdão pelo povo um dia após ter quebrado as tábuas da Lei, YAHÚ Falou:
Êxo 32:34 Vai pois agora, conduze este povo para onde te tenho dito: eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado.

Depois que Moshê descera do Monte novamente, passaram-se alguns dias nos quais Moshê falava com o Criador na tenda, e novamente YAHÚ ordenou que Moshê subisse ao Monte.

Êxo 33:7 E tomou Moshê a tenda, e [ a ] estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação: e aconteceu que todo aquele que buscava ao UL saiu à tenda da congregação, que estava fora do arraial.
Êxo 33:9 E aconteceu que, entrando Moshê na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda: e YAHÚ falava com Moshê.

Êxo 34:1 Então disse YAHÚ a Moshê: Lavra-te duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste. 2 E prepara-te para amanhã, para que subas pela manhã ao monte de Sinai... Êxo 34:4 ...e levantou-se Moshê pela manhã de madrugada, e subiu ao monte de Sinai... Êxo 34:28 E esteve ali com YAHÚ quarenta dias e quarenta noites:...  (A Toráh Escrita não relata sobre o dia do Mês ou da semana, que ele tornou a subir).

Êxo 34:29 E aconteceu que, descendo Moshê do monte Sinai (e Moshê trazia as duas tábuas do testemunho em sua mão, quando desceu do monte ), Moshê não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele. 
Êxo 34:30 Olhando pois Aarão e todos os filhos de Israel para Moshê, eis que a pele do seu rosto resplandecia; pelo que temeram de chegar-se a ele. 
Êxo 34:31 Então Moshê os chamou, e Aarão e todos os príncipes da congregação tornaram a ele: e Moshê lhes falou.
Êxo 34:32 Depois chegaram também todos os filhos de Israel: e ele lhes ordenou tudo o que o YAHÚ falara com ele no monte Sinai. Êxo 34:33 Assim acabou Moshê de falar com eles, e tinha posto um véu sobre o seu rosto.

Esse foi o dia em que o povo Israelita recebeu a Toráh escrita, e faz mais sentido  ter sido um Shabbat. 
(Há relatos que essa segunda subida ao monte que Moshê recebeu a Toráh tenha sido no dia 01/06 e o retorno em 10/07, Yom Kippur!)

Vimos aqui que podemos entender muito mais detalhes ao ler as Escrituras sem estarmos com a mente formatada com o molde do Shabbat Lunar em dias fixos do mês. 

Observe os Versos a Seguir e Vamos à Ultima Pergunta Desse Capítulo!

Êxo 40:36 Quando pois a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas. Êxo 40:37 Se a nuvem porém não se levantava, não caminhavam até ao dia em que ela se levantava;
Num 10:11 ...no ano segundo, no segundo mês, aos vinte do mês,... ...a nuvem se alçou... Num 10:33 Assim partiram... ...caminho de três dias: e a arca... ...caminhou... ...três dias,... Num 10:34 E a nuvem do YAHÚ ia sobre eles de dia, quando partiam do arraial.
Para encerrar esse Capítulo 4 quero relembrar aqui que não vou considerar o dia 17/03 como Shabbat, foi apenas uma análise no campo das ideias para explorar múltiplas possibilidades sem ser pretensioso em induzir o leitor àquilo que convém, porém, quanto ao fato de todos os meses serem de 30 dias nos tempos do deserto, sei que muitos discordam, mas a isso devemos dar uma atenção especial.  

Conclusão!


Após ter concluído o raciocínio da chegada ao Sinai no dia 15/03 de acordo com o ponto de vista de alguns adeptos, quero revelar agora a data que eu creio que chegaram ao Sinai e porquê. Depois de ter observado as diferenças nas datas do evento em algumas versões da Bíblia conforme apresentadas anteriormente, achei por bem buscar uma resposta coerente no hebraico, para isso procurei alguém que conhece e fala o hebraico e que mora em Israel, foi quando contatei Miguel Nicolaevsky do Site Café Toráh https://cafetorah.com/  e que inclusive tem ótimos cursos de Hebraico https://cafetorah.com/o-idioma-hebraico/aprenda-5-palavras-em-hebraico-por-dia/

Então ao texto de Êxo 19:1 em hebraico, ele prontamente respondeu que foi no dia da lua nova portanto, Rôsh Chodesh.

Em consulta constata-se ter sido no Rôsh Chodesh do terceiro mês, até porque são muitos os relatos de que o povo Israelita já estava no Sinai 50 dias após a saída do Egito, e sendo assim então o povo chegou ao Sinai no dia 01/03, a convocação deve/pode ter sido em 03/03, Moshê sobe ao monte na manhã de 04/03  e após ter ficado no monte os 40 dias e as 40 noites ele então retorna na manhã de 14/04 com as Tábuas da Lei, e ao chegar encontrou o povo cultuando ao ídolo então ele quebrou as Tábuas da Lei.

 Bom, esse é meu ponto de vista quanto a chegada do povo ao Monte Sinai, contudo, sem anular a possibilidade de Moshê ter subido ao monte no dia 07/03 e descido 40 dias depois em 17/04 conforme alguns Yahudim, (Judeus) relatam.

Fim do Capítulo 4.

Continua...

Próximo artigo, o #14 Aqui!  (Ainda Não Disponível)
Artigo anterior, o #12 Aqui!
Artigo com o Estudo Completo Aqui!

Por Adoir F. de Oliveira 

Se você gostou do estudo compartilhe!

IMPORTANTE:
Parte das imagens utilizadas neste estudo foram extraídas da internet e as vezes não é possível ou é difícil de encontrar o proprietário(a) das mesmas, então caso você seja o autor/proprietário de uma ou mais imagens utilizadas neste estudo e deseja que sua imagem seja removida favor entrar em contato pelo facebook  https://www.facebook.com/adoir.francisco

Share:

Os Quarenta Dias no Monte e a Quebra das Tábuas da Lei!

Shabbat Lunar, Onde Está o Erro! #12


Êxo 24:18 E Moshê entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte: e Moshê esteve no monte quarenta dias e quarenta noites. (Do capítulo 25 ao 31 o Criador fala a Moshê sobre como fazer a Tenda). Êxo 32:1  Mas vendo o povo que Moshê tardava em descer do monte, ajuntou-se o povo a Aarão, e disseram-lhe: Levanta-te, faze-nos elohás (deuses), que vão adiante de nós:... Êxo 32:2  E Aarão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro,...  ...trazei-os. 

Êxo 32:4  E ele [ os ] tomou das suas mãos,... ...e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Estes [ são ] teus elohás (deuses), ó Israel, que te tiraram da terra do Egito. Êxo 32:5 E Aarão, vendo isto, edificou um altar diante dele: e Aarão apregoou, e disse: Amanhã [ será ] festa ao SENHOR.  

Embora no verso 5 no hebraico temos as 4 consoantes לַיהוָה LAYHVH do Nome do Criador, ao lermos a sequencia do texto percebemos que Aarão muito provavelmente, (eu disse provavelmente) não estava se referindo ao Criador nesse momento, basta observarmos com atenção os versos 4 e 5.

Êxo 32:4 ...e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Estes [são] teus elohás (deuses), ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.
Êxo 32:5 E Aarão, vendo isto, edificou um altar diante dele: e Aarão apregoou, e disse: Amanhã [ será ] festa ao SENHOR. (Para tal feito estavam todos corrompidos inclusive Aarão)  

Leiamos novamente o verso 5 na versão pastoral (PAST) Êxo 32:5 Quando Aarão viu isso, construiu um altar diante da estátua, e proclamou: "Amanhã será festa em honra de Javé.

Muito provavelmente Aarão não estava falando do Criador diante do ídolo, pois para que eles decidissem fazer o ídolo, antes foi necessário corromperem seus corações, quando o ídolo ficou pronto e o povo disse: Estes [ são ] teus elohás (deuses), ó Israel, que te tiraram da terra do Egito, eles estavam todos corrompidos ao ídolo. 

Quando Aarão viu que o povo atribuiu ao ídolo a saída do Egito, ele com seu coração totalmente corrompido ao ídolo edificou um altar à estátua, e então proclamou: Amanhã será festa ao SENHOR, então eu pergunto, quem era o Senhor de Aarão e do povo naquele momento? Não era o ídolo que acabara de fazer?

Tanto era que a primeira coisa a fazer foi um altar à ele e a segunda foi decretar um dia de festa à ele, já haviam atribuído ao ídolo a saída do Egito, agora, tal como YAHÚ havia ordenado o Shabbat, também o fizeram para o ídolo, dedicando um dia de holocaustos e descanso, e fazendo-o já no dia seguinte bem cedo ainda de madrugada.

Êxo 32:6 E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantaram-se a folgar. 7 Então disse YAHÚ a Moshê: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido, 8 E depressa se tem desviado do caminho que eu lhes tinha ordenado: fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e sacrificaram-lhe, e disseram: Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.

Vimos no verso 6 que o povo madrugou para oferecer holocausto e ofertas ao ídolo, e para comer beber e depois folgar, mas eles não estavam a folgar porque era Shabbat à YAHÚ, era porque eles estavam dedicando aquele dia festivo ao ídolo de ouro que haviam feito.

Veja no verso 7 como YAHÚ ordena a Moshê que desça  porque o povo havia se corrompido, e no 8, o Pai fala á Moshê que eles tinham se desviado do caminho, também haviam feito um ídolo  o qual adoraram e sacrificaram à ele.

Então eu reforço a pergunta, toda a festa, o sacrifício e o descanso daquele dia, não era ao ídolo?

Neste momento estamos diante de uma questão com três possibilidades distintas de respostas. A primeira vamos considerar que de fato Aarão estava se referindo ao Criador YAHÚ quando ele disse “amanhã será festa ao SENHOR” e também considerando a chegada ao Sinai no dia 15/03, e que Moshê subiu ao Monte na manhã do dia 18/03 para ficar lá 40 dias e 40 noites, então sejamos sensatos e vamos fazer uma contagem dos dias e noites de modo fiel sem torcer textos.

Para isso é só contar o dia 18/03 como o dia Nº1 e a noite de 18 para 19/03 como a noite de Nº1, e ao considerarmos o mês de 30 dias então o dia de Nº 40 é o dia 27/04 e a noite de Nº 40 é a noite de 27 para 28/04, e teria sido nessa manhã do dia 28 que Moshê desceu.

Então se de fato Aarão se referia ao Criador e a festa mencionada seria o Shabbat, está na hora de os adeptos aceitarem que o Shabbat foi no dia 28/04, e de igual modo se considerar a chegada ao Sinai no dia 01/03 e a subida ao monte na manhã do dia 04/03 o retorno então teria sido na manhã do Shabbat no dia 14/04.

A segunda possibilidade é que se considerarmos então, seja o dia 14/04 ou  o dia 28/04 um Shabbat no dia do retorno de Moshê do monte, então deve ser descartado os dias 08, 15, 22 e 29 e passa-se a analisar os dias 07, 14, 21 e 28, já que nesse caso tanto o dia 14/04 como o dia 28/04 poderia ter sido Shabbat.

Mas essa análise dura pouco tempo porque o Shabbat Lunar fixo nos dias 07, 14, 21 e 28 é totalmente eliminado assim como o dos dias 08, 15, 22 e 29 ao lermos Núm 10: 11-34, vejamos. 

Num 10:11 E aconteceu, no ano segundo, no segundo mês, aos vinte do mês,... que a nuvem se alçou de sobre o tabernáculo da congregação. Num 10:12 E os filhos de Israel partiram segundo as suas jornadas do deserto de Sinai:...

E conclui,  Num 10:33 Assim partiram do monte do UL, (Senhor) caminho de três dias: e a arca do concerto de YAHÚ caminhou diante deles caminho de três dias, para lhes buscar lugar de descanso. Num 10:34 E a nuvem do YAHÚ ia sobre eles de dia, quando partiam do arraial.

Viajaram três dias sendo o primeiro no dia 20/02/02, qual foi o segundo dia?__ E qual foi o terceiro dia? __ O povo viajava no Shabbat?__ Bom,  esse texto dispensa comentários...


A terceira possibilidade e mais provável é que realmente Aarão não estaria se referindo ao Criador YAHÚ naquele momento em que ele diante do ídolo disse “amanhã será festa ao SENHOR” vejamos em que situação Aarão disse isso Êxo 32:4  E ele [ os ] tomou das suas mãos,... ...e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Estes [ são ] teus elohás (deuses), ó Israel, que te tiraram da terra do Egito. Êxo 32:5 E Aarão, vendo isto, edificou um altar diante dele: e Aarão apregoou, e disse: Amanhã [ será ] festa ao SENHOR.

Sendo assim obviamente não era um Shabbat naquele dia em que Moshê desceu do Monte Sinai com as Tábuas da Lei e que as quebrou.

Êxo 32:15 E voltou Moshê, e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na sua mão, tábuas escritas de ambas as bandas...

Êxo 32:17 E, ouvindo Josué a voz do povo que jubilava, disse a Moshê: Alarido de guerra [ há ] no arraial.
Êxo 32:18 Porém ele disse: Não [ é ] alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas o alarido dos que cantam eu ouço.
Êxo 32:19 E aconteceu que, chegando ele ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se o furor de Moshê, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte; ...

(então pergunto, o povo recebeu a Toráh nesse dia? Claro que não, Ela foi quebrada!)

Êxo 32:27 E disse-lhes: Assim diz YAHÚ, o UL de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa: e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a  seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu próximo.
Êxo 32:28 E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moshê: e caíram do povo aquele dia uns três mil homens.

Êxo 32:29 Porquanto Moshê tinha dito: Consagrai hoje as vossas mãos a YAHÚ; porquanto cada um será contra o seu filho, e contra o seu irmão: e isto para ele vos dar hoje bênção.

Nos versos 27-28, vimos que os Levitas mataram cerca de três mil homens naquele dia, será mesmo que isso tudo ocorreu no Shabbat de YAHÚ? Contudo,  digamos que ainda existe uma pequena chance de ter sido o dia de Shabbat, (veremos mais adiante) porém, Aarão definitivamente não referia-se ao UL dos Exércitos, mas dedicava a festa ao ídolo. No verso 29 Moshê fala aos Levitas que aquele ato os consagraria a sacerdotes, podemos entender melhor ao usarmos a versão NTLH.

“(Versão NTLH) Êxo 32:29 Moshê disse aos levitas: —Hoje vocês mataram os seus filhos e os seus irmãos e assim se consagraram como sacerdotes para o serviço de YAHÚ, o UL. E, porque vocês fizeram isso, YAHÚ lhes deu hoje uma bênção”.

Êxo 32:30 E aconteceu que no dia seguinte Moshê disse ao povo: Vós pecastes grande pecado: agora porém subirei a YAHÚ; porventura farei propiciação por vosso pecado.
Êxo 32:31 Assim tornou Moshê a YAHÚ, e disse: Ora, este povo pecou pecado grande fazendo para si  elohás (deuses) de ouro.
Êxo 32:32 Agora pois perdoa o seu pecado, se não risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. 33 Então disse YAHÚ a Moshê: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro.

Esses versos 30-32 não parecem dizer muito sobre o Shabbat, mas mostram mais conexão com o Shabbat no dia seguinte com o Pai perdoando ao povo a pedido de Moshê, do que no dia em que ele desceu do monte e quebrou as tábuas da Lei ao invés de apresenta-las  ao povo, e que o Pai ordenara que os Levitas matassem a espada cerca de três mil homens.

Já vimos que o povo não recebeu a Toráh naquele dia, e para compreendermos o porque existe apenas uma pequena chance de ter sido um Shabbat naquele dia em que Moshê desceu do monte, e que o povo  não festejava ao UL, mas sim ao ídolo, e existe uma maior chance de ter sido Shabbat no dia seguinte em que Moshê tornou ao monte para pedir perdão ao Pai, precisamos analisar um ponto de vista no mínimo interessante, onde considera-se que nos tempos do deserto todos os meses ainda eram de 30 dias.

Existe uma matemática que justificaria o 13º mês a cada três anos em média no calendário Lunissolar baseada no atraso do sol em 10º. (Não tenho certeza de quem é essa matemática mas reservo os créditos ao autor). 
Na sequencia vejamos em 2ª Reis 20, onde relata sobre o relógio de Acaz.

Continua...

Próximo artigo, o #13 Aqui! 
Artigo anterior, o #11 Aqui!
Artigo com o Estudo Completo Aqui!

Por Adoir F. de Oliveira 

Se você gostou do estudo compartilhe!

IMPORTANTE:
Parte das imagens utilizadas neste estudo foram extraídas da internet e as vezes não é possível ou é difícil de encontrar o proprietário(a) das mesmas, então caso você seja o autor/proprietário de uma ou mais imagens utilizadas neste estudo e deseja que sua imagem seja removida favor entrar em contato pelo facebook  https://www.facebook.com/adoir.francisco

Share:

Nossa Página no Facebook! Já curtiu?

Posts Recentes

Paginas